Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Europa recebe mais 8,1 milhões de m2 em shoppings. Promotores apostam forte em espaços de lazer

Por a 24 de Novembro de 2016 as 9:29
Digital signage

A Europa vai receber até ao final de 2017 mais 8,1 milhões de metros quadrados (m2) de centros comerciais, segundo a última edição do European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela Cushman & Wakefield (C&W). Se todos os projetos forem concluídos como previsto, no final do próximo ano a área comercial de shoppings no velho continente registará 164,4 milhões de metros quadrados.

Há uma característica comum nas novas construções. Os promotores procuram diferenciar a oferta com uma aposta mais abrangente na componente de lazer. “Esta é uma altura especialmente interessante no mercado de centros comerciais. Estamos num momento de mudança de paradigma, em que os desafios que a indústria dos centros comerciais enfrenta – liderados pelo crescimento do ecommerce – obrigam à criação de novos conceitos de centros que tenham a capacidade de atrair o consumidor, indo além de uma simples oferta diversificada”. Desta forma, os proprietários de centros comerciais apostam cada vez mais “em elementos inovadores para atrair consumidores que procuram proporcionar essencialmente experiências e não apenas consumo”, sublinha Marta Esteves Costa, associate, diretora de research & consultoria da C&W.

W shopping

França domina o pipeline de novos shoppings

Na Europa Ocidental são esperadas aberturas de 1,4 milhões de metros quadrados no segundo semestre de 2016. Este aumento na segunda metade do ano irá quase triplicar o valor do primeiro semestre para um total de 1,9 milhões de m2. A cifra representa um aumento de 25% em relação a 2015, estando mais 1,7 milhões previstos até ao final de 2017.

França domina o pipeline de novos centros comerciais com aberturas previstas de 800.000 m2 até ao final de 2017, dos quais 140.000 m2 serão na região da Grande Paris.

Na Europa Central e de Leste, a atividade de promoção também irá crescer: 2,4 milhões de m2 e 2.6 milhões de m2 esperados na segunda metade de 2016 e em 2017, respetivamente. A Rússia é o país com mais inaugurações até 2017, incluindo o centro Vegas III em Moscovo que terá 120.000 m2.

 

Um comentário

  1. João Barreta

    24 de Novembro de 2016 at 10:00

    Procura (I)LIMITADA para oferta (I)LIMITADA ? Ou vice-versa, com “I” e/ou sem “I”? Neste COMÉRCIO o “I” faz a diferença – é o “I” de Ideia, é o “I” de Investimento, é o “I” de Inovação, e outros tantos “I´s” ainda por … I…nventar!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *