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O que pode ler na edição impressa de janeiro

Por a 28 de Dezembro de 2016 as 18:06
Leia a edição de janeiro de 2017 do HIPERSUPER

A primeira edição do ano de 2017 do jornal HIPERSUPER já está confecionada e começa a ser servida a tempo das leituras dos dias de descanso que marcam a transição de ano.

Num momento em que o comércio online já não é visto como uma realidade do futuro mas uma parte do presente, a loja online do Continente é a protagonista da capa de janeiro. É que a plataforma da cadeia da Sonae, a mais antiga insígnia alimentar presente no canal digital em Portugal, celebra já o 16º aniversário em 2017. Foi criada quando ainda 2,1% dos portugueses comprava online e tem hoje mais de 500 mil consumidores registados. O HIPERSUPER falou com o Head of Ecommerce da divisão de retalho alimentar do grupo da Maia, Pedro Santos, e descreve nesta edição a evolução das soluções digitais da distribuidora.

Mas há muito mais para ler. Fique a par…

DISTRIBUIÇÃO

Imaginarium reformula estratégia para sair do vermelho

Pioneira na produção de brinquedos educativos quando surgiu no mercado em 1992, a espanhola Imaginarium falhou mais recentemente a tentativa de liderar a nova tendência tecnológica. Para fazer face à quebra de resultados, retirou das suas lojas os tablets para crianças que tinha criado e deu um novo rumo à proposta de valor do negócio. Félix A. Tena, filho do fundador da cadeia e atual diretor executivo da insígnia de Saragoça esteve em Lisboa à conversa com o HIPERSUPER e levantou o véu da nova estratégia global.

Como a Sonae quer democratizar a alimentação saudável

Apesar de não ser o tema principal, vai encontrar muitas vezes a expressão “alimentação saudável” nesta edição. Sinal dos novos hábitos de consumo, que estão a modelar a oferta no mercado. No início de dezembro a Sonae abriu o primeiro supermercado Go Natural. Depois de pioneira no comércio online, o grupo é o primeiro grande “player” da distribuição nacional a criar uma área de negócio focada na alimentação saudável. Fique a conhecer como a empresa quer liderar a tendência

A primeira padaria bioartesanal do Porto

Depois de dois anos a vender para os lineares de mercearias biológicas e “gourmet”, incluindo o El Corte Inglés, a produtora Pão Nosso abriu a primeira loja própria. É a primeira padaria a abrir no Porto cujos produtos são biológicos e a produção é em parte artesanal. O fundador do negócio diz em entrevista que a invicta precisa de “novos conceitos de negócio que o capitalizem a nível internacional” e por isso instalou a nova inovadora padaria na cidade.

DeBorla quer expandir em Lisboa

25 milhões de euros é quanto a DeBorla vai investir nos próximos quatro anos em Portugal. Além de novas aberturas, a cadeia fundada em Ovar tem um novo conceito de loja que quer implementar em todo o parque, ambicionando ainda reforçar a posição na capital.

DATA CENTER

Dicotomia “saúde e prazer” dá primeiros passos no consumo fora de casa

“Em média, por semana, cerca de dois terços dos portugueses consomem algo fora de casa, gerando cerca de 893 mil ocasiões por dia”. Mais uma análise da consultora Kantar Worldpanel para o HIPERSUPER.

Os 20 maiores domínios do Retalho

Por sua vez, a já habitual colaboradora Camila Fonseca, da comScore Portugal, faz mais um retrato dos cibernautas que visitam as páginas de retalho nacional, listando os 20 maiores operadores de ecommerce.

ESPECIAL

Pastelaria e Padaria. Retalhistas e produtores reinventam oferta

Apesar de apresentar uma elevada penetração nos lares, o setor está a cair em vendas no retalho nacional, que modernizou a abordagem dada aos produtos de panificação e confeitaria presentes no linear para conquistar os consumidores pelo olfacto e conveniência. Por parte da produção desenvolvem-se conceitos alternativos e há uma maior valorização da produção nacional.

Propostas naturais recrutam consumidores

Já deve ter visto ou ouvido os anúncios do leite de pastagem da Terra Nostra, uma das mais recentes inovações no setor, o qual está a perder consumidores para propostas sem lactose e de origem vegetal. Além disso, a marca açoriana veio trazer para o mercado nacional uma nova categoria de produto.

COMÉRCIO ELETRÓNICO

Startup leva moda de autor nacional para mundo

A Minty Square é um plataforma que promove e vende peças exclusivas, sobretudo de moda, desenhadas por autores nacionais, quer novos talentos como conceituados designers que já utilizam o canal de vendas. A startup atraiu recentemente um investimento de um milhão de euros por parte de uma empresa de publicidade online que serve de passaporte para o mercado internacional. O HIPERSUPER quis saber mais e esteve à conversa com um dos fundadores.

Conhecer (quase) intimamente o cliente

Atualmente, há vários pontos de contacto entre os consumidores e as marcas. E se uma plataforma ajudasse a gerir todos os touchpoints e permitisse à empresa interagir com o consumidor através do canal que este prefere?

FMCG

A sustentabilidade no grande consumo

Os grandes “players” do setor do grande consumo reuniram para discutir a sustentabilidade no futuro da fileira. Que formatos de retalho vão crescer? Quais as tendências? Fique a par das conclusões do debate.

O que distingue o shopper sénior?

Assim se designa um recente estudo da consultora Nielsen sobre os consumidores seniores, que já representam uma grande fatia da população e consumo nacionais. Apesar disso, o mercado ainda não se mostra adaptado a este segmento. Fique a saber como se comporta este consumidor, desde o grau de fidelização às reações a promoções.

PONTO DE VENDA

Vending alarga a produtos premium

É uma estreante no HIPERSUPER. Catherine Louraco, fundadora da empresa francesa de estudos de mercado Louraco Research&Consulting, dá conta da dinâmica de adesão às vending machines que se observa em França. Retalhistas de vários setores estão a optar pela venda automática em detrimento das lojas.

Sinalética digital para exterior e interior

A Samsung renovou o portefólio de sinalética digital para Portugal. Conheça a nova oferta da multinacional para o mercado nacional de sinalética, que vale 12 milhões de euros.

ENTREVISTA

“Mercado português de brinquedos vale 170 milhões de euros”

Em discurso direto, Ricardo Feist, Managing Director Sales & Marketing da portuguesa Concentra, faz o balanço da evolução do modelo de negócio da empresa, desvenda o que será o futuro da mesma e avalia as tendências do mercado de brinquedos.

OPINIÃO

Sacos de plástico, o último item do carrinho

Sabia que Portugal é o País europeu que mais consome sacos de plástico no retalho? O consultor Miguel Murta Cardoso reflete sobre as medidas tomadas pelo Governo para combater a dinâmica. Será que estão a resultar num menor impacto ambiental?

Tudo a postos para mais um ano e muitos desafios

Carlos Carvalheira, Account Executive da SAS, faz o ponto de situação da atividade de retalho, para que não se volte a cometer os erros de 2016, e descortina ainda os desafios para o novo ano.

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