Distribuição Homepage Newsletter

Sonae investe €110 milhões em 650 projetos de inovação no retalho

Por a 14 de Março de 2017 as 15:19

O investimento da Sonae em inovação superou os 110 milhões de euros no ano passado. O grupo português gerou e implementou mais de 600 projetos que envolveram mais de 300 parceiros em 25 países de quatro continentes.

Os projetos de inovação contribuíram para aumentar as vendas, reduzir custos e poupar tempo despendido em vários processos. “Os projetos inovadores são avaliados numa escala “Higher, Faster, Stronger”, que identificou o TOP 3 das melhores iniciativas em cada critério, e representaram ganhos de 30 milhões de euros em vendas anuais, redução de 70% no tempo despendido e poupanças de 13 milhões de euros em custos”, explica a Sonae.

Segundo os dados divulgados no “Livro de Inovação do Retalho 2016”, relatório editado pelo oitavo ano consecutivo, o investimento em projetos de inovação terá atingido os 110 milhões de euros no ano passado. Este valor corresponde ao desenvolvimento de 652 projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, com um investimento médio de 169 mil euros.

Esta aposta na inovação já totalizou um investimento acumulado superior a 600 milhões de euros ao longo dos últimos dez anos. “O compromisso com a inovação foi potenciado pelo reforço da participação das suas equipas em iniciativas de inovação, as quais, segundo um apuramento preliminar, terão envolvido diretamente mais de oito mil colaboradores, num total de horas equivalente a 836 colaboradores a tempo integral”.

“Procuramos diariamente estimular a criatividade dos colaboradores, os atores principais da inovação em toda a organização. Mas esta cultura de inovação extravasa cada vez mais as fronteiras da empresa, afirmando a Sonae como uma empresa de referência numa inovação aberta, intercambiante, multinacional e intercultural, com parceiros em quatro continentes”, sublinha Nuno Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae.

O “Livro de Inovação do Retalho 2016” apresenta uma seleção de 71 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o “Omni-channel Supply Engine & Supply Stores”, novo algoritmo para suportar a gestão de pedidos tendo em conta diferentes variáveis; o PAM (Product Allocation Management), um novo algoritmo para a área comercial da SportZone; o “Touchless”, processo de automatização de aprovação de faturas na Sonae e o novo robot de cozinha Yammi 2.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *