Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

As cinco empresas que mais apostam em tecnologia no retalho

Por a 30 de Agosto de 2016 as 19:31

As cinco empresas de retalho que desenvolveram as estratégias digitais mais inovadoras em Espanha são a Interflora, Leroy Merlin, Wallapop, Mango e a Inditex.

O ranking foi elaborado pela European Knowledge Center for Information Technology (EKCIT), citada pela Inforetail, com base em aspetos como a realidade aumentada, a computação em ‘cloud’, redes sociais, geolocalização e a tecnologia aplicada ao comércio.

1- Inditex. A empresa espanhola, dona da Zara, é considerada a empresa mais inovadora no país vizinho devido à aposta no desenvolvimento tecnológico como o pagamento móvel nas suas lojas. A empresa também investe muito na computação em “cloud” e no “big data” para detetar e entender as mudanças e tendências que surgem entre os consumidores. A capacidade de gerir todas as tendências e mudanças de “feedback” dos clientes é suportada por um centro de dados que a empresa instalou na Corunha, com mais de 4 000 servidores e 13 000 quilómetros de fibra. O centro gere todo o sistema de logística e comunicação entre as diferentes lojas.

2- Mango. A marca de moda utiliza a realidade virtual desde 2014. A sua plataforma móvel permite identificar peças de vestuário por reconhecimento de imagem. Ao apontar o smartphone a uma peça da Mango, a app identifica e oferece várias forma de a adquirir, seja através da própria aplicação ou através do site. A marca é uma das empresas de retalho que mais aposta nas novas tecnologias, sendo que o canal de vendas online já representa 10% da faturação da empresa. Entre as mais recentes inovações estão o reconhecimento de voz ou a geolocalização de lojas nas proximidades.

3 – Wallapop figura em terceiro lugar por se distinguir das restantes startups devido à sua app baseada na geolocalização. A empresa conseguiu uma rápida expansão, com entre oito a 13 milhões de utilizadores da sua aplicação, que fornece um serviço de venda direta entre particulares.

4- Ocupando a quarta posição, a Leroy Merlin criou uma rede social para conseguir atrair os vários interessados em bricolage e decoração, de forma a criar uma comunidade.A plataforma foi desenhada para fedelizar os clientes, além de informar os que gostam do tema. Inclui um canal Youtube, um blog com conselhos e ideias dos trabalhadores da empresa, tendo sido uma das primeiras marcas a criar uma comunidade virtual para aumentar a interações com os seus potenciais clientes.

5- A Interflora situa-se na quinta posição. A empresa decidiu em 2014 migrar grande parte da sua estrutura informática interna para a ‘cloud’ da Amazon Web Services, através da qual implementou uma rede ecommerce de alta capacidade, que aguenta os momentos de maior atividade. Além disso, desenvolveu um plano de copias de segurança.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *