Almôndegas de cavala chegam ao mercado para colmatar subaproveitamento da espécie
Chegaram aos lineares da grande distribuição as novas almôndegas produzidas pela portuguesa Receituarium com recurso a um peixe subaproveitado – a cavala
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
Chegaram aos lineares da grande distribuição as novas almôndegas produzidas pela portuguesa Receituarium com recurso a um peixe subaproveitado – a cavala.
As almôndegas de cavala, agora disponíveis ao consumidor, combinam especiarias e outros ingredientes naturais, não apresentando aditivos. Representam um trabalho de desenvolvimento que arrancou em novembro de 2015 pela mão da docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria Patrícia Borges, visando o escoamento e rentabilidade da captura de cavala. A espécie de pescado é considerada subaproveitada, ainda que seja “muito nutritiva”, explica a docente. “A cavala integra a classificação de peixe azul, é rica em ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL). A cavala é também rica em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, assim como em sais minerais – cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio”.
A produção exclusiva do inovador produto ficou entregue à marca Receituarium, que pretende assim contribuir para a sustentabilidade ambiental da região de Peniche, onde está sediada, no que diz respeito ao aproveitamento da cavala. Além disso, a empresa quis apresentar ao mercado um produto que promovesse o consumo de peixe entre as crianças, sendo que as novas almôndegas, comercializadas em embalagens de 0,5 kg, foram também pensadas para estarem disponíveis em cantinas escolares.
O produto chega ao mercado depois de ter valido à produtora de Peniche o prémio do Intermarché para a Produção Nacional, na categoria de Pesca e Preparados de Pesca, na última edição. As distinções da retalhista do grupo Os Mosqueteiros apoiam os produtores nacionais inseridos no programa Origens.
Leia também: Intermarché apoia 27 mil toneladas de produção nacional por ano (premium)