Homepage Logística Newsletter

Schneider Electric desenvolve fábrica virtual em parceria com Accenture

Por a 6 de Junho de 2017 as 21:21
João Rodrigues, country manager para Portugal da Schneider Electric

A Schneider Electric e a Accenture acabam de concluir o desenvolvimento da “Digital Services Factory”, uma fábrica virtual que permite à Schneider construir novas ofertas em áreas como a manutenção preditiva, monitorização de ativos e otimização de energia.

A Fábrica Digital fornece uma gama de serviços, incluindo a produção e incubação de novas ideias, a projeção e teste de potenciais ofertas e o desenvolvimento e escalabilidade de soluções, além do fornecimento de serviços de analytics e IoT (Internet of Things – Internet das Coisas). O ativo virtual reúne dados de milhões de ativos conectados de toda a infraestrutura e locais de atividade de clientes da Schneider Electric que prevê, assim, reduzir “o tempo entre a idealização do produto e o lançamento no mercado de três anos para menos de oito meses”, explica em comunicado a especialista global em gestão de energia e automação.

A Accenture apoiou o desenvolvimento da Fábrica Digital através de consultoria estratégica e técnica e serviços de gestão de mudanças. A colaboração surge no âmbito de uma contrato de cinco anos, firmado em janeiro de 2016 entre as duas empresas, para colaboração na implementação contínua de soluções e serviços digitais habilitados para a Internet Industrial das Coisas.

Neste projeto, a pesquisa da consultora mostra que, embora dois terços das empresas industriais analisadas afirmam sentir o impacto da interferência digital, metade ainda não está a investir de forma abrangente nessa área como parte da sua estratégia global de negócios.

“A Schneider Electric tem o objetivo de reduzir o tempo de colocação do produto no mercado em 80%”, explica Karim Chaabouni, Managing Director de Prática Industrial da Accenture. “A empresa quer oferecer inovação a todos os níveis – desde produtos conectados até a analytics de rede de controlo de ponta, aplicações e serviços. Com a ajuda da Accenture e da nova fábrica, serão capazes disso”, garante

A Fábrica de Serviços Digitais da Schneider Electric faz parte dos programas da empresa em torno da recentemente lançada “arquitetura” de sistemas “aberta, interoperável e habilitada à IoT” designada EcoStruxure. Esta pretende “potenciar a utilização de tecnologias como a IoT, cloud, analytics, cibersegurança móvel ou de última geração”, de forma a proporcionar um “valor acrescentado em torno da segurança, fiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade” aos clientes da multinacional. A EcoStruxure conta com 450 000 instalações, para as quais teve o apoio de 9000 integradores de sistema que conectam mais de mil milhões de dispositivos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *