Homepage Newsletter Produção

AIB propõe em Assembleia da República criação de Dia Nacional do Bacalhau

Por a 9 de Fevereiro de 2017 as 16:47

A Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB) formalizou na Assembleia da República a proposta de instituição do Dia Nacional do Bacalhau, a 5 de junho.

No sentido de homenagear “toda a epopeia lusa da pesca do bacalhau”, assim como as “dimensões socioeconómica e gastronómica” do “fiel amigo”, a associação está neste momento a apresentar a proposta de instaurar o Dia Nacional do Bacalhau aos partidos políticos com representação parlamentar. As próximas reuniões devem ser agendadas com o PS e o PAN.

A iniciativa partiu da Riberalves e conta também com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo. A ideia é de estabelecer o dia do bacalhau a 5 de junho, em memória do “episódio mais trágico da história portuguesa da pesca de bacalhau”. Foi naquele dia, em 1942, durante a II Guerra Mundial, que o lugre português Maria da Glória foi torpedeado e afundado por submarinos alemães. O ataque resultou em 36 vítimas mortais, que contrastam com os oito sobreviventes.

Portugal é o pais onde mais se consome bacalhau per capital. O País desenvolveu a sua própria técnica de cura tradicional do bacalhau e hoje detém uma indústria ligada ao “fiel amigo” que é responsável por 2000 empregos diretos e  um volume de negócios de 400 milhões de euros, dos quais 100 milhões de euros advém de exportações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *