FMCG Homepage Newsletter

Os melhores vinhos portugueses em 2017

Por a 22 de Maio de 2017 as 15:39

O vinho Villa Oliveira Touriga Nacional (2011), da região do Dão, foi considerado o “Melhor Vinho do Ano” e o “Melhor Varietal Tinto 2017”, durante a gala do Concurso de Vinhos de Portugal 2017 realizada na passada sexta-feira no Alentejo.

Os melhores vinhos produzidos em Portugal foram distinguidos na última semana na Pousada Convento de Arraiolos, após ultrapassada a fase de seleção de provas cegas, na qual mais de 110 especialistas nacionais e internacionais avaliaram os 1373 vinhos a concurso.

Na final do concurso promovido pela ViniPortugal, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, foram entregues  341 medalhas (30 com Grande Ouro, 121 de Ouro e 190 com medalha de Prata). Os sete principais prémios foram distribuídos pelas regiões do Dão, Douro, Vinho Verde, Porto e Bairrada. Além de receberem os prémios de “Melhor Vinho do Ano” e “Melhor Varietal Tinto 2017, as produções vinícolas do Dão estiveram ainda em evidência com o Quinta dos Carvalhais Reserva (2012) a ser considerado “Melhor Vinho Branco 2017”.

Enquanto o Dão se sobressaiu nos grandes prémios, a região anfitriã da edição deste ano, a do Alentejo, foi a que recebeu mais medalhas Grande Ouro (nove), seguida da região do Douro (seis medalhas). O Dão arrecadou quatro prémio de Grande Ouro e a região da Bairrada três.

Não obstante, todas as regiões vitivinícolas portuguesas foram premiadas no concurso. O vinho Quinta do Crasto Reserva Vinha (2014), da região do Douro, venceu o prémio “Melhor Vinho Tinto 2017”; o vinho Muros Antigos Loureiro (2016), da região de Vinho Verde, venceu o prémio “Melhor Varietal Branco 2017”; o KOPKE Porto Colheita 1967 foi considerado o “Melhor Licoroso” e o Quinta do Ortigão Cuvée (2012), da região da Bairrada, venceu o prémio “Melhor Espumante 2017”.

“Para a ViniPortugal é um motivo de satisfação ver que o número de vinhos participantes tem vindo a crescer, ano após ano, e que essa evolução positiva está a refletir-se também na qualidade do vinho”, considera Jorge Monteiro, presidente da associação para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal, defendendo a importância de iniciativas como este concurso para a promoção da “imagem positiva do vinho português junto de influenciadores e decisores do mercado internacional”.

Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro têm presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizarem-se em 2017, como a ProWine Shanghai, a Vinexpo Bordéus, a Campus Hamburgo e as Provas de Zurique, Chicago, Nova Iorque e Luanda.

O júri responsável pela atribuição das medalhas de Grande Ouro e prémios de Melhores do Ano compôs-se por especialistas internacionais como Evan Goldstein (EUA), Dirceu Vianna Junior (Brasil e Reino Unido), Hiroshi Ishida (Japão), Sara Ahmed (Reino Unido) e Bento Amaral e Luís Lopes em representação de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *