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Promoções pesam 44,8% nas compras de portugueses no primeiro semestre

Por a 13 de Setembro de 2016 as 14:09

No primeiro semestre de 2016, as vendas globais do retalho cresceram 1,8% face ao mesmo período do ano passado, totalizando os 8 594 milhões de euros.

O fator promocional continua a ser o principal ‘driver’ de compra dos portugueses. No último semestre, 44,8% do total de vendas do mercado alimentar em Portugal foram efetuadas com promoção, uma subida face ao peso de 39,7% das promoções nas vendas do primeiro semestre do ano passado. Os dados foram apurados pela consultora Nielsen para o Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa das Empresas da Distribuição (APED), apresentado esta manhã em Lisboa.

A associação prevê que as compras com promoção continuem a aumentar, tendência que se tem verificado desde 2013, em que as compras de produtos em promoção pesaram 27,4% do total anual, valor que subiu para os 36,7% em 2014.

“O consumidor continua a dar muita atenção à procura de bens com a melhor relação qualidade-preço, sobretudo através dos folhetos promocionais. A tendência do mercado é que os preços ao consumidor diminuam à medida que os gastos se vão alargando a novas categorias de consumo, como o turismo ou a eletrónica”, explica Ana Trigo Morais, diretora-geral da APED.

Quanto às expetativas para o próximo semestre, a associação estima que o consumo continue a crescer “ligeiramente”, ainda o índice de confiança do consumidor apresente variações “preocupantes”.

“O consumidor está muito voltátil. O seu índice de confiança está muito oscilante, apresenta mudanças repentinas”, denota a diretora-geral. O indicador de confiança global dos consumidores chega ao mês de junho a cair, depois de apresentar uma queda de cerca de 6 pontos entre janeiro e fevereiro, tendo-se mantido estável entre março e maio. Já a confiança no comércio a retalho está a subir desde o mês de março.

Por sua vez, o consumo privado mostra um aumento homólogo de 2,6% entre janeiro e março, abrandando para um crescimento de 1,7% no segundo trimestre de 2016.

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