Data Center Homepage Newsletter

Lisboa é 26ª cidade europeia com mais rápido crescimento tecnológico

Por a 7 de Março de 2017 as 18:25

Lisboa ocupa a 26ª posição no ranking europeu das cidades que evidenciam o mais rápido crescimento do setor tecnológico.

A primeira edição do estudo Understanding European Technology Clusters da consultora imobiliária CBRE aponta para Londres, Paris e Berlim, respetivamente, como os maiores clusters tecnológicos da Europa. A capital portuguesa surge na 26ª posição.

O estudo que evolveu 35 cidades do velho continente identifica ainda Budapeste (7ª posição do ranking)  Bucareste (8ª posição) e Istambul (9ª) como as cidades “emergentes” que registam atualmente o ritmo de crescimento tecnológico mais rápido.

A CBRE destaca em comunicado algumas das conclusões do estudo:
– No últimos cinco anos, a taxa de crescimento de emprego no setor tecnológico é “largamente” superior à taxa de crescimento de emprego em escritório e deverá manter esta tendência positiva nos próximos tempos;
– Entre os maiores mercados de escritórios europeus, a proporção de contratos de leasing feitos por empresas tecnológicas aumentou a partir de um valor inferior a 10% entre 2008 e 2009 para alcançar os 16% em 2016, “ultrapassando a quota do setor da banca e financeiro”.
– Londres, Munique e Paris dominam os pedidos de patentes de alta tecnologia no Instituto Europeu de Patentes.
-A tecnologia contempla um vasto grupo de atividades, mas algumas localizações tecnológicas conseguiram atrair subsetores específicos. A publicidade digital tem um grande peso em Berlim, enquanto os requisitos dos serviços de Tecnologias de Informação assumem uma maior representatividade em Budapeste.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *