FMCG Homepage Newsletter

Eurodeputados propõem fim de prazos de validade para reduzir desperdício alimentar

Por a 13 de Abril de 2017 as 17:29

A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs, como forma de combater o desperdício alimentar, que se estudasse os benefícios de eliminar a data de validade de alguns bens, quando não estiver em causa a saúde pública ou o meio ambiente.

A Comissão pediu ao executivo da União Europeia para avaliar os potenciais benefícios de remover algumas das datas de produtos, advertendo para que não deve haver “risco para a saúde pública ou meio ambiente”, de acordo com a revista Inforetail.

Os eurodeputados defendem que as autoridades nacionais e outras entidades devem educar os consumidores para uma melhor compreensão das datas de validade dos produtos e da melhor forma de consumo de cada alimento, além de promoverem o esclarecimento sobre a utilidade dos alimentos ultrapassado o prazo.

Estas medidas fazem parte de uma proposta deixada na mesa da Comissão Europeia pelos deputados, cujo objetivo é reduzir para metade, até 2030, as atuais 88 milhões de toneladas de alimentos deitados ao lixo pelos países da EU, o que representa 173 quilos per capita por ano.

A sessão em que o parlamento decidirá as medidas está marcada para meados de maio. Outras medidas prpostas sõ o aumento das doações através de isenções fiscais no IVA.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *