Eurodeputados propõem fim de prazos de validade para reduzir desperdício alimentar
A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs, como forma de combater o desperdício alimentar, que se estudasse os benefícios de eliminar a data de validade de alguns bens, […]
Ana Catarina Monteiro
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs, como forma de combater o desperdício alimentar, que se estudasse os benefícios de eliminar a data de validade de alguns bens, quando não estiver em causa a saúde pública ou o meio ambiente.
A Comissão pediu ao executivo da União Europeia para avaliar os potenciais benefícios de remover algumas das datas de produtos, advertendo para que não deve haver “risco para a saúde pública ou meio ambiente”, de acordo com a revista Inforetail.
Os eurodeputados defendem que as autoridades nacionais e outras entidades devem educar os consumidores para uma melhor compreensão das datas de validade dos produtos e da melhor forma de consumo de cada alimento, além de promoverem o esclarecimento sobre a utilidade dos alimentos ultrapassado o prazo.
Estas medidas fazem parte de uma proposta deixada na mesa da Comissão Europeia pelos deputados, cujo objetivo é reduzir para metade, até 2030, as atuais 88 milhões de toneladas de alimentos deitados ao lixo pelos países da EU, o que representa 173 quilos per capita por ano.
A sessão em que o parlamento decidirá as medidas está marcada para meados de maio. Outras medidas prpostas sõ o aumento das doações através de isenções fiscais no IVA.