FMCG Homepage Newsletter

Espanha não terá imposto sobre bebidas açucaradas, garante Governo

Por a 10 de Maio de 2017 as 13:22
Isabel García Tejeria, Ministra espanhola da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente. Fonte: http://www.mapama.gob.es

O Governo espanhol garantiu que não vai adotar um imposto nacional sobre bebidas açucaradas e carbonatadas, depois de a medida ter sido imposta na Catalunha. O Governo das Canarias está também a estudar a possibilidade, para reduzir as taxas de obesidade.

A Ministra espanhola da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, Isabel García Tejeria, disse esta terça-feira que o imposto sobre as bebidas açucaradas “não está em cima da mesa”, afastando o Governo central da medida em vigor desde início deste mês na região da Catalunha.

A responsável lembrou as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no que diz respeito ao consumo de açúcar, mas explicou que a “dieta mediterrânea” que está na base dos hábitos alimentares dos espanhóis é a “melhor a nível internacional”.

De acordo com a publicação espanhola InfoRetail, o executivo regional do arquipélago das Canárias pretende seguir os passos da Catalunha, estando a estudar um plano legislativo similar. O documento pode ser aprovado no final deste ano e ir a Parlamento no próximo.

Na Catalunha, o imposto veio encarecer as bebidas embaladas em entre 8% a 50% do valor do produto, dependendo da percentagem de açúcar que contêm.

Além daquelas duas regiões, as restantes Comunidades Autónomas do país vizinho não mostram disposição para adotar a medida, algumas por razões económicas (como Castela e Leão), outras por motivos políticos (no caso de Madrid), explica a mesma fonte.

A “taxa do açúcar” está em vigor desde o início do ano em Portugal, onde as bebidas açucaradas passaram a estar à venda com um preço até  16,5 cêntimos por litro mais elevado.

Leia também: OE2017: “NOVO IMPOSTO AFETA PRODUÇÃO NACIONAL E PROMOVE IMPORTAÇÃO DE BEBIDAS” (premium)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *