FMCG Homepage Newsletter

Brasil é primeiro mercado internacional a receber Vinho Verde Wine Fest

Por a 24 de Maio de 2017 as 16:30

A Região de Vinhos Verdes decidiu internacionalizar o festival vínico dedicado a estes vinhos nacionais para um dos seus principais mercados de exportação. Nos próximos dias 26 e 27 de maio, realiza-se o Vinho Verde Wine Fest no Iate Clube, na cidade brasileira Rio de Janeiro.

A iniciativa insere-se no plano estratégico da CVRVV (Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes) para 2017, o qual contempla um investimento de “mais de 300 mil euros” com o objetivo de promover a região vinícola do Norte de Portugal no Brasil, mercado para onde as exportações de vinho verde crescerem 300% entre 2004 e 2015, explica em comunicado a entidade.

Cerca de duas dezenas de produtores, mais de 100 vinhos verdes e o Chef Renato Cunha vão atravessar o Oceano Atlântico para, através de provas, harmonizações, showcookings e masterclasses, mostrarem que o perfil dos vinhos verdes “casa na perfeição com o clima e gastronomia brasileiros”.

O Vinho Verde Wine Fest realiza-se há três anos na Alfândega do Porto, contando com uma média anual de 25 mil visitantes.

Nos últimos anos, a Região exportou perto de dois milhões de litros de vinho para o Brasil, que se posiciona assim como “quarto maior destino de exportação em volume e o quinto em valor” para estes néctares lusos. Em 2016, as vendas para o mercado brasileiro totalizaram os três milhões de euros, correspondendo a cerca de 1,3 milhões de litros. “A exportação de Vinho Verde tem sido exponencial, ano após ano, como resultado do investimento e do trabalho que, ao longo do tempo, a CVRVV e os produtores têm vindo a realizar naquele país”, frisa a comissão.

2016 foi um ano recorde para as exportações de vinhos verde, que assumiram um peso de 50% nas vendas da região. A CRVV tem previsto um investimento de cerca de três milhões de euros para aplicar este ano nos mercados de exportação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *