Data Center Homepage Newsletter

Recrutamento no setor nacional de logística cresce 20% em 2016

Por a 29 de Março de 2017 as 14:50

A Michael Page analisou a evolução do recrutamento no setor de logística em 2016, revelando um crescimento de 20% da procura por profissionais.

Foram as empresas de grande dimensão que mais recrutaram em 2016, absorvendo 72% dos processos de recrutamento. Por sua vez, as empresas de média dimensão geraram 22% dos postos de trabalho com processos geridos pela Michael Page no setor logístico, ficando as pequenas empresas com uma fatia de apenas 6%.

O peso das empresas de maior dimensão nos processos de contratação cresceu a partir da representação de 64% registados em 2015. Uma tendência inversa mostram as médias e pequenas empresas, que reduziram a representação no recrutamento para o setor em dois e seis pontos percentuais, respetivamente, desde 2015.

As funções de direção ocupam o topo da lista de necessidades das empresas de logística em Portugal no último ano. A procura por diretores de Operações subiu de 23% em 2015 para 30%, acompanhada pelo crescimento da média salarial de 42 mil euros por ano para 45 mil euros/ano. As empresas mostraram também mais interesse em candidatos para diretores de Cadeia de Distribuição, com uma subida dos 22% para os 25% e a média salarial a passar dos 56 mil euros/ano para os 60 mil euros/ano. A procura por diretores-gerais subiu de um peso de 10% para 12% nos processos iniciados e a média salarial dos mesmos aumentou dos 85 mil euros/ano para os 90 mil euros/ano. Já a função de supervisor de logística assistiu a um aumento da procura, passando dos 8% para os 15%. A média salarial, no entanto, mantém-se nos 35 mil euros/ano desde 2015.

Em contrapartida, as empresas expressaram, através dos processos de recrutamento, uma redução na necessidade de responsáveis de Operações, com a procura a baixar dos 22% para os 18%, sendo que apesar da diminuição na procura, a média salarial mantém-se nos 37 mil euros/ano.

“A procura pelos profissionais de Logística não se verifica apenas dentro do próprio setor mas também, e cada vez mais, fora do setor de logística”, constata Filipe Forte, consultor da Michael Page Logística e Supply Chain.

Santarém é a região onde mais se contrata

“Contrariando a norma do mercado de trabalho nacional, Santarém foi a região a absorver mais profissionais para o setor”, com 35% dos processos de recrutamento, superando a região de Lisboa, que no último ano se ficou com um peso de 24%, explica em comunicado a Michael Page. “O poderio da região de Santarém tem vindo a crescer desde 2015, passando de uma taxa de 30% para 35%”. As regiões de Setúbal e Leiria desempenharam também um papel de relevo para o recrutamento no setor com, respetivamente, 25% e 16% dos processos.

“O setor continua a aposta na formação de talento, com especial enfoque na formação académica em Logística ou Engenharia e Gestão Industrial / Pós-graduação em Supply Chain, demonstrando a sua procura pela inovação”, conclui Filipe Forte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *