Alimentação e Bebidas

Continente vende online há 16 anos

Lançada em 2001, quando ainda 2,1% dos portugueses compravam online, a loja virtual da insígnia da Sonae tem hoje mais de 500 mil clientes registados. O Hipersuper entrevistou o Head of Ecommerce da Sonae MC, Pedro Santos, para contar a história dos 16 anos de presença online da retalhista

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Continente vende online há 16 anos

Lançada em 2001, quando ainda 2,1% dos portugueses compravam online, a loja virtual da insígnia da Sonae tem hoje mais de 500 mil clientes registados. O Hipersuper entrevistou o Head of Ecommerce da Sonae MC, Pedro Santos, para contar a história dos 16 anos de presença online da retalhista

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
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Numa altura em que
apenas 38% do tecido empresarial português se converteu à internet, o Continente comemora 16 anos de ecommerce. Lançada em 2001, quando ainda 2,1% dos portugueses compravam online, a loja virtual da insígnia da Sonae tem mais de 500 mil clientes registados. O Hipersuper entrevistou o Head of Ecommerce da Sonae MC, Pedro Santos, para contar a história daquela que é a mais antiga loja online de retalho alimentar em atividade no País.

 

O comércio online é hoje uma realidade para mais de 40% da população portuguesa mas há menos de duas décadas, em 2000, apenas 2,1% dos consumidores nacionais admitia encomendar produtos pela internet, de acordo com as sondagens da Marktest. Apesar de já naquela época se perspetivar um “boom” das vendas online, investir no canal ecommerce representava um passo arriscado para os retalhistas de base alimentar. No entanto, nem a baixa penetração do canal nem o facto de a concorrente Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, ter suspendido a atividade de comércio eletrónico, depois de uma fase de teste iniciada em 1998, demoveu a cadeia de hipermercados da Sonae de enveredar pelo comércio eletrónico.

É neste contexto que o grupo sediado na Maia lança em 2001 o Continente Online, plataforma que 16 anos depois contabiliza mais de 500 mil clientes registados, tendo incorporado ao longo dos anos a oferta de outras insígnias, alimentares e não alimentares, da multinacional portuguesa. Em entrevista ao HIPERSUPER, Pedro Santos, Head of Ecommerce da Sonae MC, faz o balanço daquela que é a mais antiga loja online de retalho alimentar em atividade no País. “Inicialmente foi necessário ultrapassar as limitações de notoriedade do canal, a penetração reduzida da internet em Portugal e as barreiras técnicas da velocidade. Contudo, o Continente teve sempre uma forte motivação para a aprendizagem permanente e melhoria contínua, de modo a conseguirmos surpreender o cliente com uma proposta de valor adequada, e de forma sustentada”.

75 mil clientes após cinco anos

 

A proposta de valor inicial assentava na venda online de produtos alimentares, incluindo os frescos, com entrega ao domicílio de segunda a sábado no horário entre as 10h30 e as 22h30. “Não obstante a aparente simplicidade, era claramente uma proposta ao nível dos melhores standards internacionais, disponibilizando por exemplo entregas no próprio dia”, sublinha o responsável.

Cinco anos depois, a loja online registava já mais de 75 mil clientes que dispunham de 20 mil referências de produtos alimentares, contando com os frescos, e não alimentares. Com preços e promoções replicados das lojas físicas, em 2006 o serviço de compras pela internet do Continente cobria as regiões da Grande Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Vila Real, Viseu, Leiria, Algarve e Covilhã. O cliente podia escolher o dia e a hora mais conveniente para receber a encomenda, sujeita ao pagamento de seis euros, caso o valor da compra fosse igual ou superior a 125 euros. Se o gasto ficasse abaixo daquele valor, o preço acrescido do serviço ascendia a oito euros, sendo cobrado mais dois euros para entregas em horário noturno.

Integração da rede Well’s em 2012

 

Em 2012, cerca de 70% da população portuguesa estava à distância de um click da cadeia, cuja loja virtual contava com mais de 400 mil clientes registados, mais de 12 milhões de visitas anuais e 100 milhões de exibições de páginas em um ano. No mesmo ano, a loja integra os produtos da cadeia Wells, detida pelo mesmo grupo.

Hoje, além de se encontrarem à venda os produtos de mercearia e de saúde e bem-estar, os consumidores de todo o território continental português podem adquirir, a partir do site ou da aplicação móvel da loja online do Continente lançada em abril de 2014, manuais escolares, artigos para casa, jardim e animais de estimação, assim como brinquedos, colchões, entre outros bens. As promoções do Continente Online deixaram de ser as mesmas encontradas na loja física e são agora definidas em função de um “plano promocional exclusivo para o canal digital”, no qual são concedidas também as vantagens do cartão de fidelização da cadeia de hipermercados. Os métodos de pagamento, por sua vez, alargaram a partir da inicial oferta única de cobrança por multibanco.

Evolução da conveniência das entregas

 

A conveniência de entrega em casa também evoluiu, estando o serviço disponível sete dias por semana, entre as 8h e as 23h30, “com garantia de períodos de entrega de duas horas e aviso do período de 30 minutos em que a entrega será realizada”. Além disso, estão disponíveis opções de levantamento, nomeadamente em loja, através do serviço “drive in” ativo desde 2011 e em “pontos de comutação”, dos quais que são exemplo “várias estações de serviço da gasolineira Galp ou mesmo em pontos externos”.

Pedro Santos, Head of Ecommerce da Sonae MC

Pedro Santos, Head of Ecommerce da Sonae MC

Uma vez que “a experiência tem demonstrado que não existe um modelo logístico único adequado a operações de ecommerce”, a plataforma opera “em simultâneo vários modelos, focando na melhoria da experiência dos clientes”. Para conferir maior eficiência ao processo logístico, em dezembro de 2015 a cadeia instalou junto ao hipermercado de Telheiras, na capital lusa, um entreposto de ecommerce destinado exclusivamente à preparação e distribuição das encomendas. Trata-se de um formato de “dark store”, conceito que emergiu sobretudo entre retalhistas franceses e ingleses e cujo intuito visa aumentar a eficiência logística do tratamento dos pedidos, libertando espaço dos tradicionais pontos de venda. Envolvendo a implementação de uma operação logística, sediada em Lisboa, o entreposto “está neste momento numa fase acelerada de expansão”, adianta o responsável. O projeto foi recentemente galardoado pela APLOG (Associação Portuguesa de Logística) com o Prémio Eficiência Logística e está agora na shortlist do Prémio Europeu de Eficiência Logística.

Atualmente, a empresa enfrenta a concorrência de outros operadores no mercado nacional que seguiram, entretanto, as pegadas da Sonae e aderiram ao canal online, como é o caso do Jumbo e, mais recentemente, o Intermarché. Além destes, o El Corte Inglés anunciou recentemente entregas em uma hora após a compra, em Lisboa e no Porto, e a retalhista de cultura e tecnologia Fnac tem entrega na própria noite da encomenda, em Lisboa. Confrontado com esta dinâmica, o Head of Ecommerce garante que “a proposta de valor do Continente é imbatível na oferta de conveniência aos clientes”. Neste sentido, a “estratégia passará sempre por reforçar a conveniência” nos fatores “mais relevantes para os eshoppers, concretamente, pela “disponibilização de mais soluções suportadas na ímpar capilaridade das lojas da cadeia de retalho e parceiros ou pelo alargamento de horários de serviço”.

Quota de mercado de 70% em vendas alimentares

 

Com um total de “400 milhões de visualizações de página” registadas em 2015, o site observa atualmente o seu maior crescimento em vendas no que diz respeito aos “produtos frescos – o que está intimamente relacionado com a crescente confiança e consequente aumento de frequência de compra”, considera Pedro Santos. No fecho das contas do primeiro trimestre de 2015, a retalhista anunciava uma quota de mercado de 70% das vendas alimentares no canal online em Portugal.

Em 2016, as compras efetuadas no supermercado online “evoluíram substancialmente dobrando o crescimento dos últimos anos”, sublinha, sem concretizar o valor.

O negócio online tem um peso “crescente” no volume total de vendas da divisão de retalho alimentar do grupo, que entre janeiro e setembro do ano transato faturou (entre as cadeias Continente, Continente Bom Dia e Meu Super) 2685 milhões de euros, uma subida de 5,3% face ao período homólogo de 2015. O Head of Ecommerce da Sonae MC destaca ainda assim que, além de gerar negócio de forma direta, a loja virtual é também “um forte suporte das compras offline e da relação do cliente com a marca”, apresentando-se como um essencial instrumento para fidelizar.

Integração dos canais fomenta da fidelização

 

Ao longo destes anos de presença da plataforma no mercado, o responsável nota uma “dissipação de caraterísticas específicas do cliente online, provavelmente associada à democratização do canal”. O que levou a uma confluência das características que distinguiam os perfis dos consumidores e seus comportamentos dentro e fora do mundo virtual, no qual a oferta de produtos e serviços e respetivos índices de confiança aumentam de ano para ano. Atualmente, a “grande maioria” dos eshoppers da retalhista, “são também clientes regulares” das lojas físicas, existindo a necessidade de integração dos vários canais – físico, online e mobile – com ferramentas que permitam acompanhar o consumidor durante todo o processo de compra. “Assistimos a jornadas de interação dos consumidores com retalhistas cada vez mais complexas ao longo dos vários pontos de contacto. Os canais digitais são fundamentais neste processo e o seu peso cresce a ritmos elevados. Adicionalmente, observamos que a fidelização dos clientes à marca é reforçada com a adesão ao canal online”, denota Pedro Santos.

A estratégia omnicanal “não se baseia unicamente no ecommerce”. O ecossistema de soluções digitais complementa-se com a disponibilização de wifi gratuita nas lojas para que o cliente possa aceder à internet a partir de dispositivos móveis enquanto percorre os lineares, a app “Cartão” em que o utilizador acede às promoções e descontos, consulta ou utiliza o seu saldo inerente ao cartão de fidelização, além da app “Tira-vez” que permite a utilização de senhas de atendimento nas várias zonas da loja.

Chegada à adolescência, a loja online da insígnia está assim “muito mais completa e mantém-se um claro benchmark internacional”, conclui o responsável. No ano em que o Continente celebra 16 anos de presença online, apenas 38% de todo o tecido empresarial nacional se converteu à internet, considerando que nos últimos três anos o número de empresas nacionais que aderiram ao canal “triplicou”. De acordo com Alexandre Nilo Fonseca, presidente da associação portuguesa para a economia digital (Acepi), “em 2016 o comércio eletrónico no País ultrapassou vendas de quatro biliões de euros, passando a representar 5% do valor total do retalho nacional. Em 2020, o valor deverá alcançar seis biliões de euros.

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Bebidas

Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé

Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere a Quinta da Lagoalva.

Hipersuper

Com a chegada dos dias mais longos e solarengos da primavera, a Quinta da Lagoalva apresenta os primeiros vinhos da vindima de 2024, apostando num trio refrescante e aromático que espelha o potencial da região dos Vinhos do Tejo: o Lagoalva branco, o Lagoalva Sauvignon Blanc e o Lagoalva rosé. Com assinatura dos enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, estes vinhos refletem o perfil mais leve e fresco da colheita deste ano, marcada por menos picos de calor e maior exuberância aromática, refere.

A gama agora lançada assume uma identidade moderna e alinhada com as tendências de consumo, destacando-se pelo menor teor alcoólico (10,55% no rosé e 11,30% no branco) e por um estilo descomplicado, que valoriza os aromas primários e a autenticidade da fruta, sem passagem por madeira.

O Lagoalva branco 2024 é um lote composto maioritariamente por Fernão Pires (80%), complementado por Arinto (10%) e Sauvignon Blanc (10%), revelando notas de fruta citrina e pera no nariz, com boa acidez e equilíbrio na boca. Já o Lagoalva Sauvignon Blanc 2024, elaborado exclusivamente com a casta internacional que a propriedade explora desde 2009, destaca-se por aromas vegetais e tropicais, num perfil fresco e vibrante. Por fim, o Lagoalva rosé 2024, com Touriga Nacional e Syrah em partes iguais, oferece um perfil aromático dominado por morango e framboesa, com uma cor rosa-pálido apelativa e uma prova de boca marcada pela leveza e frescura.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Produção

Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento

O setor agrícola perdeu, num ano, mais de 16 mil profissionais em Portugal, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Hipersuper

Entre o segundo trimestre de 2023 e o final de 2024, o número de trabalhadores nas áreas da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca caiu de 158,8 mil para 142,9 mil, o que representa uma quebra de 10% e inverte a tendência de crescimento registada desde 2021.

A análise é da Eurofirms – People First, que alerta para a natureza estrutural do problema, num setor historicamente marcado pela elevada sazonalidade, forte predominância masculina e dificuldades persistentes no recrutamento, particularmente acentuadas nas regiões do interior do país.

Num esforço para compreender os entraves enfrentados por empregadores e candidatos, a Eurofirms ouviu empresas do setor primário e profissionais acompanhados pela empresa de recursos humanos. Um dos testemunhos é da SALM, empresa neerlandesa instalada em Salvaterra de Magos, especializada na produção de lavanda. Um porta-voz da empresa salienta a escassez de pessoal qualificado, sobretudo em períodos críticos como plantação e colheita. “A demanda por trabalhadores aumenta em períodos específicos, como em momentos de plantação e colheita, o que pode dificultar a atração de candidatos disponíveis”, refere o responsável, adicionando que “muitos jovens não consideram a agricultura como uma carreira viável, e isso resulta na escassez de mão de obra”, sublinha.

Do lado dos trabalhadores, Ana Filipa Santos, candidata acompanhada pela Eurofirms, reconhece a importância estratégica do setor agrícola e mostra entusiasmo em integrar esta atividade. Ainda assim, identifica desafios relevantes: “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”.

Para João Lourenço, business leader da Eurofirms em Portugal, os dados devem ser um sinal de alerta para os decisores e operadores do setor. “É um setor que não oferece, por exemplo, a quem tem filhos as condições necessárias para a conciliação entre a vida pessoal e profissional”, defende. O responsável acrescenta ainda que o setor agroalimentar tem demonstrado grande potencial económico, tendo atingido, em 2024, o valor recorde de 2,5 mil milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores – um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, segundo o INE.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

Hipersuper
tagsInPost

A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores

Entre as 20 marcas mais referidas no Estudo ao Consumidor 2025, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores. Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands Portugal, destaca o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho.

A Superbrands Portugal divulgou esta terça-feira, 7 de maio, os resultados do Estudo ao Consumidor 2025, colocando duas insígnias nacionais de retalho alimentar — Continente e Pingo Doce — no topo da lista das marcas com maior referenciação espontânea pelos consumidores portugueses. Os dados foram apresentados na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Entre as 20 marcas mais referidas no estudo, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio geral é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores.

O estudo revela ainda que o setor do Retalho reforçou significativamente a sua presença no TOP 20 entre 2020 e 2025, aumentando de 22,1% para 30,2%. Esta evolução reflete-se também na entrada de novas marcas como Mercadona e na consolidação de insígnias como Lidl.

Para Pedro Diogo Vaz, um dos destaques da edição deste ano prende-se com o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho. “Há uma diversidade muito grande no mercado, mas essa abundância acaba por valorizar ainda mais as marcas que fazem parte do nosso quotidiano. Marcas como o Continente e o Pingo Doce estão presentes de forma contínua na vida das pessoas e, por isso, são mencionadas instintivamente pelos consumidores”, explicou em declarações ao Hipersuper.

O responsável sublinha ainda que o contexto económico e social atual pode influenciar este comportamento: “Vivemos num período de incerteza, e isso leva os consumidores a procurar segurança e familiaridade. As marcas portuguesas acabam por despertar uma ligação emocional mais forte, seja pelo enraizamento cultural, seja por uma perceção de maior proximidade e confiança”.

Pedro Diogo Vaz destaca também a importância da análise promovida pela Superbrands enquanto ferramenta útil para os profissionais de marketing e gestão de marcas. “Este é um estudo independente, que pretende refletir de forma genuína a perceção do consumidor. Não há interferência comercial nas escolhas, o que confere credibilidade aos resultados e torna-os relevantes para a estratégia das marcas, sobretudo no que toca à avaliação do seu posicionamento face à concorrência”, conclui.

O Continente assume um papel transversal no estudo, surgindo como a marca mais mencionada nas cinco dimensões avaliadas — Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades — e liderando o ranking em todas as gerações analisadas, da Silent Generation à Geração Z.

Já o Pingo Doce e a Delta Cafés destacam-se por integrarem o TOP 3 em duas dimensões, enquanto marcas como Adidas, Nike, Lidl e Nestlé também mantêm uma presença constante nos rankings multidimensionais.

A análise por geração demonstra que o retalho mantém uma relevância transversal, sendo o setor com maior peso em todas as faixas etárias. Por outro lado, os Baby Boomers e a Geração X apresentam maior afinidade com marcas de Alimentação, Telecomunicações, Bebidas e Energia, enquanto a Geração Z se destaca nas áreas de Desporto e Tecnologia.

Existem cinco áreas de atividade que monopolizam 81% do TOP 20 do ranking geral, sendo estas o Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Numa comparação entre 2020 e 2025, observa-se que o Retalho aumentou o seu peso de 22,1% para 30,2% no TOP 20, tendo também a Energia e a Moda registado um ligeiro aumento.

O estudo, conduzido pela consultora independente AMINT, decorreu entre 7 de janeiro e 12 de fevereiro de 2025, através de 1.000 entrevistas online a uma amostra representativa da população portuguesa em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. A margem de erro é de 3,2%.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Logística

DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce

A aquisição da empresa norte-americana especializada em logística de distribuição de retalho e fulfillment de e-commerce representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro.

Hipersuper

A DHL Supply Chain anunciou a aquisição da IDS Fulfillment num movimento que reforça a presença da multinacional no setor e amplia significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades das pequenas e médias empresas (PME).

A operação, concluída em maio, representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro. Com esta aquisição, a DHL integra mais de 120 mil metros quadrados de espaço de armazém e distribuição multicliente, distribuídos por localizações estratégicas nos EUA, incluindo Indianápolis, Salt Lake City, Atlanta e Plainfield.

“O e-commerce tem sido um motor de crescimento para a DHL nos últimos anos e é um foco importante na nossa agenda da Estratégia 2030. A aquisição da IDS Fulfillment não só expande a nossa presença operacional, como também garante que as pequenas e médias empresas tenham acesso às nossas soluções logísticas de última geração, concebidas para as suas necessidades específicas”, disse Patrick Kelleher, CEO da DHL Supply Chain North America.

Mark DeFabis, CEO da IDS Fulfillment, afirma: “Acreditamos que o compromisso da DHL com a inovação e a excelência do serviço faz da empresa o parceiro ideal para melhorar as nossas operações e fornecer as capacidades líderes da indústria aos nossos clientes e membros da nossa equipa.”

A IDS Fulfillment continuará a operar sob a liderança atual, assegurando uma transição sem perturbações para os clientes e colaboradores. Para além da infraestrutura física, a operação traz à DHL uma carteira diversificada de clientes e um know-how adicional em fulfillment, reforçando a oferta de soluções escaláveis e integradas.

Com o setor global de e-commerce a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 8% até 2029, a DHL aposta numa estratégia de expansão seletiva, que fortalece a sua rede e capacidade tecnológica, ao mesmo tempo que democratiza o acesso a serviços de logística de ponta.

“Com o crescimento global do setor e-commerce a um CAGR de 8% ao ano até 2029, a DHL tem como objetivo investimentos que expandam ainda mais as nossas capacidades para assegurar as necessidades deste segmento em crescimento e tornar a nossa rede e soluções facilmente acessíveis a empresas de todas as dimensões. O IDS Fulfillment complementa a nossa atual Rede DHL Fulfillment, aumentando a nossa capacidade de oferecer soluções globais de e-commerce sem descontinuidades, com conhecimentos e alcance locais. Especialmente oportuno, uma vez que mais organizações multinacionais estão a procurar estabelecer capacidades de fulfillment na América do Norte”, sublinha
Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain.

“Estas aquisições demonstram o nosso compromisso com o crescimento contínuo no sector do e-commerce e reforçam a posição de liderança da DHL como o fornecedor de logística de eleição para clientes de todas as dimensões”, reforçou Patrick Kelleher.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures

O Pingo Doce volta a marcar presença, pelo terceiro ano consecutivo, na Festa do Livro de Loures, que se realiza de 8 a 11 de maio, no Infantado.

Hipersuper

No ano em que assinala 20 anos de compromisso com a promoção da Literatura Infantil, o espaço do Pingo Doce contará com mais de 220 títulos infantis disponíveis, incluindo os últimos lançamentos da coleção “Histórias de Encantar”, agora com 80 livros – “Cavalo e Burro”, “Cão e Sombra”, “Ladrão Cama” e “Zé-Moscas” -, além de outras novidades como as obras “Im-perfeito”, “Às vezes sinto-me pequena” e “Reis e Rainhas de Portugal II”.

Com uma programação diária dedicada às crianças dos 2 aos 10 anos, O Pingo Doce destaca-se várias sessões de leitura com atividades de desenho e pintura, dinâmicas de contos com fantoches e, ainda, uma sessão de leitura e autógrafos com a Catarina Fonseca, autora do livro “Eu e o segredo do Faraó”, vencedora da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Agenda completa:

Dia 08 de maio

10h30 – Leitura com fantoche de A Branca de Neve (2-8 anos)
17h00 – Leitura de Lily May e os sapatos de salto carmim (4-8 anos)

Dia 09 de maio

12h00 – (para público escolar) Leitura de Chega de Lutas! – comunicação não violenta para crianças (4-8 anos)
17h00 – Leitura com fantoche de O Pinóquio (2-8 anos)

Dia 10 de maio

10h30 – Leitura com fantoche do livro A Cigarra e a Formiga (2-8 anos)
15h30 – Sessão de leitura e autógrafos com Catarina Fonseca, autora do livro Eu e o segredo do Faraó (5-10 anos), o 12º livro do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Dia 11 de maio

10h30 – Leitura de As 4 Estações, livro exclusivo Pingo Doce, com atividade de desenho e pintura (2-8 anos)
15h30 – Leitura com fantoche de A Carochinha (2-8 anos)

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova

O ÉvoraWine regressa à Praça do Giraldo nos dias 23 e 24 de maio para celebrar uma década de existência com uma edição que promete superar recordes de adesão e reforçar a notoriedade dos vinhos da região.

Hipersuper

Com entrada livre e copo oficial de prova disponível por 15 euros, a organização estima receber cerca de 10 mil visitantes ao longo dos dois dias, atraídos pela possibilidade de provar cerca de 300 referências vínicas oriundas de mais de 50 produtores alentejanos.

O evento arranca na sexta-feira, às 18h00, com a habitual sessão de abertura e a entrega dos prémios “Por todo o Alentejo”, que distinguem figuras de destaque nas áreas do vinho, gastronomia e cultura. O ambiente será marcado por uma combinação de provas vínicas, gastronomia regional e música ao vivo, com atuações que vão desde os cantares tradicionais dos Almocreves até à energia do Grupo Mala Conexion, passando pelo fado e ritmos sevilhanos.

A principal novidade desta edição comemorativa é a festa de encerramento “ÉvoraWine Party”, agendada para sábado, dia 24, a partir das 22h30, na Horta das Laranjeiras. O evento, animado pelo grupo “Os Vizinhos” e pelo DJ Pedro d’Orey, prolonga-se até às 02h00. A entrada tem o custo de 5 euros para os participantes do ÉvoraWine e de 10 euros para o público geral.

Durante o certame, os visitantes poderão ainda degustar pratos típicos alentejanos, preparados por restaurantes parceiros, numa aposta da organização na promoção da harmonização entre gastronomia e vinho da região.

A 10.ª edição do ÉvoraWine conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

Programa

Sexta-feira // 23 de maio  
18h00 – Sessão de Abertura com Grupo de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves”
19h00 – Grupo Caranguejos da Cevada
20h00 – Fado com Inês Villa-Lobos
21h00 – Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa
22h00 – Encerramento das provas de vinho

Sábado // 24 de maio  
18h00 – Abertura ÉvoraWine
18h30 – Grupo Sevilhanas
19h00 – Carla Saramago, Rui Gonçalves, Bruno Cramez e José Silva
20h30 – Grupo Mala Conexion
22h00 – Encerramento das provas de vinho
22h30 – ÉvoraWine Party na Horta das Laranjeiras com “Os Vizinhos” e Dj Pedro d’Orey
2h00 – Encerramento da ÉvoraWine Party

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição

A publicação será lançada oficialmente no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, a decorrer nos dias 8 e 9 de maio, no Fórum Braga.

Hipersuper

O novo e-book da Associação Portuguesa de Nutrição (APN)  “Abóbora: da casca às sementes – uma abordagem sustentável” conta com o apoio da Love Butternut, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis. 

Segundo a Love Butternut, a publicação digital pretende inspirar uma nova forma de olhar para este alimento: completo, versátil, com um enorme valor nutricional, sustentável e com um impacto positivo ao nível da saúde. Com base científica e uma linguagem acessível, a publicação é dirigida não só a profissionais da área da nutrição, mas também a todos os consumidores que procuram fazer escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis no seu dia a dia.

Entre os temas abordados encontram-se a composição nutricional da polpa, casca e sementes, os benefícios para a saúde, a sazonalidade e produção, as variedades disponíveis, bem como orientações práticas sobre como comprar, conservar e utilizar a abóbora na sua totalidade, sem desperdício. O E-book dedica ainda espaço às aplicações industriais de subprodutos, dando destaque ao potencial de reaproveitamento na cadeia alimentar, informa.

“Acreditamos que o futuro da alimentação passa por valorizar mais e desperdiçar menos. E, este E-book, é um convite à descoberta de tudo o que a abóbora tem para oferecer, desde a casca às sementes, e uma forma de promover o seu aproveitamento integral, tanto em casa como na indústria”, revela Cari Plaza, responsável de marketing e comunicação da Sakata Seed Ibérica.

“Os e-books representam pequenos compêndios técnico-científicos sobre um tema e procuram representar um material de fácil acesso e onde seja possível encontrar o essencial sobre o assunto em questão. Este é um dos exemplos que permite que a Associação Portuguesa de Nutrição se posicione como uma entidade referência na construção de materiais de qualidade e com um acesso democratizado e orientado para o nosso site institucional”, refere Célia Craveiro, Presidente da Direção da APN.

Além do apoio ao lançamento no Congresso de Nutrição e Alimentação, que este ano conta com o mote “O Tempo da Nutrição”, a Love Butternut terá um stand neste evento (E1.8) e, durante os dois dias, estará a partilhar o E-book em versão digital e a promover este alimento, que é cultivado em todo o mundo.

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Continente
Retalho

Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional

A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional, com destaque para a seleção especial dos melhores frescos nacionais e de produtos inovadores desenvolvidos pelo Clube de Produtores Continente, como é caso do famoso Arroz Carolino Caravela.

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Até 18 de maio, todas as lojas Continente e a plataforma Continente online recebem a primeira edição da feira “O Melhor de Portugal”, uma iniciativa que celebra a qualidade e o sabor dos produtos portugueses, valorizando o trabalho dos produtores locais e das marcas nacionais.

A nova feira, que conta com uma forte campanha multimeios sob o mote “Quem é que passa sem o melhor de Portugal?”, destaca uma seleção especial de produtos frescos nacionais e referências inovadoras, com origem no Clube de Produtores Continente. Entre os destaques está o Arroz Carolino Caravela, uma variedade 100% portuguesa resultante de quase duas décadas de investigação em parceria com a Lusosem, a Novarroz e o INIAV/COTArroz.

Esta iniciativa insere-se na estratégia do Continente de reforçar a aposta na produção nacional, garantindo qualidade, sustentabilidade e inovação em diversas categorias. A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional.

A campanha publicitária, com criatividade da Fuel, está presente em televisão, rádio, digital, outdoor, lojas e folheto. A narrativa destaca o apreço dos portugueses pelos sabores autênticos do país, mesmo quando estão longe, demonstrando o orgulho e amor pelos sabores e tradições da sua terra.

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Bebidas

Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego

A Red Bull Summer Edition com sabor a Pêssego está disponível em latas de 250ml de cor e junta-se à Red Bull Apricot Edition (Alperce-Morango), Red Bull Yellow Edition (Tropical), Red Bull Red Edition (Melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, em paralelo com as clássicas Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugarfree e, a novidade lançada no início deste ano, a Red Bull Zero (zero calorias e zero açúcar).

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A Red Bull apresenta a Summer Edition 2025, uma edição limitada com sabor a pêssego, que estará disponível em todo o país a partir de maio, durante os meses mais quentes do ano. Esta novidade junta-se à gama de edições sazonais da marca, reforçando o portefólio com uma proposta pensada para os dias longos e descontraídos de verão.

A nova Red Bull Summer Edition combina o sabor doce do pêssego com um toque de casca cítrica e notas florais, mantendo a fórmula funcional do Red Bull Energy Drink original. A edição especial surge numa lata de 250 ml em tom magenta vibrante, reforçando o posicionamento da marca junto de um público jovem, urbano e ativo.

Este lançamento integra-se na estratégia da Red Bull de introduzir sabores sazonais que acompanham os ritmos e preferências do consumidor, valorizando momentos de lazer, eventos ao ar livre e o consumo ocasional em contexto de socialização. A edição de verão de 2025 vem complementar as já conhecidas Red Bull Apricot Edition (alperce-morango), Red Bull Yellow Edition (tropical), Red Bull Red Edition (melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, além das versões clássicas Red Bull Energy Drink, Red Bull Sugarfree e Red Bull Zero.

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