Distribuição Homepage Newsletter

Lucro da Sonae Sierra cresce 28% para €181 milhões

Por a 10 de Março de 2017 as 17:10
parklake

O lucro da Sonae Sierra subiu 28% em 2016, face ao ano anterior, para os 181 milhões de euros.

A gestora de ativos imobiliários para o retalho, detida pelo grupo Sonae, apresenta um resultado direto de 56,7 milhões de euros (-7%), tendo gerado 13,3 milhões de euros de ganhos em venda de ativos. A empresa, proprietária de 45 centros comerciais com um valor de mercado de sete mil milhões de euros, que gere e comercializa 78 centros comerciais com uma Área Bruta Locável (ABL) de 2,3 milhões de metros quadrados (m2) e cerca de 9100 lojistas, atribui a queda do resultado direto à “estratégia de alocação de capital”, que passa por reduzir a participação em “centros com maior maturidade” e “aumentar a exposição a novas oportunidades de desenvolvimento”, explica em comunicado endereçado esta quinta-feria (9 de março) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O resultado indireto da Sonae Sierra, por outro lado, cresceu 54% para os 124,5 milhões de euros.

As vendas dos lojistas dos centros geridos pela empresa em Portugal cresceram 4%, em Espanha 8% e na Roménia subiram 15,7%. No Brasil, a variação homóloga foi de 0,9%.

Em setembro do ano passado a empresa abriu o centro ParKLake, em Bucareste, na Roménia, que representa um investimento de 180 milhões de euros em parceria com a Caelum Development. O projeto apresenta uma taxa de ocupação de cerca de 97% dos 70 000 m2 de ABL.

Mais recentemente, a empresa lançou em Espanha um novo veículo de investimento imobiliário (Socimi) em parceria com o Bankinter que irá investir 400 milhões de euros em ativos imobiliários comerciais em Portugal e Espanha, com foco em hipermercados e supermercados, RetailParks e comércio de rua em “localizações privilegiadas”.

Atualmente, a Sonae Sierra gere quatro fundos imobiliários e tem 15 projetos em desenvolvimento, incluindo sete para clientes e cinco novos projetos em carteira. Está a desenvolver o JardínPlaza, em Cúcuta, que representa o primeiro investimento da empresa na Colômbia, no valor de 47 milhões de euros, e tem inauguração prevista para 2018. Além disso está em curso o projeto do Centro Comercial Zenata, em Marrocos, o McArthurGlen Designer Outlet Málaga, em Espanha, e várias expansões, nomeadamente a do NorteShopping, em Portugal.

Em Marrocos, o Centro Comercial Zenata vai criar uma oferta de mais de 250 lojas na cidade de Casablanca, numa área superior a 85 000 m2 de ABL. Por sua vez, a parceria da Sonae Sierra com a McArthurGlen para o desenvolvimento do McArthurGlen Designer Outlet Málaga representa um investimento de 115 milhões de euros. Ao todo, o projeto terá 30 000 m2 de ABL e vai pôr à disposição dos visitantes uma oferta de mais de 170 marcas. A abertura deste centro será feita em duas fases, sendo que a primeira, que contempla 100 lojas, está prevista para 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *