Homepage Logística Newsletter

Flybox. Drone de inventário da Linde chega ao mercado em 2018

Por a 10 de Abril de 2017 as 11:42

A Linde Material desenvolveu um drone que realiza de forma autónoma o processo de inventário em armazéns. Designa-se Flybox e foi apresentado pela marca de movimentação de carga na feira do setor de logística LogiMAT 2017, que decorreu em março passado na Alemanha. Estará disponível no mercado em 2018.

Com aproximadamente 50 centímetros de largura, o drone de inventário da Linde está equipado com uma câmara, um scanner leitor de códigos de barra e um telémetro. Percorre os materiais empilhados, tirando fotografias da localização das paletes e capturando os códigos de barras dos produtos. Os dados ficam armazenados em um programa de computador, acessível através de uma aplicação móvel que mostra a posição da estante no “display”, o correspondente código de barras e a sua fotografia.

O stacker automático da Linde, o L-MATIC, encarrega-se de fornecer energia e guiar o Flybox durante a sua missão, tornado-o assim autónomo e com a possibilidade de operar mesmo em horário pós-laboral. Ambos os equipamentos se encontram interligados através de um conversor de voltagem e um cabo auto-ajustável.

Com o desenvolvimento deste aparelho, a empresa “conseguiu resolver os dois desafios que sempre impediram o uso de drones nos armazéns: a energia (as baterias dos drones costumam durar cerca de 15 minutos) e a localização sob tecto sem recepção GPS”. Graças à geonavegação, o sistema Linde sabe sempre exatamente onde se encontra o drone. O equipamento transmite as coordenadas de superfície e um sensor de altura instalado no drone mede a correspondente altitude”, explica em comunicado a fornecedora, que prevê disponibilizar o Flybox no mercado em 2018 como um extra opcional nos seus equipamentos automatizados MATIC.

linde_8869linde_8876linde_8879

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *