Homepage Newsletter Ponto de Venda

Promoções oferecem até setembro três cestas de compras a custo zero

Por a 12 de Outubro de 2016 as 16:21

Um total de 99,8% dos lares portugueses comprou pelo menos um artigo nos primeiros nove meses do ano. 7 em cada 10 ocasiões de compra incluíram pelo menos um artigo em promoção. A análise é da Kantar Worldpanel que desde janeiro passou a incluir também as promoções dos produtos frescos.

Os números foram conhecidas esta manhã, por ocasião da apresentação da segunda edição do “Marcas e Consumidores”, uma iniciativa da Centromarca, a associação que defende os interesses dos produtos de marca em Portugal, que, em parceria com a Kantar, avalia periodicamente a evolução do consumo e as principais tendências no mercado nacional.

“Em média, cada lar dividiu as suas compras em 41 cestas, sendo que 3 destas (7%) não representaram qualquer custo para o shopper”, explicou Blandine Meyer, diretora comercial da Kantar Worldpanel. “A distribuição oferece cada vez mais dinheiro aos lares nacionais”.

Os dados revelam também que os “elevados índices promocionais não são sinónimo de crescimento, nomeadamente nas marcas de fabricante”. Um total de 46% das marcas ganha compradores apenas via promoções, sem se conseguirem expandir. No mesmo sentido, apenas 5 marcas em cada 100 conseguem expandir a sua base de clientes exclusivamente fora de promoção”.

Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, conclui, desta forma, que as “marcas devem ter presente que a diferenciação pelo preço atingiu uma forte saturação” e são precisas “novas estratégias para atrair consumidores viciados em promoções”.

O Hipersuper vai aprofundar esta temática na próxima edição impressa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *