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Portugal é 12º país com maior tráfego internacional de comércio online

Por a 21 de Fevereiro de 2017 as 16:40

As vendas online para fora das fronteiras dos países crescem duas vezes mais rápido que o ecommerce local, estima o novo estudo “Um Guia para a Oportunidade de Comércio Eletrónico Internacional do Século XXI” da DHL Express.

As compras online internacionais aumentam a um ritmo anual de 25% entre 2015 e 2020, prevendo-se que subam de um volume de 300 mil milhões de dólares para os 900 mil milhões de dólares. No ranking dos países cujos retalhistas nacionais apresentam quotas de envios internacionais superiores a 15%, Portugal surge na 12ª posição, como 26% das vendas virtuais dos retalhistas portugueses destinadas ao exterior. O ranking é liderado pelo Reino Unido (49%), seguido da Espanha (47%) e Irlanda (45%).

Reino Unido, China e Estados Unidos, apesar de representarem 60% da oferta de comércio internacional de bens, cobrem apenas uma fatia de 30% da procura.

Ao alargarem a sua oferta de produto a clientes internacionais, os “esellers” conseguem em média um crescimento de entre 10% a 15% do negócio. Além disso, o estudo da empresa de transporte e logística alemã indica ainda que “a inclusão de uma oferta de serviço ‘premium’ representa um impulso”. Os retalhistas e fabricantes que incorporaram uma opção de envio expresso nas suas lojas online cresceram em média 1,6 vezes mais rápido do que outros intervenientes.

“A expedição internacional  é bastante mais simples do que muitos retalhistas julgam e diariamente verificamos o impacto positivo que a venda para mercados internacionais pode ter no crescimento do negócio dos nossos clientes”, explica Ken Allen, CEO (chief executive officer) da DHL Express.

Nota-se, por seu lado, que os fabricantes estão “a optar por modelos de retalho direto, contornado o retalhista intermediário e oferecendo os seus produtos online ao cliente final. O que se estima garantir um crescimento de 30% mais rápido no comércio eletrónico internacional ao fornecedores, do que associados a outros grupos de retalho. Os produtos nos quais se espera um maior crescimento em termos de receitas geradas pela venda além-fronteiras estão associados aos segmentos de “Beleza e Cosméticos”, “Pet Care” e “Alimentação e Bebidas”.

A análise, que se baseia sobretudo em mais de 1800 respostas a um inquérito exclusivo de exportadores a retalhistas e fabricantes em seis países, mostra ainda que os fatores mais importantes para os consumidores na compra de produtos em sites de fora do seu país de origem são “oferta apelativa”, “melhor disponibilidade e condições de serviço, termos de pagamento ou preços”.

Assim, os cinco passos para ter sucesso na sua estratégia de venda online internacionalmente são:

1.    Definir públicos-alvo e recursos

2.    Conhecer as necessidades e regulamentos locais

3.    Personalizar oferta para mercados locais

4.    Selecionar processo de execução ideal

5.    Oferecer opções de entrega premim

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