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Aspetos que as pessoas gostariam de mudar ou melhorar nas suas casas
Média global 23 países vs Média Portugal

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O que os consumidores mais gostariam de mudar em casa?

A decoração é o aspeto que os portugueses mais gostariam de mudar nas suas casas, apontado por 42% dos consumidores nacionais. Segue-se o mobiliário (39%) e o tamanho do imóvel (30%), indica o estudo da empresa de estudos de mercado GfK

Ana Catarina Monteiro

Aspetos que as pessoas gostariam de mudar ou melhorar nas suas casas
Média global 23 países vs Média Portugal

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O que os consumidores mais gostariam de mudar em casa?

A decoração é o aspeto que os portugueses mais gostariam de mudar nas suas casas, apontado por 42% dos consumidores nacionais. Segue-se o mobiliário (39%) e o tamanho do imóvel (30%), indica o estudo da empresa de estudos de mercado GfK

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Ana Catarina Monteiro
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A decoração é o aspeto que os portugueses mais gostariam de mudar nas suas casas, apontado por 42% dos consumidores nacionais. Segue-se o mobiliário (39%) e o tamanho do imóvel (30%), indica o estudo da empresa de estudos de mercado GfK.

O estudo sobre os aspetos que as pessoas gostariam de mudar ou melhorar nas suas casas, realizado online e presencial a mais de 28 mil consumidores com idade superior a 15 anos em 23 países*, sugere que os portugueses estão mais descontentes com a decoração e mobília dos seus lares do que a média global, a qual assenta nos 39% e 35%, respetivamente.

O aspeto que menos consumidores nacionais gostariam de mudar é a organização de casa, apontada por 16%, enquanto globalmente 31% mudaria nas suas casas esta mesma característica. Em Portugal, seguem-se os jardim e espaços exteriores (19%) e os equipamentos de entretenimento (21%) como aspetos que os habitantes gostariam de mudar.

No total dos 23 países, os números mostram que é na idade adulta, entre os 30 e os 49 anos de idade, que aspetos como “tamanho e espaço da casa” e “mobília” ganham mais relevância, enquanto aspetos como “decoração e design” são mais valorizados nas camadas mais jovens (41% da faixa etária dos 15 aos 19 anos, e 45% da faixa etária dos 20 aos 29 anos). Os inquiridos com 60 ou mais anos são os que menos importância atribuem aos equipamentos de entretenimento (10%), sendo os adolescentes (15-19 anos) que dão maior importância atribuem a este aspeto a melhorar na sua habitação.

Por género, as mulheres mostram-se mais descontentes com decoração, indicada por 43% das consumidoras. Já os homens, referem o tamanho e espaço da casa (37%) como o aspeto que mais facilmente mudariam. Por outro lado, enquanto 30% dos homens mudariam os aspetos de entretenimento, apenas 19% das mulheres destacam estes dispositivos.

A Holanda, o Japão, a Alemanha, a França e a Bélgica destacam-se dos restantes países inquiridos por terem as maiores percentagens de “não gostariam de alterar qualquer uma das áreas das suas habitações”.

A Rússia e a China são os dois principais países onde as populações gostariam de mudar ou melhorar os seus aparelhos domésticos, situando-se nos 45% e 40%, respetivamente. Quando questionados sobre as melhorias aos jardins, quintais ou outras áreas exteriores, o país que lidera o ranking é o México (43%), seguido da Austrália (38%)

Nas melhorias dos equipamentos de entretenimento os inquiridos da China (34%) e do México (30%) destacam-se face aos restantes países do estudo da GfK.

*Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, México, Países Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA.

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Esporão lança a primeira edição do monovarietal Cobrançosa

O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O novo Esporão Cobrançosa é produzido a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes, especialmente bem-adaptada ao território do Alentejo. Resulta num azeite “complexo e harmonioso, com notas herbáceas distintas, é o resultado de uma meticulosa seleção de terroirs que destacam as características distintas da variedade Cobrançosa, oferecendo notas herbáceas e uma experiência sensorial única”, apresenta o Esporão.

A marca investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, afirma que “cada garrafa deste azeite representa o nosso respeito pela tradição e património agrícolas, bem como a busca incessante pela excelência”.

O Esporão Cobrançosa foi galardoado no Concurso de Azeite da Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços com o Prémio POP – Património Oleícola Português.

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Campanha da makro Portugal celebra o Euro 2024 na restauração

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

A empresa explica que os protagonistas “são os ‘heróis da restauração’ que, mesmo longe dos campos, enchem as cozinhas de paixões e apresentam sabores que unem o país nestes momentos de celebração”. Para promover a iniciativa, cada restaurante terá mupies de proximidade, personalizado e com frases alusivas à linguagem futebolística.

“Mais uma vez queremos reforçar o nosso papel como os parceiros de negócio para todas as ocasiões, aportando o máximo de valor possível aos nossos clientes e dando visibilidade aos seus espaços”, explica Nuno Loução, head of sales & marketing da makro Portugal.

A lista de convocados, apresentada em estilo conferência de imprensa pelo ‘selecionador de mesas de Portugal’, Roberto Martins, é revelada no vídeo da campanha que pode ser acompanhada nas redes sociais da makro e nos meios digitais.

Durante os jogos de Portugal da Fase de Grupos (dias 18, 22 e 26 de junho), para as primeiras 15 reservas em cada um destes restaurantes, os clientes terão oferta uma primeira rodada de 10 cervejas, revela a makro Portugal, que rá oferecer a cada restaurante uma camisola da seleção nacional personalizada com o nome do espaço.

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ESG

Estudo aponta a Delta como a marca com melhor perceção de práticas ESG

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Delta é a marca com melhor perceção de práticas de sustentabilidade em Portugal, segundo um estudo da OnStrategy sobre as marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de duas mil marcas auditadas, foram dez as marcas que atingiram o nível de excelência, ou seja, mais de 80 pontos: Delta (86,4 pts), Luso (83,9 pts), Agua das Pedras (83,1 pts), Nestlé (83,0 pts), Danone (81,8 pts), Terra Nostra (80,5 pts), Vitalis (80,3 pts), Sumol Compal (80,1 pts), Microsoft (80,0 pts) e Oceanário de Lisboa (80,0 pts).

Depois de ter apresentado os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore, de experiência BXS (Brand Experience Score) e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, a consultora consolida agora a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Os setores de atividade que recolheram uma avaliação mais vulnerável são a construção e engenharia (52,4 pts), aviação e linhas aéreas (52,6 pts) e produtos industriais e detergentes (53,0 pts).

Quanto à avaliação consolidada das diferentes dimensões do ESG, o fator Governação recebeu 72 pontos, o Social 65 pontos e o Ambiente 48 pontos. “De uma forma consolidada, juntando todos os setores de atividade, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG – 61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior – e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, avalia Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy

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Os Mosqueteiros

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Retalho

Lojas do Grupo os Mosqueteiros distinguidas com o selo PME Líder

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” sublinha Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder foi atribuído a mais de uma centena de lojas do Grupo os Mosqueteiros, um reconhecimento da IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) às Pequenas e Médias Empresas (PME).

As lojas agora distinguidas com o selo PME Líder destacaram-se pela sua robustez financeira, estratégias de crescimento sólidas e pela capacidade de responder eficazmente às exigências do mercado. É um prémio atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas de turismo), um conjunto de bancos parceiros e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” afirmou Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder é atribuído a empresas que se distinguem pelo seu desempenho económico, pela qualidade de gestão e pela capacidade de inovação.

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Sunquick de Frutos Tropicais num novo formato mini

Além da garrafa clássica de 700ml, o Sunquick de Frutos Tropicais surge agora num novo formato mais pequeno.

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Continente Co-Lab já testou cerca de 1.300 produtos com clientes

Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

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Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

Criado para a pesquisa e desenvolvimento dos produtos de marca própria, através da realização de provas, formações com especialistas e estudos de mercado, até ao momento, no Continente Co-Lab já foram testados cerca de 1.300 produtos com clientes, em mais de 2.000 provas.

O espaço também acolheu mais de 150 sessões de estudos de mercado e reflete o investimento do Continente nas marcas próprias, “que têm registado uma grande procura e evolução, contando com um crescimento superior a 75% nos últimos quatro anos”, informa a empresa num comunicado, acrescentando que a marca própria Continente “representou mais de 1.200 milhões de euros na área alimentar, com um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 190 milhões de euros”.

“O primeiro ano do Continente Co-Lab foi um ano em pleno e repleto de desafios, onde, em conjunto com os nossos clientes descobrimos, aprendemos, e evoluímos a nossa proposta de valor para responder às suas necessidades e desejos. Tem sido um orgulho ver o entusiamo e a adesão dos clientes em participarem ativamente nesta jornada de evolução da marca Continente”, afirma Tânia Lucas, diretora comercial de Marca Própria do Continente.

Os interessados em integrar esta base de dados de provadores, podem inscrever-se em https://feed.continente.pt/co-lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

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Delta Cafés apresenta nova imagem da gama solúveis

A Delta Cafés acaba de lançar uma nova campanha multimeios que pretende reforçar a ligação da marca com um público mais jovem e “pôr todos a mexer” com gama solúveis. […]

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A Delta Cafés acaba de lançar uma nova campanha multimeios que pretende reforçar a ligação da marca com um público mais jovem e “pôr todos a mexer” com gama solúveis.

O restyling das embalagens vai impactar as diferentes propostas da gama de solúveis da Delta Cafés que vão desde cafés puros, “Classic”, “Intenso”, “Creme”, “Decaf” e “Gold”; cereais com café, “Chicória e Café”, “Cereais e Café”, “Cereais, Chicória e Café”; e cereais sem café, “Cereais e Fibra”, “Cevada, Chicória e Centeio” e “Cevada”, e encontra-se disponível nos pontos de venda habituais.

“A nova imagem reforça a nossa capacidade de evolução e adaptação a novas tendências e a nossa convicção e vontade em continuar a fazer parte do dia a dia dos portugueses e, em particular com esta campanha, pôr todos a mexer com os solúveis Delta.”, sublinha Mónica Oliveira, diretora de marketing e comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro.

A campanha foi criada pela agência BBDO Portugal e estará presente, com estratégia de meios da Initiative Media, em digital (Youtube, TikTok, Instagram, Facebook), rádio, spotify e em OOH.

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Já arrancou mais uma edição da Academia do Centro de Frutologia Compal

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Já arrancou mais uma edição da Academia do Centro de Frutologia Compal

A formação da Academia 2024 do Centro de Frutologia Compal já está no terreno e este ano o programa conta com mais de 75 horas de formação com novos módulos.

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A formação da Academia 2024 do Centro de Frutologia Compal já está no terreno e este ano o programa conta com mais de 75 horas de formação com novos módulos.

Fruticultura, gestão agrícola, associativismo, instrumentos de financiamento, modelos de gestão e eficiência energética, novos modelos de negócio, cadeia térmica e logística estão entre os módulos administrados. A estes juntam-se ainda os módulos de Práticas Agrícolas Sustentáveis, agricultura Regenerativa e de Conservação, para além dos novos módulos de Marketing Digital e Introdução à Inteligência Artificial.
Estes novos módulos introduzidos estendem-se também à participação dos empreendedores das edições anteriores da Academia, de modo a complementarem a sua formação.

O programa de 2024 que irá decorrer até final de julho, irá percorrer o país de norte a sul, com mais de 50 horas de formação prática no terreno, para dar a conhecer as melhores práticas agrícolas. Estas formações práticas incluem visitas a explorações agrícolas modelo de organizações do sector, tais como Frutus, Campotec, Quinta D’Alens, Cacial, Madrefuta, Herdade do Freixo do Meio, Vale da Rosa, Associação Fruticultores de Armamar, Cooperativa Agrícola de Távora e Cooperativa Agrícola de Távora-Varosa, bem como visitas a centrais fruteiras, sessões no terreno em explorações de antigos formandos e visita à fábrica Sumol Compal de Almeirim.

O programa promove o networking, pois possibilita o contacto próximo e partilha de conhecimento entre os participantes e entidades (organizações e empresas) no setor agrícola nacional, entre eles AJAP, CONFAGRI, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Trás-os-Montes, INIAV, Wisecrop, NBI e APOSOLO. Este ambiente colaborativo visa fomentar parcerias e o trabalho em conjunto.

No final da formação, os 12 empreendedores frutícolas participantes terão a oportunidade de submeter os seus projetos de negócio à avaliação do júri. Os três melhores projetos receberão três bolsas de empreendedorismo no valor de 20.000€ cada.

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McDonald’s do CascaiShopping tem uma nova imagem

Coincidindo com o 33º aniversário do CascaiShopping, o restaurante McDonald’s atualizou a sua imagem naquele centro comercial, apostando em melhorias a nível operacional e de infraestruturas.

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O restaurante McDonald’s do CascaiShopping, o primeiro aberto pela marca em Portugal, apesenta-se agora remodelado.

Coincidindo com a celebração do 33º aniversário do CascaiShopping, o restaurante McDonald’s atualizou a sua imagem naquele centro comercial, apostando em melhorias a nível operacional e de infraestruturas.

A sala de clientes, que conta com 115 lugares, recebeu uma nova decoração, denominada ‘Luna’, que se estende ao McCafé. Ainda naquele espaço, foi implementado o balcão modelar, que cumpre os mais recentes standards da marca.

O restaurante apresenta, agora, um kids corner com mesas rotativas para que possam ser adaptadas para festas de aniversário. E com o ambiente no horizonte foram adicionados novos corners de reciclagem.

“Também a sala de pausa para as pessoas internas tem uma imagem ajustada, e a operação passa a ter zonas de lavagens ampliadas, em cumprimento dos limpos/sujos e adaptação dos reutilizáveis”, informa a marca.

Em termos de produtos, o McDonald’s CascaiShopping está a promover a nova campanha nacional que inclui o CBO Spicy Bacon, Shaker Fries e o McFlurry Milka.

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Quinta do Portal lança quatro propostas da colheita 2023

Dois monovarietais – um Sauvignon Blanc e um Moscatel Galego – um rosé e um colheita branco são as mais recentes propostas da Quinta do Portal.

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Dois monovarietais – um Sauvignon Blanc e um Moscatel Galego – um rosé e um colheita branco são as mais recentes propostas da Quinta do Portal.

Os quatro vinhos da colheita de 2023 chegam ap mercado a tempo do verão e são apresentados pelo produtor como “de perfil fresco, aromático e descomplicado, com potencial gastronómico, mas também especialmente indicados para uma receção, um aperitivo ou para consumir em convívio”.

O Sauvignon Blanc, de uma casta frutada e floral que tem cada vez mais adeptos, “é uma interpretação muito própria da equipa de enologia da Quinta do Portal, que conferiu ao vinho um caráter equilibrado entre frescura e acidez”.

O Moscatel Galego “revela grande exuberância floral e frutada, com aromas frescos e cítricos”, sendo um vinho “de grande potencial gastronómico, que acompanha na perfeição, por exemplo, pratos de comida japonesa, mariscos ou saladas”, indica o produtor duriense.

O Rosé, vinho que tem vindo a ganhar espaço nas escolhas dos consumidores, apresenta uma cor levemente rosada, com “aromas frescos e cativantes, predominando os frutos silvestres, romã, bem como um leve floral”. “Possui muito boa acidez em boca, num conjunto muito equilibrado e sedutor. Termina com ligeiro e elegante amargo”, apresenta a Quinta do Portal.

O Colheita Branco é um blend das castas Viosinho, Gouveio e Malvasia Fina, com predominância da primeira. “Este vinho foi cuidadosamente elaborado e permaneceu durante o longo estágio em contacto com as borras finas, de modo a garantir uma maior complexidade e riqueza. De cor citrina e brilhante, apresenta aroma elegante e requintado de alperce e toranja, com uma envolvente sensação mineral. Muito equilibrado na boca, com boa textura e acidez a darem uma frescura ímpar ao final de boca”, classifica o produtor.

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