Homepage Logística Newsletter

Portos nacionais pouparam cerca de €8,7milhões em energia desde 2001

Por a 3 de Outubro de 2016 as 15:54
As soluções da marca de tecnologia Siemens instaladas nos terminais portuários nacionais foram responsáveis por uma diminuição de 74 mil toneladas de emissões de CO2 nos portos desde 2001. O que traduz uma poupança de cerca de 8,7 milhões de euros. Além disso, levaram a um aumento da capacidade de movimentação de carga.

“É a partir dos portos nacionais que Portugal tem potenciado as suas exportações e é com um investimento forte na sua modernização que o País está a fazer a diferença no panorama internacional”, explica em comunicado a Siemens, que tem contribuído para este processo de evolução.

Os projetos de modernização dos portos nacionais fizeram com que a filial portuguesa fosse escolhida pela sede da multinacional, na Alemanha, como o hub internacional de engenharia de sistemas de movimentação de carga para os portos marítimos.

No porto de Sines, o único porto a crescer em movimentação de carga no primeiro semestre de 2016 (movimentou 28,6 milhões de toneladas, uma subida de 9,6% face ao mesmo período de 2015), a Siemens equipou os pórticos de cais e gruas de parque com acionamentos regenerativos e controladores que ajudam a reduzir os consumos, tempos de ciclo e de paragem dos equipamentos em caso de avaria.“A tecnologia utilizada é a mais recente que existe na área de controlo de acionamentos regenerativos, uma vez que os equipamentos devolvem energia à rede quando os contentores descem ou desaceleram. Esta característica permite alcançar uma eficiência até 70% superior à dos equipamentos não regenerativos. Já os softwares de controlo utilizados permitem maximizar o desempenho da máquina e otimizar os ciclos. Estes têm funcionalidades que controlam o balanço dos contentores, aumentando a segurança, o que permite encurtar os percursos feitos pelos contentores e, por consequência, o tempo que demora a completar um ciclo, aumentando a produtividade”, explica.

A empresa está a participar, a partir de Portugal, em projetos mundiais nesta área. A filial portuguesa tem exportado conhecimento e fornecido soluções de engenharia, implementação e desenvolvimento na área de engenharia e sistemas de movimentação de carga para países como a Grã-Bretanha, Espanha, França, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egito ou Aruba.

As soluções implementadas nestes países permitiram que os portos alcançassem poupanças de energia de até 70% face aos sistemas tradicionais não regenerativos e passassem a ter acesso a sistemas de supervisão e controlo de operação dedicados, de acesso local e remoto, que disponibilizam todos os indicadores de exploração dos terminais (KPIs), de forma integrada nas plataformas de gestão dos operadores portuários.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *