As cinco empresas que mais apostam em tecnologia no retalho
As cinco empresas de retalho que desenvolveram as estratégias digitais mais inovadoras em Espanha são a Interflora, Leroy Merlin, Wallapop, Mango e a Inditex.
O ranking foi elaborado pela European Knowledge Center for Information Technology (EKCIT), citada pela Inforetail, com base em aspetos como a realidade aumentada, a computação em ‘cloud’, redes sociais, geolocalização e a tecnologia aplicada ao comércio.
1- Inditex. A empresa espanhola, dona da Zara, é considerada a empresa mais inovadora no país vizinho devido à aposta no desenvolvimento tecnológico como o pagamento móvel nas suas lojas. A empresa também investe muito na computação em “cloud” e no “big data” para detetar e entender as mudanças e tendências que surgem entre os consumidores. A capacidade de gerir todas as tendências e mudanças de “feedback” dos clientes é suportada por um centro de dados que a empresa instalou na Corunha, com mais de 4 000 servidores e 13 000 quilómetros de fibra. O centro gere todo o sistema de logística e comunicação entre as diferentes lojas.
2- Mango. A marca de moda utiliza a realidade virtual desde 2014. A sua plataforma móvel permite identificar peças de vestuário por reconhecimento de imagem. Ao apontar o smartphone a uma peça da Mango, a app identifica e oferece várias forma de a adquirir, seja através da própria aplicação ou através do site. A marca é uma das empresas de retalho que mais aposta nas novas tecnologias, sendo que o canal de vendas online já representa 10% da faturação da empresa. Entre as mais recentes inovações estão o reconhecimento de voz ou a geolocalização de lojas nas proximidades.
3 – Wallapop figura em terceiro lugar por se distinguir das restantes startups devido à sua app baseada na geolocalização. A empresa conseguiu uma rápida expansão, com entre oito a 13 milhões de utilizadores da sua aplicação, que fornece um serviço de venda direta entre particulares.
4- Ocupando a quarta posição, a Leroy Merlin criou uma rede social para conseguir atrair os vários interessados em bricolage e decoração, de forma a criar uma comunidade.A plataforma foi desenhada para fedelizar os clientes, além de informar os que gostam do tema. Inclui um canal Youtube, um blog com conselhos e ideias dos trabalhadores da empresa, tendo sido uma das primeiras marcas a criar uma comunidade virtual para aumentar a interações com os seus potenciais clientes.
5- A Interflora situa-se na quinta posição. A empresa decidiu em 2014 migrar grande parte da sua estrutura informática interna para a ‘cloud’ da Amazon Web Services, através da qual implementou uma rede ecommerce de alta capacidade, que aguenta os momentos de maior atividade. Além disso, desenvolveu um plano de copias de segurança.