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“Futuro dos pagamentos será livre de passwords”

Por a 16 de Junho de 2017 as 14:24

A maioria dos consumidores (93%) prefere a autentificação por biometria – leitura da impressão digital ou da íris – à utilização de passwords quando se trata de validar pagamentos ou outros serviços financeiros, segundo um estudo desenvolvido em parceria pela Mastercard e o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oxford.

A pesquisa revela que apesar de 92% dos profissionais da banca desejar adotar a tecnologia biométrica apenas 32% tem uma “experiência adequada” para implementar este tipo de autenticação.

Para dar resposta a este desafio, a Mastercard e a Universidade de Oxford desenvolveram um conjunto de linhas orientadoras para ajudar a banca a implementar a biometria em dispositivos móveis.

“Uma biometria em dispositivos móveis eficaz, inserida numa experiência mais vasta de serviços financeiros centrados nos consumidores, permite que as pessoas acedam, de forma imediata, às suas informações financeiras e efetuem pagamentos. A tendência é a de um futuro livre de passwords, onde a identidade digital será sobre sobretudo quem somos e não o que nos lembramos”, sublinha Para Ajay Bhalla, presidente de Global Enterprise Risk & Security da Mastercard.

A multinacional lançou a solução “Mastercard Identity Check Mobile” em vários países que promete acelerar o processo de checkout e aumentar a segurança das transações. Os titulares de cartões podem verificar a identidade ao utilizarem o leitor de impressões digitais nos seus smartphones ou através de tecnologia de reconhecimento facial, por via de uma “selfie”.

Com as vendas de smartphones a nível global a alcançarem 400 milhares de milhões de dólares no próximo ano, aumenta o número de pessoas com acesso à ferramenta que vai democratizar biometria móvel.

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