Homepage Logística Newsletter

Luís Simões cria Departamento de Compliance e Gestão de Risco

Por a 18 de Novembro de 2016 as 14:23
José Luís Simões, presidente da Luis Simões

A operadora ibérica de logística Luís Simões criou o Departamento de Compliance e Gestão de Risco. A decisão é encarada como um “exercício de transparência e corporate governance”.

O novo departamento tem como missão garantir a implementação e efetividade de um Programa de Compliance, na prossecução do cumprimento de requisitos legais, regulatórios e de ética assumidos pela empresa. O objetivo passa por assegurar o correto funcionamento dos Sistemas de Controlo Interno do grupo, reduzindo os riscos inerentes a cada área de negócio.

Um dos primeiros projetos do Departamento de Compliance e Gestão de Risco foi a criação do Código de Ética e Conduta, fazendo da Luís Simões a “primeira empresa do setor, a nível ibérico, a ter um registo de regulamentação deste tipo”. Situação de fraude, corrupção, suborno, desrespeito dos direitos humanos e laborais, danos ambientais ou outras práticas ilegais e antiéticas são algumas das temáticas consideradas.

De modo a garantir uma visão alargada de todos os processos neste âmbito, operadora de mercado de fluxos rodoviários nomeou um Comité de Compliance formado por diversas funções da empresa para controlar a execução do Programa de Compliance a implementar e auxiliar o Conselho de Administração na supervisão da aplicação do mesmo.

Pedro Ventura, Diretor de Processos e Compliance, foi nomeado novo Chief Compliance Officer, reportando diretamente a Rui Simões, administrador da área de Innovance, em que se inclui de forma orgânica este Comité.

“O lançamento desta nova área organizacional é um passo em frente no nosso compromisso com a transparência e ética empresarial, valores imprescindíveis para organizações como a nossa”, dá conta José Luís Simões, presidente da empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *