Distribuição Homepage Newsletter

Único shopping reconhecido na União Europeia pela sustentabilidade é português

Por a 19 de Dezembro de 2016 as 12:52

O Almada Forum é o único centro comercial, a nível mundial, registado na EMAS (Environmental Management and Audit Scheme), instrumento da União Europeia criado para auditar e ajudar as organizações no cumprimento as regras e requisitos de gestão ambiental.

Pela sétima vez, o centro comercial de Almada, no distrito de Setúbal, recebeu o reconhecimento EMAS respeitante ao padrão de regras e cumprimento dos requisitos fixados pela entidade europeia.

“Desde o momento da projeção que o centro segue um carácter de sustentabilidade, tendo nos seus princípios básicos práticas como uma eficiente gestão energética, com medidas para a racionalização e redução dos consumos energéticos; monitorização do consumo de água em todo o centro; identificação e tratamento específico para todos os resíduos produzidos pelo shopping; recorrente preocupação e acompanhamento do impacto ruidoso da atividade do centro; verificação do impacto da sua existência para a biodiversidade”, dá conta em comunicado o centro da Multi Portugal.

Desta forma, o Almada Forum é o primeiro shopping e o único a nível mundial a obter o reconhecimento da EMAS, estando entre as organizações “sustentáveis” registadas na entidade.

Segundo a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), “a principal motivação para a tomada de medidas de sustentabilidade urbana e ambiental na gestão dos centros comerciais reside essencialmente na necessidade de redução dos custos de funcionamento. A preocupação deve assumir novas dimensões, com os centos a mostrarem um caráter sustentável, desde logo, a partir da projeção dos edifícios, como aconteceu com o Alamda Forum”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *