Homepage Newsletter Produção

Faltam dados sobre a agricultura biológica em Portugal, diz associação ZERO

Por a 10 de Abril de 2017 as 12:10

As autoridades portuguesas desconhecem o estado de arte da agricultura biológica em Portugal, diz a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em comunicado citado pela agência Lusa.

“A ZERO considera que, embora o documento disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural (MAFDR) possua um diagnóstico vasto, existem demasiadas lacunas de conhecimento que fragilizam muito a proposta em discussão pública” até 12 de abril.

O documento visa o aumento de 50% do consumo de produtos biológicos e triplicar a disponibilidade de produtos biológicos nacionais no mercado. A associação revela  desconhecer a fórmula de cálculo utilizada para estabelecer aqueles aumentos “já que não existem dados disponíveis que suportem a intenção do Governo”.

Faltam dados relativos à produção vegetal, apesar de a legislação comunitária obrigar à comunicação anual dos dados, e aos preços/cotações dos produtos agrícolas produzidos em modo de produção biológico que chegam ao mercado. A ZERO fala ainda de uma “omissão completa” sobre o que se passa ao nível da comercialização dos produtos.

A Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) foi apresentada a 29 de março e prevê, entre outras medidas, a distribuição de produtos biológicos no novo regime de frutas e leite escolar, a inclusão destes alimentos nas ementas dos refeitórios públicos, uma discriminação positiva aos produtores biológicos no acesso ao banco de terras do Estado e nos apoios financeiros ao investimento, assim como em sede fiscal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *