Homepage Newsletter Ponto de Venda

Fotografia da utilização de pagamentos contactless na Europa

Por a 28 de Novembro de 2016 as 11:40

Um total de 165 milhões de cartões contactless circulam pela Europa, continente onde existem 3,4 milhões de terminais habilitados para NFC, tecnologia de comunicação por campo de proximidade. A utilização destes cartões que dispensam PIN acelerou 52% em 2016 face ao ano anterior, uma tendência não se encontra apenas reservada para os consumidores mais jovens, segundo o estudo Digital Payments 2016 da Visa.

“A aceitação desta tecnologia para pagamentos aumentou em todas as faixas etárias, o maior aumento revela-se na faixa etária dos 55 aos 64 anos, que registou um crescimento de 64%, desde 2015”.

Segundo a mesma fonte, os utilizadores europeus destes cartões encontram-se dispostos a utilizar mais um dispositivo móvel como forma de pagamento numa loja (52% versus 32% de utilizadores não contactless), a efetuar compras através de uma aplicação do retalhista (49% versus 31%) e para o pagamento de uma refeição (50% versus 30%).

Novos métodos de pagamento

Por outro lado, os consumidores também reconhecem as vantagens de outros novos métodos de pagamento. Em 2016, 44% das pessoas inquiridas no estudo admitiram utilizar aplicações de pagamento móvel, face aos 38% registados no ano passado. Quase metade (46%) concorda que dispor da opção de pagamento através do próprio dispositivo móvel ou wearable torna mais fácil a compra dos bens de que necessitam.

Esta conveniência adicional promove igualmente a aceitação do uso da carteira digital através diversos canais de compra. Os consumidores europeus estão interessados em utilizar carteiras digitais para efetuar compras cara-a-cara (37%), através de aplicações (51%), assim como online (56%). A maior conveniência (61%) e a capacidade de pagar a qualquer momento, em qualquer lugar (59%), constituem os principais benefícios para estes consumidores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *