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Retail Forum 2017: Inspiração, networking e inovação

Por a 10 de Abril de 2017 as 13:13

Por Javier López, General Manager, Office Solutions, Business Development EMEA, OKI Europe Limited

A recuperação superior a 3% do consumo das famílias, registada em 2016, está a gerar uma perspetiva otimista para o retalho em 2017. No entanto, tal não impede que o setor tenha que continuar a adaptar e a fazer evoluir a forma como interage com clientes e consumidores.

Quais as prioridades tecnológicas do setor do retalho? Numa era em que a procura por experiências 360º, que unem características e possibilidades da compra física e da compra online, a tecnologia assume um papel preponderante para a diferenciação face à concorrência e posicionamento de liderança.

Durante o Retail Forum 2016, pedimos a mais de 700 participantes para identificarem as suas prioridades tecnológicas para 2017.

As prioridades tecnológicas do setor do retalho para 2017

A resposta dos participantes do Retail Forum 2016 revela preocupação com a fidelização de clientes e o interesse no ecommerce, e em soluções como Big Data Analytics, CRM e plataformas omnichannel.

Quando questionados sobre a adaptação das suas páginas web às necessidades e exigências do consumidor atual, considerando que 49% dos consumidores espera que uma página web carregue em dois segundos ou menos, apenas 18% dos retalhistas responderam positivamente.

Relativamente às opções para o crescimento, os retalhistas apontam como essenciais a fidelização (83%), o ecommerce (53%), o lançamento de novos produtos (18%) e a parceria com outras empresas/marcas (12%).

As funcionalidades mais desejadas para 2017 e alvo de investimento são o Big Data Analytics (60%), o CRM (53%), as plataformas omnicanal (40%) e as plataformas de comércio eletrónico integrado (27%).

Sobre as melhorias tecnológicas que gostariam de introduzir em 2017, os retalhistas indicaram a etiquetagem eletrónica (37%), a sinalização digital (31%), os novos sistemas de contagem de pessoas (31%), os sistemas de informação de localização de pessoas (69%), os sistemas de pagamento automático (13%), os sistemas de previsão de fluxo de clientes (31%) e os sistemas de planeamento de horários de vendedores (19%).

A importância do ecommerce para o retalho

O ecommerce é, sem sombra de dúvida, um dos maiores desafios para o setor do retalho. A relação entre os retalhistas e os seus clientes tem o poder e potencial para criar uma experiência única e diferenciadora para o cliente, posicionando a sua oferta à frente da oferta da concorrência. São as necessidades do cliente que devem estar no centro desta relação, estamos a falar do conhecido conceito de “customercentricity”, para melhorar a experiência de compra, por exemplo, através do lançamento de novas ofertas com base em experiências anteriores, tanto no canal online como físico.

Atualmente, a experiência de compra requer mais tempo, pelo que é essencial que seja impactante ao longo de todo o processo. Há que adicionar valor a cada ponto de contato com o cliente.

A construção do negócio omnicanal requer a definição das expetativas do cliente, tanto relativamente à experiência de compra física como online, para adaptar oferta e experiência aos seus gostos e preferências.

Como melhorar a experiência do consumidor e reduzir custos

A flexibilidade e a criatividade são características importantes quando o objetivo é aumentar o número de clientes e as vendas. São ainda pontos importantes para uma sinalização eficaz no ponto de venda, uma ferramenta especialmente relevante para os clientes. Os preços e promoções podem ser adaptados a lojas, momentos ou clientes específicos, maximizando o potencial de vendas através de materiais atraentes como cartazes, folhetos, banners ou etiquetas, e aumentando a eficiência e o valor de cada transação.

É possível reduzir custos e manter uma impressão interna de qualidade. Apesar de a alternativa de terceirizar os trabalhos de impressão poder parecer tentadora, os custos de pequenas tiragens de trabalhos avulsos são muitas vezes tão altos que os retalhistas acabam por contratar tiragens maiores que o necessário, resultando em desperdício de material e dinheiro.

Existem no mercado soluções para impressão interna que permitem a gestão centralizada de todos os materiais promocionais e sinalização a imprimir, assegurando a sua distribuição imediata a todas as lojas da cadeia de retalho. Outro importante benefício é a proteção da identidade da marca.

Estas soluções são localmente acessíveis com a existência de um equipamento multifuncional integrado, que permite a cada loja imprimir os materiais de que necessita e quando necessita (print on demand) e otimizar os processos de negócio no setor do retalho, economizando tempo e custos de distribuição.

Desta forma, o utilizador pode converter documentos e distribuir ou fazer o upload para um determinado local, o que proporciona maior flexibilidade de edição, acesso, impressão, recuperação e partilha de arquivos.

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