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Retalhistas mostram “ingenuidade” em relação à estratégia omnicanal

Por a 19 de Setembro de 2016 as 12:28
Os retalhistas acreditam que o digital tem como principal função o aumento direto das vendas, não dando a devida importância à estratégia omnicanal para o desenvolvimento do negócio.

Apenas 4% dos retalhistas considera a adoção de ferramentas digitais em loja para impulsionar as vendas, valor que caiu de 14% registado no último ano, de acordo com o estudo “Retailers’ Omni-channel Blind Spot: Digital” da Retail Systems Research (RSR), citado pela Global E-commercer Facts. 35% dos retalhistas vê o digital sobretudo como um canal a partir do qual se consegue disponibilizar mais produtos aos consumidores e, assim, aumentar as vendas.

O estudo indica que muitos retalhistas desvalorizam a estratégia omnicanal para oferecer aos consumidores, cada vez mais munidos de tecnologia, uma melhor experiência. “Quando se trata de perceber o papel do digital na adaptação aos novos desafios dos negócios, os retalhistas, desde os maiores aos mais pequenos, revelam um alto nível de ingenuidade em relação à importância da estratégia omnicanal”, indica o relatório.

20% dos 134 profissionais do retalho que participaram no inquérito online, realizado entre maio e junho deste ano, diz que o digital é um meio para canalizar o tráfego da loja. O que está também relacionado com as vendas. Assim, a adoção de ferramentas digitais em lojas, para melhorar o serviço prestado pelos colaboradores, por exemplo, não é vista pelos retalhistas como uma prioridade.

A razão pela qual os retalhistas não olham para o digital num sentido mais amplo está ligada em parte ao desafio de medir o impacto juntos dos clientes e o valor que traz às lojas, sugere o relatório.

Um estudo da Forrester estima que no último ano 52% das vendas a retalho foram influenciadas pela atividade dos consumidores no mundo digital, prevendo-se que o valor alcance os 59% em 2018.

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