A loja que quer ser o segundo frigorífico dos portugueses
A Auchan Portugal lançou um novo formato de loja para operar no tecido urbano das principais cidades. O supermercado de bairro “My Auchan” quer ser “o segundo frigorífico” dos consumidores

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A Auchan Portugal lançou um novo formato de loja para operar no tecido urbano das principais cidades. O supermercado de bairro “My Auchan” quer ser “o segundo frigorífico” dos consumidores
Especializado no formato de hipermercado, o grupo francês Auchan, que em Portugal opera as insígnias de retalho alimentar Jumbo e Pão de Açúcar, inaugurou um novo conceito de loja para operar no tecido urbano das principais cidades do nosso País. O My Auchan é um supermercado de bairro, que se posiciona como uma loja de ultra proximidade, e chega a Lisboa depois de se estrear em França, o país natal da retalhista, e em Espanha.
A primeira unidade inaugurou na Rua Pascoal de Melo e tem 430 metros quadrados. A segunda ocupa 380 metros quadrados e está instalada na Avenida João XXI, ambas em Lisboa. A Auchan tem em marcha um investimento global de seis milhões de euros e vai inaugurar mais quatro espaços ao longo deste ano na área metropolitana de Lisboa. A cifra representa um investimento médio de um milhão de euros por loja. Cada unidade vai permitir a criação de 12 postos de trabalho. “Entendemos que seis lojas é o número indicado para fazer o teste deste novo conceito mas estamos convencidos, pela adesão até à data, que este é um formato para crescer e rapidamente”.
Estes espaços, cuja área de venda pode ir até aos 500 metros quadrados, têm uma elevada concentração de referências por cada metro quadrado de linear. “Comparando com o sortido de uma loja concorrente com a mesma dimensão estamos a dobrar a oferta”, garante em entrevista ao Hipersuper Rui de Carvalho, diretor do conceito de ultra proximidade. “A diversidade da oferta, os preços, em linha com os praticados nos hipermercados, e o atendimento personalizado, são os nossos principais eixos de diferenciação”.
A organização da loja 100% em livre serviço divide-se em três grandes áreas: o mercado de produtos frescos, a zona de snacking e os produtos de grande consumo que fazem falta no dia-a-dia. “Aqui, o perfil de cliente é muito diferente do que compra em hipermercado. Não se enchem carrinhos, fazem-se as compras do dia-a-dia. Neste conceito de loja queremos ser o segundo frigorífico dos portugueses que não necessitam de fazer stock na despensa, basta descerem as escadas para comprar o produto em falta”.
Espaço digital para fazer e recolher as compras
A loja que visitámos, na Avenida João XXI, está instalada na cave. No piso superior a retalhista criou um “espaço digital” onde os clientes podem aceder ao site para fazer as compras, através de um ecrã estrategicamente colocado à entrada do ponto de venda. Há ainda uma zona de cacifos para a recolha das compras feitas online e um espaço para carregar os equipamentos móveis enquanto se faz uma pausa para beber um café ou mesmo tomar uma refeição quente no balcão corrido instalado para o efeito. Uma rampa dá acesso ao piso inferior e à loja propriamente dita que está dotada de duas caixas de pagamento tradicionais e mais duas caixas automáticas, nas quais os clientes podem fazer o auto-registo.
Os frescos, biológicos e dietéticos são os produtos estrela da loja. “Só em dietética temos 380 referências, número que expressa bem a nossa aposta”. A Auchan levou a cabo um estudo para identificar o perfil de cliente nos quarteirões à volta da loja e identificar os produtos prioritários a exibir nas prateleiras. “São consumidores com um perfil social de classe A e B, um bom nível de escolaridade, uma compra média relativamente elevada e que integram lares com agregados mais pequenos e também mais velhos”, conta Rui de Carvalho.