Homepage Newsletter Produção

Sapec vende Agro Business a grupo Bridgepoint por €456milhões

Por a 11 de Novembro de 2016 as 18:12

A Sapec Agro Business, líder no mercado nacional de herbicidas, inseticidas e fungicidas, chegou a um acordo de venda com o grupo de “private equity” Bridgepoint. A aquisição, sujeita ainda à aprovação das autoridades da concorrência portuguesa e espanhola, está avaliada em 456 milhões de euros.

Sediada em Portugal, a Agro Business é detida pelo grupo de origem portuguesa Sapec, ligado aos setores químico e mineiro, e agrega as empresas Agro S.A. e a espanhola Trade Corporation International, adquirida em 2000.

A empresa e o fundo de “private equity” chegaram, no dia 6 de novembro, a um acordo de venda das ações com um valor líquido de 318,4 milhões de euros, explica em comunicado a empresa nacional. Ainda assim, o negócio totaliza os 456 milhões de euros.

A Agro Business é “líder na proteção de culturas em Portugal e terceiro maior operador neste mercado em Espanha” e está presente no mercado global de nutrição vegetal com vendas em mais de 70 países. Em 2015, o negócio gerou receitas de 223 milhões de euros. A empresa desenvolve, produz e comercializa produtos para a proteção de plantações (herbicidas, inseticidas e fungicidas) e especialidades na área da nutrição vegetal (fertilizantes especiais, como micronutrientes e bio estimulantes).

O negócio continuará sob comando do atual CEO (Chief Executive Officer), Eric van Innis. “O novo acionista partilha as nossas ambições e o objetivo passa por acelerar o crescimento do nosso negócio criando oportunidades em novos mercados, lançando novos desenvolvimentos e novas soluções agrícolas para os nossos clientes”, comenta o responsável.

Por sua vez, Héctor Pérez, partner da Bridgepoint sublinha que a Agro Business “está agora em condições para acelerar o crescimento e ganhar escala”. O grupo de investimento observa que a produtora portuguesa desenvolve operações em nichos de mercado que “estão em crescimento estrutural, dada a necessidade de aumentar a quantidade e qualidade da produção agrícola para responder à evolução da população e necessidades de uma alimentação saudável”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *