FMCG Homepage Newsletter

Ministro da Agricultura: “Há muitos obstáculos na internacionalização dos produtores de azeite”

Por a 30 de Novembro de 2016 as 17:48

O seminário “O sector do Azeite em Portugal – crescimento e competitividade”, decorreu no passado dia 28 de novembro, Dia Mundial da Oliveira, no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

No evento organizado pela Casa do Azeite, que celebra este ano o 40º aniversário, Luís Capoulas dos Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, disse que há “muitos obstáculos na internacionalização dos produtores” nacionais de azeite, reforçando a intenção de o Governo continuar a apoiar o setor.

Na campanha oleícola de 2015/16, a produção portuguesa aumentou 79% face à anterior, atingindo as 109 052 toneladas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, citados em comunicado pela Casa do Azeite. Este foi a “terceira maior produção dos últimos 100 anos”, devido não só às condições atmosféricas e do solo como à produção de novas áreas de olival, principalmente no Alentejo, região que representa cerca de 75% da produção de azeite no País.

Luís Folque, presidente da “casa” que promove os produtores e embalados de azeite de marca, sublinhou, por sua vez, o “aumento da qualidade do azeite português, do qual cerca de 75% é virgem extra”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *