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Cadeia alimentar da Jerónimo Martins na Polónia com quota de mercado na “ordem dos 20%”

Por a 23 de Fevereiro de 2017 as 19:32

As vendas da cadeia alimentar Biedronka, operada pelo grupo Jerónimo Martins na Polónia, alcançarem os 9781 milhões de euros, uma subida “like-for-like” de 9,5%, pesando 66,9% do total de vendas do grupo a nível global (Biedronka, Pingo Doce, Ara, Recheio e Hebe). “Os frescos representam já 40% das vendas e são um ponto cada vez mais diferenciador da insígnia”, explica esta quinta-feira em conferência de imprensa Pedro Soares dos Santos, presidente do Conselho de Administração do grupo Jerónimo Martins.

A quota de mercado da distribuidora foi reforçada em 1,8 pontos percentuais, situando-se agora “na ordem dos 20%”. A Biedronka foi “a cadeia que mais cresceu em quota na Polónia” em 2016. Terminou o ano com 15 centros de distribuição e 2722 pontos de venda, mais 55 que em 2015, tendo remodelado 221 lojas e inaugurado 83 espaços, entre deslocações de unidades existentes e novas aberturas. Este ano, devem ser acrescentados 100 novos espaços ao parque de lojas.

No total, foram investidos 223 milhões de euros na cadeia no exercício anterior. A insígnia esteve focada no aumento da compra média dos consumidores, “intensificando a atividade promocional”. Além disso, o segmento de negócio “take away” tem sido “muito trabalhado”. Em 2016, foi ainda lançado o cartão de fidelização, ao qual aderiram já cinco milhões de consumidores polacos. A rede de supermercados e hipermercados recebe em média quatro milhões de visitas diárias, sendo que 79% dos consumidores polacos compram na cadeia do grupo Jerónimo Martins.

A Biedronka lançou 441 novos produtos de marca própria no ano transato e foi a “primeira insígnia da distribuição alimentar na Polónia” a lançar uma linha de refeições pré-preparadas para o método de confeção “Slow Cooking”. A gama foi “muito bem recebida pelos consumidores”.

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