Homepage Newsletter Ponto de Venda

Global Blue permite a turistas chineses receber reembolso de IVA em tempo real através de Alipay

Por a 9 de Fevereiro de 2017 as 15:48

Os turistas chineses em Portugal vão poder receber instantaneamente o reembolso do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) sobre as compras efetuadas nas lojas afiliadas da operadora de “tax-free shopping” Global Blue. A empresa desenvolveu um novo serviço que permite aos consumidores chineses receber em tempo real o valor do imposto cobrado nas suas compras, através da carteira digital Alipay. Assim, os viajantes chineses  já não necessitam de aguardar entre cinco a dez dias úteis pela validação dos formulários de IVA.

O novo serviço foi instalado no início deste mês em três pontos de reembolso da Global Blue nos aeroportos de Milão, Munique e Helsínquia, no sentido de ficaram desde logo “preparados para o pico de turistas de origem chinesa devido ao Ano Novo Chinês, um período chave de compras para os consumidores chineses”. Nos próximos meses, até ao verão, o serviço será implementado em toda a rede de reembolso da empresa na Europa, incluindo Portugal.

“Os chineses são o principal grupo de ‘globeshoppers’ à escala global e têm uma forte preferência pela Europa para fazerem as suas compras ‘tax free’. Mais de 70% destes turistas optam pelo reembolso do IVA no aeroporto, em dinheiro ou no seu cartão de crédito. Perante este facto, a Global Blue e a Alipay, que já trabalham juntas desde 2014 em nove países europeus, sentiram a necessidade de criar uma nova modalidade de reembolso e estão, pela primeira vez, a oferecer aos turistas chineses reembolsos digitais em tempo real”, explica em comunicado a fornecedora de serviços que facilitam as compras efetuadas quando o cliente se encontra fora do seu país.

Depois de efetuarem as suas compras e de preencherem o formulário “tax free”, os turistas chineses que optarem por receber o reembolso via Alipay podem agora completar a transação no balcão de reembolso da Global Blue no aeroporto. O cliente chinês precisa apenas de apresentar ao operador de reembolso o código QR gerado pela plataforma Alipay no seu smartphone. Após a aprovação do pagamento por parte do vendedor, o cliente recebe de seguida e em tempo real uma notificação da aplicação de pagamentos digitais a confirmar que a restituição foi depositada na sua conta detida na aplicação de pagamentos digitais operada pelo Grupo Ant Financial Services.

“Com mais de 450 milhões de utilizadores registados, a Alipay é um canal de pagamento cada vez mais importante fora da China e estamos confiantes de que o serviço irá revelar-se popular entre os turistas chineses, para quem o uso de smartphones e as compras no exterior estão em rápido crescimento”, comenta Tomas Mostany, Senior Vice-President de Produto TFS da Global Blue.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *