Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição impressa que assinala o 27º aniversário do HIPERSUPER

Por a 6 de Dezembro de 2016 as 16:52

Em dezembro de 1989, a imprensa portuguesa especializada em retalho ganha uma nova dimensão. Nasce nesse mês o jornal de negócios HIPERSUPER, com a missão de informar os profissionais ligados ao grande consumo, distribuição, comércio e indústria. 27 anos depois, este é o jornal mais lido entre as publicações especializadas na área (fonte: Similar Web).  O jornal está de Parabéns assim como todos os leitores que garantem a continuidade deste projeto.

Este foi mais um ano de renovação do Hipersuper que em meados de 2016 surge com uma nova imagem e abordagem ao consumo digital, além de ter enriquecido os conteúdos com a criação de categorias e parcerias para uma análise de informação mais rigorosa. Um forma de expressar o nosso MUITO OBRIGADO a todos os que acompanham o nosso trabalho.

Nesta última edição do ano, e para festejar o aniversário, convidamos três figuras que representam o comércio, físico e online, e a logística para deslindar o passado e o futuro das atividades que em sinergia impulsionam o consumo. João Vieira Lopes (presidente da Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), Alexandre Nilo Fonseca (presidente da Associação Portuguesa para a Economia Digital) e João de Castro Guimarães (diretor-geral da entidade de codificação e marcação GS1 Portugal) aceitaram o desafio.

Quanto ao tema de capa, a cadeia Mercadona é a protagonista desta edição. A retalhista espanhola fez correr muita tinta quando este ano anunciou que Portugal é o destino escolhido para iniciar a internacionalização. Chega cá em 2019 mas, até lá, como os atuais “players” em território luso se devem preparar? Antecipamos o que vai mudar no retalho nacional com a entrada da cadeia líder do país vizinho.

Mas há muito mais para ler…

DISTRIBUIÇÃO

Lidl vende roupa em 10 mil lojas

Entre as quais estão as lojas portuguesas. A cadeia de origem alemã está a reforçar o investimento em moda, como se notou quando, em setembro passado, foi instalada em Hamburgo, Alemanha, uma loja pop up para divulgar a sua marca própria Esmara. A roupa é desenhada internamente e fabricada por produtores certificados.

Conhecer Trás-os-Montes sem sair de Lisboa

Não é preciso sair de Lisboa para conhecer – e comprar – as iguarias típicas, artesanalmente fabricadas, de Trás-os-Montes. Basta ir à Banca de Pau, um conceito idealizado por dois amigos de Mirandela, onde cabe um restaurante, uma mercearia e uma loja grossista em simultâneo.

COMÉRCIO ELETRÓNICO

CTT Expresso lança nova solução para ecommerce

Está oficialmente disponível o serviço e-Segue da CTT Expresso para as empresas que vendem online. A diferenciação está na maior flexibilidade e informação que coloca nas mãos do cliente final. A divisão da empresa de distribuição postal dedicada ao tratamento e transporte de mercadorias espera que este serviço pese “30% da faturação” daqui a um ano.

ENTREVISTA

A plataforma lusa que introduziu o ecommerce no Facebook

A portuguesa Facestore permite vender diretamente a partir das páginas das empresas nas redes sociais. Mas não só. A plataforma nasceu em 2013, ano em que venceu o prémio de Empreendedorismo da Comissão Europeia. Conta já com escritórios em Manchester e, após o Reino Unido, os próximos mercados onde se instalar podem ser a Índia ou os EUA. Entrevistámos o CEO da empresa, Paulo Barbosa.

ESPECIAL SEGURANÇA NO PONTO DE VENDA

Lojas portuguesas entre as mais seguras do Mundo

Portugal é o sexto país onde os furtos e erros se notam menos nos resultados dos retalhistas.  Em matéria de segurança, os pontos de venda lusos são um exemplo a seguir.

ESPECIAL BACALHAU

Distribuição “vende com prejuízo”

Em época natalícia, medimos a indústria e comércio de bacalhau. O preço da matéria-prima subiu mas não se repercutiu no consumo.

DATA CENTER

Soluções para retalhistas: fontes de financiamento alternativas a curto prazo

Se, após o fecho de contas deste ano, pretende contratar uma nova solução financeira para o seu negócio de retalho, aqui está o guia das alternativas mais benéficas elaborado pelo ComparaJá.pt.

Charcutaria, o reino dos Queijos

A consultora Kantar Worldpanel analisa em exclusivo para esta edição a charcutaria, categoria 14% mais promocionada que a média dos produtos frescos em Portugal. Entre queijos, fiambres e enchidos, o primeiro é o rei da charcutaria.

Como o Regresso às Aulas impactou audiência online

Camila Fonseca, sales director da comScore Portugal, faz o retrato do comportamento online dos portugueses durante a época de maior consumo de materiais escolares. A procura dos melhores preços de livros comanda as visitas, mas a tecnologia, vestuário e mobiliário e outros produtos essenciais para que nada falte aos estudantes cabem também nesta análise.

FMCG  

Nacional quer crescer à boleia dos mais jovens

O slogan “O que é nacional é bom” marca um caminho de fidelização que a Nacional tem vindo a percorrer. João Paulo Rocha, diretor de Marketing da produtora com 167 anos explica a estratégia para alcançar agora os consumidores mais jovens.

A ciência na nutrição animal

Ao entrar em 2002 no grupo Mars, a Royal Canin saltou para o Top 5 das marcas de Pet Food mais vendidas em Portugal. Veterinários, lojas de animais e criadores marcam o modelo de distribuição especializada da produtora de alimentos para animais de estimação.

Quem disse que a cerveja não pode ser sofisticada?

A cerveja está a perder adeptos desde o início da década. Inclusivamente no Governo, que tem aumentado sucessivamente a carga fiscal sobre o setor. A Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja pensa que a bebida não está a ter o devido reconhecimento e aposta na gastronomia para mostrar aos consumidores que o seu lado sofisticado. Para isso, trouxe ao País a beer sommelier belga Sofie Vanrafelghem, que tem feito este trabalho a nível mundial. Fomos saber o que pensa do setor em Portugal.

PONTO DE VENDA

Realidade Aumentada: Nova “montra” para marcas

Nesta edição saiba como usar a Realidade Aumentada para dar novas experiências aos consumidores, como já o fazem os CTT, a Deco e a Revigrés com a ajuda da IT People Innovation. A tecnológica lusa criou uma plataforma através da qual as marcas podem construir um interação em RA com clientes.

A arte de impactar o consumidor na loja

As melhores campanhas de marketing no ponto de venda realizadas ao longo do ano passado em Portugal foram reveladas nos POPAI Awards 2016. Falamos com o presidente do júri para perceber a dinâmica atual desta indústria nacional, que será pela primeira vez representada nos POPAI Awards globais, a decorrer no próximo ano em Las Vegas.

LOGÍSTICA

Dos carros às casas. O futuro da eficiência logística

O número de veículos elétricos a circular em Portugal “duplicou” no último ano em Portugal e este ano supera os quatro mil. A líder mundial neste setor do ramo automóvel Nissan trouxe a Portugal o debate sobre o futuro da eficiência energética, no ano em que a empresa lançou a solução Xstorage para armazenamento de energia em casa.

Jungheinrich assina todas as partes do empilhador

A marca alemã está também empenhada no compromisso com a eficiência energética. Para converter a sua oferta, a empresa produz as próprias baterias de iões de lítio.

OPINIÃO

Trump, o TTIP e o retalho: Crise ou Oportunidade?, questiona Sérgio Pereira, diretor-geral da plataforma ComparaJá.pt

Nova Regulamentação de Proteção de dados: mais um desafio para o Retalho, diz Carlos Carvalheira, Account Executive do SAS

Competitividade, internacionalização e tecnologia: o futuro dos transportes passa por aqui, segundo Gustavo Paulo Duarte, presidente da ANTRAM

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *