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Alimentação e Bebidas

Como a Sonae pretende democratizar a alimentação saudável

A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta […]

Ana Catarina Monteiro
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Como a Sonae pretende democratizar a alimentação saudável

A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta […]

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Ana Catarina Monteiro
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A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta é biológica. As vendas de bens orgânicos ascenderam a 21 milhões de euros no País em 2011.

 

É evidente que o consumidor está mais atento ao impacto da alimentação na saúde e ao modo como são produzidos os alimentos. Há cinco anos que os produtos frescos não ocupavam tanto espaço nos carrinhos de compra dos portugueses, representando 36,6% do total das vendas, efetuadas entre janeiro e setembro deste ano, no mercado de grande consumo em Portugal. De acordo com dados da consultora Kantar Worldpanel, a procura de alimentos frescos cresce à boleia da tendência de uma maior preocupação com a alimentação saudável entre os portugueses, destacando-se o aumento das compras  de “cereais muesli, iogurtes funcionais, massas integrais, congelados não preparados, bolachas saudáveis, sumos de fruta, entre outros”.

À medida que cada vez mais indivíduos adotam uma alimentação vegetariana ou vegan, por outro lado, há uma maior apetência dos consumidores para a compra de produtos mais naturais, livres de químicos ou substâncias como a lactose ou o glúten. Ao mesmo tempo alarga a procura por produtos funcionais, como os suplementos ou as vitaminas, que fornecem energia para a prática de desporto ou ajudam no combate ao excesso de peso.

Quando um dos principais “players” do retalho nacional cria uma nova área de negócio para responder à tendência, é notório que a procura está a modelar a oferta. A divisão de retalho alimentar da Sonae estreou a nova insígnia de supermercados Go Natural, com a qual pretende democratizar o acesso à alimentação saudável. A primeira unidade do novo negócio, que tem como diretor Luís Marques, abriu no início de dezembro no número 85 da Avenida 5 de outubro, em Lisboa, depois de nove meses de preparação.

Cinco novas lojas em 2017

 

O formato de supermercado de rua conjuga restauração e mercearia. Nos lineares, abastecidos por 80 fornecedores, maioritariamente estrangeiros, encontram-se mais de 4000 referências de produto, divididas entre 40 diferentes categorias, que compõem as zonas de frescos, higiene e beleza, congelados, refrigerados, limpeza do lar, venda a granel e de produtos de conveniência como o espaço “Grab and Go”, onde se encontram por exemplo as sopas pré-preparadas. A loja está organizada numa simbologia de seis cores que ajudam a identificar os produtos indicados para vegetarianos, vegans, os que são biológicos (mais de 80% da oferta), os que não contêm glúten ou açúcar, os dietéticos e os de nutrição desportiva.

Nos 350 metros quadrados de área de venda há também uma zona de restauração, com capacidade para acolher 40 clientes sentados, que oferece menus de cafetaria para pequeno-almoço e lanche. 50 dos ingredientes utilizados na confeção dos mesmos, incluindo o leite e o café, são biológicos. As embalagens, por sua vez, são biodegradáveis.

A Sonae MC prevê estender a cadeia especializada em alimentação saudável a mais cinco lojas em 2017, privilegiando aberturas na rua e em centros urbanos de Porto e Lisboa, como explicou durante a apresentação do novo conceito Inês Valadas, administradora da Sonae MC. Antes de alargar a rede de lojas, o grupo quer operar nos próximos meses de forma exclusiva esta primeira loja.

Luis Marques, diretor Sonae MC

Luis Marques, diretor Sonae MC

Sonae adquire 51% da Go Well

 

O formato especializado em alimentação saudável é original do grupo mas o nome deriva de um acordo de licenciamento com a marca portuguesa de restauração Go Natural. Após sondar os consumidores, a Sonae verificou que “95% dos portugueses associa aquela marca a um estilo de alimentação saudável e 45%” confessa já ter visitado um dos 22 restaurantes da cadeia de fast food saudável distribuídos pelo País.

A abertura da loja dá-se uns dias depois de a empresa sediada na Maia anunciar a aquisição de uma participação maioritária de 51% da Go Well, empresa detentora da Go Natural que obteve em 2015 um volume de negócio de 6,4 milhões de euros. A operação está ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

Os restaurantes da marca, tipicamente localizados em centros comerciais, mantêm a mesma designação e continuam nas mãos da Go Well, que tem ainda a seu cargo a gestão das áreas de restauração dos novos supermercados da Sonae. A administradora da divisão de retalho alimentar considera que os dois negócios sob alçada da mesma marca são compatíveis, descartando a possibilidade de abrir supermercados Go Natural em shoppings, território onde o grupo está presente com os hipermercados Continente. O objetivo delineado para o formato de grandes dimensões passa por introduzir uma zona dedicada exclusivamente à alimentação saudável em todo o parque de lojas.

Por sua vez, a cadeia de restaurantes prossegue com uma dinâmica de expansão independente. Abre “em breve o primeiro estabelecimento de rua”, revelaram Joana e Diogo Martorell, fundadores da Go Natural, na apresentação do novo conceito.

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Loja online e produtos de marca própria

 

Com esta nova insígnia, a Sonae pretende democratizar a categoria de alimentação biológica e saudável em Portugal, trazendo para este tipo de produtos, que apresentam preços acima da média, “uma forte dinâmica promocional” através de folhetos e descontos em cartão. A loja deve estender-se “nos próximos meses” ao ecommerce. O canal online “está a ser preparado”, tendo como foco “oferecer informação técnica completa sobre alimentos e suas aplicações”. A insígnia terá uma loja virtual, à qual os utilizadores poderão aceder através do site do Continente.

Além disso, a administradora admitiu que a empresa está “a preparar novas gamas de fornecedores internacionais para acrescentar à sua marca própria durante o próximo ano”. O grupo detém neste momento a marca de produtos saudáveis Área Viva.

Apesar de não ser um conceito direcionado especificamente para os artigos produzidos biologicamente, “mais de 80% da oferta” dos supermercados Go Natural apresenta certificação biológica. “Nas áreas dos frescos, da venda a granel e em larga parte da mercearia os produtos são totalmente biológicos”. O público-alvo são sobretudo “os consumidores que querem entrar no mundo dos alimentos cultivados e processados de forma natural”, sendo que “as famílias com filhos pequenos são as primeiras a adotar esta tendência”, nota o grupo depois de analisar o mercado nacional e internacional.

Biológicos atingem vendas de €24 mil milhões na Europa

 

Inês valadas, administradora Sonae MC

Inês valadas, administradora Sonae MC

A Sonae MC viajou pelo mundo e verificou que nos últimos três anos o mercado de “alimentação nutritiva cresceu anualmente 11,2%” e as vendas de produtos biológicos sobem a um ritmo de “6% por ano”.

As vendas a retalho de produtos biológicos na União Europeia (UE) duplicaram em menos de dez anos, a partir dos 11,1 mil milhões de euros verificados em 2005 para 23, 9 mil milhões de euros registados em 2014. No mesmo ano, observou-se uma subida de 7,4% face ao período homólogo, segundo o estudo sobre a alimentação orgânica na Europa elaborado este ano pela IFOAM (Federação Internacional da Alimentação Biológica). A nível global, os bens biológicos atingiram vendas de 62,6 mil milhões de euros em 2014, refletindo uma subida de 8,7% em comparação com o ano anterior.

O consumo per capita deste tipo de alimentos entre os países da UE, contando ainda com os 28 membros, assenta nos 47,4 euros, sendo os consumidores dos países nórdicos os que mais compram produtos orgânicos. “Na Dinamarca há a ambição de que toda a produção de alimentos seja biológica”, destaca Inês Valadas.

A agricultura biológica representava há dois anos 5,7% no total da atividade agrícola desenvolvida nos Estados-membros da UE, o que significa que há ainda muito espaço para se poder expandir as culturas. Como explicou recentemente em entrevista ao HIPERSUPER o presidente da associação portuguesa de agricultura biológica Agrobio, Jaime Ferreira, este tipo de produção na Europa está a crescer entre “10% e 15% por ano e os volumes de faturação das maiores empresas produtoras e distribuidoras aumentam anualmente entre os 25 e os 30%”.

Venda de bens biológicos vale €21 milhões em Portugal

 

No mercado nacional, os dados mais recentes comprovam que as vendas de produtos biológicos ascenderam em 2011 aos 21 milhões de euros.

Nas lojas Continente, a venda de alimentos naturais e saudáveis “está a crescer a dois dígitos”. O que dá tranquilidade ao grupo na ambição de tornar a nova insígnia de retalho líder do mercado nacional, onde enfrenta como principal concorrente “a cadeia Celeiro”, que segue um conceito semelhante. A insígnia detém cerca de 30 lojas a nível nacional, das quais dez oferecem também espaço de restauração e 18 incluem refeições “Take away”. Além disso, disponibiliza loja online desde 2014 cartão de fidelização e aconselhamento técnico.

O grupo está também a “montar uma escola para dar formação específica” aos colaboradores que vão operar os supermercados Go Natural. A equipa de 18 colaboradores do primeiro espaço inclui desde psicólogos a nutricionistas, que estagiaram durante quatro meses entre as lojas do grupo, como as da insígnia Well’s, e junto dos agricultores.

No horizonte, a longo prazo, da divisão de retalho alimentar do grupo nacional está o desígnio de exportar o novo conceito de alimentação saudável. A empresa “já tem preferência dos mercados externos” para onde levar os novos supermercados especializados, explica, sem concretizar, a administradora da Sonae MC.

 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva

Disponível, a partir deste mês, em todos Portugal Duty Free nos aeroportos nacionais embalagens exclusivas de Licor Beirão, com ilustrações personalizadas das regiões do país onde as lojas estão localizadas: Lisboa, Porto, Algarve, Açores e Madeira.

A ideia pretende celebrar as características de Portugal junto de todos os viajantes que diariamente passam pelos aeroportos nacionais, que podem levar uma lembrança carregada de Portugalidade para casa: Licor Beirão embalado numa caixa com uma ilustração rica da essência dos principais pontos turísticos nacionais.

“Na Portugal Duty Free valorizamos a Portugalidade e o que de melhor se produz no nosso país. Queremos que cada passageiro que passe pelas nossas lojas, leve uma boa recordação de Portugal, por isso, apostamos num portfólio vasto em produtos e marcas nacionais, desenvolvendo iniciativas ao longo do ano que os destaquem. Termos Licor Beirão, marca que é um símbolo nacional, a desenvolver este packaging especial a pensar nos nossos clientes vem, precisamente, ao encontro da nossa estratégia e é uma mais valia na nossa oferta”, refere Cláudia Carvalho, diretora de marketing da Portugal Duty Free.

“Portugalidade faz parte da nossa essência, não fossemos nós O Licor de Portugal! É por isso que, como a bebida preferida dos portugueses, queremos levar Portugal em cada garrafa, não só pelo nosso precioso líquido, mas também por um packaging, uma ilustração, que é quase uma ode a Portugal. São edições como estas que nos enchem de orgulho e que sabemos que irão fazer a diferença na escolha de produtos portugueses pelos viajantes que passam diariamente pelos nossos aeroportos”, acrescenta Daniel Redondo CEO do Licor Beirão.

 

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Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade

A Arcádia apresenta o novo packaging das suas bolachas artesanais inspirado nas patisseries parisienses e no famoso “chá das 5” inglês.

 

O lançamento da embalagem é feito esta semana, no âmbito do Dia dos Avós, que se assinala no dia 26 de julho, já que as linhas – o elemento central do design – remetem também para as memórias entre netos e avós.

Numerados de 1 a 5 e com cores diferentes associadas a cada sabor, os pacotes mantêm no seu interior a mesma receita que faz parte da história da marca portuense, nas versões chocolate, manteiga, canela, limão e caramelo. A embalagem conta igualmente com uma janela transparente que permite uma maior visibilidade do produto.

No seguimento desta renovação, a marca avança em comunicado que está ainda prevista para setembro a aplicação do novo conceito gráfico à da lata de sortido de bolachas, mantendo o seu estilo vintage, resistente e duradouro.

 

Sobre o autorHipersuper

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SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril

De 28 a 30 de abril de 2025, a FIL, em Lisboa, volta a receber mais uma edição da SagalExpo. Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se num evento que promove a inovação e a excelência das marcas e produtos portugueses.

A próxima edição da SagalExpo já tem data: de 28 a 30 de abril de 2025, a FIL volta a receber aquela que é considerada a maior plataforma para a exportação de marcas e produtos portugueses do setor agroalimentar.

A organização lembra que num momento em que a procura global por produtos de elevada qualidade aumenta, a SagalExpo é o espaço certo para impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e abrir portas a novos mercados.

Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se em Lisboa para um evento, promovido pela Exposalão, que promove o networking, a promoção da inovação e a presença das empresas portuguesas no cenário internacional.

Na última edição, nos dias 15, 16 e 17 de abril, a SagalExpo reuniu 380 empresas e mais de 1100 compradores estrangeiros.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Minsait Portugal tem novo diretor-geral

Vasco Mendes de Almeida vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço) com o objetivo de executar o plano estratégico do Grupo. Pedro Madeira Rodrigues nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

A Indra Group (Indra/Minsait) renovou a direção em Portugal e nomeou Vasco Mendes de Almeida como novo diretor-geral no país. A prioridade de Vasco Mendes de Almeida, que vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço), será o desenvolvimento do Plano Estratégico Leading The Future, que prevê um crescimento significativo da empresa em Portugal, tanto no negócio das tecnologias de informação como no da defesa.

Vasco Mendes de Almeida, que reportará a Pedro García, diretor da Minsait na Europa, tem um longo percurso na empresa, onde ocupou diversos cargos de gestão, tanto nas áreas de mercado como das operações. Nos últimos anos, liderou as áreas de desenvolvimento de negócio, estratégia e alianças. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e tem um mestrado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

“Portugal representa, para a Minsait e para o Grupo Indra no seu conjunto, um país com um elevado potencial e com um papel importante no desenvolvimento do novo Plano Estratégico Leading the Future. No âmbito  deste plano, prevemos um crescimento significativo nos próximos anos, que será liderado por uma equipa de gestão renovada e com um amplo conhecimento da geografia e do mercado português, confirmando a aposta da empresa no talento local”, refere Vasco Mendes de Almeida.

Em Portugal, a empresa era liderada desde 2019 por Vicente Huertas, que foi nomeado diretor das filiais no Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, também com a prioridade de impulsionar o crescimento nestes países, de acordo com as linhas do Plano Estratégico Leading The Future.

Para além de Vasco Mendes de Almeida, a empresa anunciou ainda a nomeação de Pedro Madeira Rodrigues como diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

Pedro Madeira Rodrigues, com funções executivas na Minsait há cinco anos, foi anteriormente, entre outros cargos, Diretor-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Chefe de Gabinete do Ministro da Economia. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui ainda um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com formação executiva pela Harvard Business School (Program for Leadership Development) e pela AESE (Programa de Alta Direção de Empresas).

Sobre o autorHipersuper

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Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real. “A chegada do quiosque da Nespresso ao […]

A Nespresso acaba de abrir um quiosque no Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, situado em Vila Real.

“A chegada do quiosque da Nespresso ao Nosso Shopping é mais uma prova da capacidade do nosso centro comercial em trazer grandes marcas para a região, representando um marco significativo para a cidade de Vila Real. Esta nova insígnia vem complementar a já ampla oferta comercial do Nosso Shopping, proporcionando aos nossos clientes ainda mais variedade e qualidade, consolidando-nos como o centro comercial de referência em Trás-os-Montes”, afirma Roberto Senra, diretor do Nosso Shopping.

 

 

 

 

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Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica”, sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

A empresa Aquaservice adquiriu recentemente a Eden Springs Portugal que, até à data, era propriedade da Primo Water Corporation, de origem norte-americana.

Desta forma, a empresa líder em Espanha na distribuição de água em garrafão com dispensador, une o mercado espanhol e português com o objetivo em ser líder no serviço de água em garrafão com dispensador da Península Ibérica, com cerca de 750.000 clientes residenciais e empresas, 70 delegações, 7 centros de produção localizados em nascentes de água mineral natural e água de nascente e uma equipa de 3.600 pessoas.

“Esta operação representa um sucesso importante na nossa estratégia de expansão internacional e fortalecimento da nossa posição na Península Ibérica. Além disso, esta aquisição permite-nos oferecer um maior valor acrescentado aos nossos clientes, graças à integração das nossas capacidades e aproveitamento de sinergias entre ambas as empresas” sublinha Alberto Gutiérrez, CEO da Aquaservice.

“Acreditamos que esta aliança estratégica impulsionará um crescimento exponencial para nos consolidarmos como o líder indiscutível na distribuição de água em garrafão com dispensador, em Espanha e Portugal. Estou entusiasmado com as oportunidades que esta união trará a todos. Gostaria ainda de aproveitar esta ocasião para reconhecer o trabalho, a dedicação e o talento das pessoas que formam toda a equipa da EDEN. A sua experiência e conhecimento são fundamentais para o sucesso futuro da organização conjunta. Damos as boas-vindas aos 150 colaboradores da Eden Portugal e aos seus 45.000 clientes que se juntam à família Aquaservice.”, acrescenta.

Paulo Rodrigues, country manager Eden Portugal explica que: “estamos muito satisfeitos em nos unir à família da Aquaservice, uma empresa que partilha os nossos valores a nível de inovação, qualidade e excelência no serviço. Esta operação representa uma excelente oportunidade de fortalecer a nossa presença na Península Ibérica e melhorar ainda mais a oferta aos nossos clientes. Acreditamos firmemente que a combinação das nossas forças com as da Aquaservice permitirá alcançar novas metas e oferecer produtos e serviços ainda mais inovadores. Esta integração não irá beneficiar apenas os nossos clientes, mas também os nossos colaboradores e parceiros, através da criação de um ambiente de crescimento e novas oportunidades”.

A Deloitte Financial Advisory atuou como consultora financeira a nível fusões e aquisições da Aquaservice nesta operação, enquanto a Garrigues, empresa internacional de serviços jurídicos, atuou como consultor jurídico.

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Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, anuncia o Einstein Service Agent, o primeiro agente de IA totalmente autónomo da Salesforce.

A Salesforce afirma que o Einstein Service Agent “torna os chatbots convencionais obsoletos, tendo a sua capacidade de compreender e agir perante ampla gama de problemas de serviço, sem cenários pré-programados, ajudando a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente”.

Construído na plataforma Einstein 1, o Einstein Service Agent interage com grandes modelos de linguagem (LLMs), analisando o contexto completo da mensagem do cliente e, em seguida, determinando, de forma autónoma, as próximas ações que devem ser tomadas.

Utiliza IA generativa para criar respostas conversacionais – fundamentando as suas respostas em dados de negócios confiáveis ​​de uma empresa, incluindo dados do CRM da Salesforce – adaptadas à voz, ao tom e às diretrizes da marca de uma empresa.

Está disponível 24/7, para comunicar com os clientes em linguagem natural, responder em portais de auto-atendimento e canais de mensagens, e executar tarefas de forma proativa enquanto opera dentro de barreiras claras que as empresas podem definir, através da utilização da Plataforma Einstein 1.

“Quando surgem problemas mais complicados e de alto contacto, que requerem o contacto com um trabalhador humano com base nos parâmetros definidos pela empresa, o Einstein Service Agent realiza a transferência de forma rápida”, informa ainda a Salesforce.

O serviço está atualmente em fase piloto, mas a empresa afirma que estará disponível ainda este ano.

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Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, Portugal registou, no 1º semestre, um aumento de 49% no volume de investimento no setor de retalho alimentar em relação ao ano anterior.

De acordo com o mais recente relatório de retalho da Savills, o setor de retalho alimentar europeu apresenta perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos. A análise conclui que a melhoria do índice de confiança dos consumidores, a diminuição da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento previsto nas vendas a retalho são bons indicadores para consumidores, retalhistas e investidores.

O aumento do consumo impulsionará os planos de expansão dos principais operadores, acelerando a abertura de novos espaços. Estes fatores desempenharão um papel significativo no estímulo ao apetite dos investidores e no incremento dos volumes de investimento para o segmento.

“Em Portugal, os operadores alimentares nacionais e internacionais têm planos de crescimento ambiciosos. As transações deste tipo de ativo têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. O volume do primeiro semestre de 2024 ascendeu a 58 milhões de euros, um aumento de 49% face ao primeiro semestre de 2023. O interesse dos investidores nesta classe de ativos tem aumentado, suportado pela resiliência deste segmento, que goza de sólidos fundamentos de mercado com elevada resistência aos ciclos económicos.”, comenta José Galvão, head of retail na Savills Portugal.

Já  James Burke, global cross border investment da Savills, afirma que “embora a falta de stock possa limitar o número de transações, os negócios de sale & leaseback e as fusões e aquisições apoiarão a atividade no mercado. Esperamos continuar a assistir à consolidação dos portfólios à medida que os grandes intervenientes no setor do retalho alimentar procuram aumentar a sua quota de mercado”. “Espera-se que as yields dos supermercados permaneçam estáveis ​​durante o resto do ano e comecem a subir em 2025, à medida que as taxas de juro em toda a Europa caem e os investidores procuram aumentar a sua exposição ao mercado.”, acrescenta.

Larry Brennan, head of european retail Agency da Savills, sublinha que “estamos a começar a assistir a um aumento na preferência dos consumidores por lojas de conveniência e de menor dimensão, levando muitos retalhistas a concentrarem-se em lojas ‘express’ no centro da cidade e a reduzirem o formato de hipermercado maior”. Para o responsável, “as lojas independentes e de conveniência, que se tornaram cada vez mais proeminentes desde o início da pandemia, permitem aos consumidores fazer compras mais pequenas, mais frequentes e essenciais, perto das suas casas” e que,  como resultado, “os compradores tornaram-se muito mais dependentes do que é local e menos frequentes nos supermercados maiores. Isto está a fazer com que muitos retalhistas repensem a sua presença com hipermercados.”.

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MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras conceituadas insígnias do grupo no Famalicão Retail Park.

A MO abriu a loja Famalicão Retail, em Vila Nova de Famalicão, localizada na galeria comercial Famalicão Retail Park.

A nova loja da marca de moda da Sonae junta-se a outras insígnias do grupo.

Com uma estrutura moderna em termos de design e decoração e uma área de 549 m quadrados, a loja disponibiliza a coleção mais recente da MO, que inclui uma seleção de vestuário, calçado e acessórios para adultos e crianças, “caracterizados pela sua praticidade e versatilidade, mantendo sempre preços competitivos”, apresenta a marca.

A Sonae refere-se a esta nova loja como mais um passo na expansão e fortalecimento da MO no distrito de Braga, especialmente na cidade de Vila Nova de Famalicão. A nova loja está aberta ao público todos os dias, das 09h às 21h.

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Oakberry abre duas lojas em Coimbra

As lojas Oakberry de Coimbra estão estão localizadas na Baixa da cidade e no Centro Comercial Alma Shopping

Coimbra foi a cidade escolhida para duas das lojas Oakberry. Os novos espaços estão localizados em dois pontos estratégicos da cidade – Baixa Coimbra Centro Comercial Alma Shopping – e vêm fortalecer presença da marca na zona centro país.

Conhecida pelas clássicas bowls, smoothies naturais e a uma vasta variedade de combinações, a marca investe no conceito de lifestyle ligado à saúde, bem-estar e desporto, sem esquecer as preocupações ambientais, como refere Ricardo Cherto, managing partner OAKBERRY.

Localizada no número 10 da Rua dos Gatos, a loja da Baixa de Coimbra está no coração da cidade. Já a loja do Alma Shopping atua como estratégia, sendo o centro comercial de eleição da zona.

Fundada em 2016, a Oakberry tornou-se um fenómeno de vendas no Brasil, tendo alargado fronteiras em 2018, ao abrir a sua primeira loja nos Estados Unidos. Está presente em 40 países, nos cinco continentes.

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