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Lidl ausculta consumidores sobre Natal. Para as mulheres a época é de stress

Por a 14 de Novembro de 2016 as 13:31

O Lidl confiou à consultora Nielsen um estudo onde são analisadas as dinâmicas dos consumidores associadas à quadra natalícia. A análise abrange 25 países da Europa, incluindo Portugal, e os Estados Unidos, com uma amostra de 20 800 indivíduos, com idades entre os 18 e os 65 anos.

A retalhista alemã com atividade em 30 países quis compreender como é que os clientes celebram o Natal. O que é importante, o que lhes causa stress e em que aspetos desta quadra as pessoas desejam ter mais ajuda foram algumas das respostas que a empresa quis obter.

O inquérito veio confirmar que a preparação e o planeamento das festividades natalícias estão maioritariamente nas mãos das mulheres. 66% das mulheres inquiridas disse que são as mesmas quem organiza os festejos. 75% das mulheres compra os presentes e um total de 78% das mulheres são responsáveis pelas decorações de Natal.

O que explica por que sentem mais stress relacionado com as festas que os seus parceiros homens. 46% das mulheres contra 37% dos homens responderam “sim” face à pergunta “O Natal significa stress para si?”.

“As mulheres sobrecarregam-se quase sempre voluntariamente com mais stress para assegurar que a festa se mantém uma memória feliz na mente de todos. Mas isto também significa que as mulheres sentem um fardo mais pesado durante as semanas pré-Natal”, explica em comunicado a retalhista.

Ainda assim, o nível de “stress natalício” sentido pelas consumidoras varia de região para região. No sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália), as preparações do Natal causam mais stress em Espanha. As mulheres italianas e portuguesas não estão dispostas a ceder a sua responsabilidade na organização dos festejos, mas cerca de 50% das mulheres espanholas e italianas gostaria de um pouco mais de ajuda na preparação do Natal. Além disso, 60% das mulheres do sul da Europa acha tentador celebrar o Natal de forma diferente.

Na Europa central, os preparativos de Natal causam mais stress aos holandeses (55%). Esta fonte de stress é acompanhada na Áustria e na Suíça pela pressão de agradar a família e organizar os presentes. Em países como Alemanha, Reino Unido, a Áustria e a Irlanda, o nível de stress acumulado entre as mulheres nas preparações para a quadra natalícia é cerca de 55% superior à média internacional (43%).

A época pré-Natal é também encarada como muito extenuante na Suécia, na Dinamarca e na Finlândia (com um nível médio de 53%), na República Checa (com 67%) e na Eslováquia (com 59%). No sudeste europeu, as mulheres mostram-se mais tranquilas em relação às preparações para o Natal: 28% descreve o período pré-Natal como stressante.

As consumidoras dos Estados Unidos e do Reino Unido são as que manifestam mais o desejo de um Natal “mais relaxado”, vontade exprimida por cerca de 68% delas, 10% acima da média. Contudo, apenas as mulheres dos EUA querem de facto mais assistência nesta época. Várias inquiridas nestes dois países sentem-se stressadas pelos encargos adicionais associados ao Natal.

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