As 5 grandes tendências que estão a mudar os hábitos alimentares dos portugueses
A consultora Deloitte, em parceria com empresas da indústria alimentar e da distribuição, levou a cabo um estudo para perceber como está a evoluir o padrão de consumo nas mesas portuguesas e identificou cinco grandes tendências que estão a mudar os hábitos de consumo dos portugueses. As mesmas foram apresentadas hoje no 6º Congresso da FIPA (Federação Da Indústria Portuguesa Agroalimentar), que decorreu em Lisboa, pela voz de Pedro Silva, Associate Partner da Deloitte. Saiba quais são.
Smart Shopping
Cada vez mais informado, o consumidor quer fazer decisões inteligentes na gestão do seu orçamento familiar
Saúde e Nutrição
Os consumidores estão a retirar das suas escolhas alimentares produtos que não respeitem as doses diárias recomendadas pelas instituições credenciadas
Confiança
Já não é suficiente a confiança nos produtos, o consumidor quer hoje saber quem são as empresas, as suas práticas em diversos domínios, como a sustentabilidade ambiental, e quem são os rostos por detrás das iniciativas
Conveniência
A conveniência da compra e no consumo dos produtos. Os consumidores querem fazer uma gestão criteriosa do seu tempo livre e não querem que as marcas e os distribuidores os obriguem a sair das suas rotinas para encontrar os produtos que procuram
Experiência
É o elemento agregador para as marcas conseguirem sair da linha de água e oferecer valor acrescentado. Cada vez mais, as pessoas se definem pelas experiências que acumulam.