FMCG Homepage Newsletter Sem categoria

Nova estratégia da Henkel: Investimento de €3 mil milhões nos próximos três anos

Por a 18 de Novembro de 2016 as 13:42
henkel-2020_2

A Henkel apresentou esta quinta-feira em Düsseldorf, na Alemanha, as novas prioridades estratégicas e ambições financeiras para o futuro da empresa.

Num plano intitulado Henkel 2020+, a empresa alemã de higiene pessoal e para o lar estabeleceu quatro prioridades estratégicas: “impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e consolidar o crescimento”, explica em comunicado. O objetivo financeiro concreto do grupo passa por até 2020 alcançar uma média de crescimento orgânico das vendas de entre 2% a 4% por ano, contando com uma “maior contribuição dos mercados emergentes”.

De “foco no produto” a “foco no serviço”

Em termos de inovação, nos próximo anos a empresa quer passar de um modelo com o “foco no produto” para um modelo com “foco na solução”, acrescentando “mais produtos e serviços” à sua oferta. Neste sentido, a empresa anunciou que vai aumentar os seus investimentos dos dois mil milhões de euros, efetuados entre 2013 e 2016, para os três mil milhões de euros, que serão aplicados no período entre 2017 e 2020. Vai investir em tecnologia associada às suas marcas, de forma a desenvolver novas “vantagens competitivas e soluções customizadas”, sendo que meta neste sentido é que até 2020 as suas dez principais marcas “aumentem o seu peso para 75% das vendas totais” do grupo.

Por outro lado, a Henkel vai “expandir os seus modelos e ofertas de serviço por todas as unidades de negócio”, o que inclui “consultoria e aconselhamento técnico para clientes profissionais e industriais e oferta de serviços digitais nas unidades de grande consumo, tais como plataformas de reservas online para sessões nos salões de beleza, modelos de subscrição ou encomendas automatizadas”.

Novos Centros de Inovação e digitalização do negócio

No sentido de suportar um maior esforço de inovação, a empresa anunciou que está “a desenvolver e preparar a abertura de novos centros de inovação para a área de Adhesive Technologies em Düsseldorf e Shanghai” e que irá estabelecer um Venture Capital Fund até 150 milhões de euros para investir em “startups com conhecimento tecnológico e digital”.

No canal online, a meta estipulada aponta para vendas “duplicadas” em 2020 para “mais de quatro mil milhões de euros”. A “digitalização das interações com clientes, consumidores, parceiros de negócio e fornecedores por toda a cadeia de valor, quer nas áreas de negócio de consumo quer industrial” constitui também uma das prioridades do negócio, para a qual será criada a posição de “Chief Digital Officer” e serão alargados os “programas de desenvolvimento e formação dos colaboradores”, assegura o grupo.

Além da inovação e digitalização, um dos focos para alcançar o crescimento está também na conquista de novos mercados, “maduros e emergentes”, assim como na intensificação de parcerias junto dos maiores clientes, de forma a potenciar as suas três áreas de negócio (Cuidado Pessoal, Roupa e higiene para o lar e Tecnologias de Adesivos).

Reduzir tempo de desenvolvimento de inovações em 30%

Para agilizar o negócio, a empresa compromete-se a fomentar a cultura de desempenho das equipas com “canais de feedback abertos, e também pelo reconhecimento e recompensa pela obtenção de excelentes resultados”. A empresa apresenta ainda uma iniciativa de “processos de comercialização mais rápidos”, com a qual pretende alcançar uma maior antecipação das necessidades dos clientes e dos consumidores. “Por exemplo, em Laundry & Home Care [Roupa e Cuidado do Lar] e em Beauty Care [Cuidados Pesssais], a Henkel estima reduzir em 30% os tempos de preparação das inovações”.

O grupo alemão quer ainda “alargar a todas as regiões” a organização Global Supply Chain, que conta com hubs na Europa e na Ásia. Com todas as medidas estratégias para aumentar a eficiência, a previsão do grupo aponta para um aumento da eficiência de 75% em 2020 comparativamente a 2010.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *