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Siemens apresenta nova solução logística para manutenção em doca seca

Por a 22 de Agosto de 2016 as 16:42
A Siemens desenvolveu um novo conceito logístico para trabalhos de manutenção em doca seca. Trata-se de um contentor de assistência técnica, que a empresa de tecnologia vai apresentar na feira de comércio marítimo SMM, de 6 a 9 de setembro em Hamburgo, Alemanha.

A Siemens personalizou um contentor marítimo com vários módulos e equipou-o para permitir a realização de trabalhos de manutenção e reparação. A nova solução logística permite “a realização da manutenção num espaço de tempo até 15% mais curto, ao mesmo tempo que melhora o acesso às estruturas sujeitas à manutenção e diminui os riscos”, explica em comunicado a empresa que se prepara para participar na feira de negócios internacional SMM 2016.

O contentor está equipado com ferramentas e meios de elevação, além de  ar condicionado, aquecimento e um sistema de iluminação especial que permite realizar o trabalho a qualquer hora, em qualquer lugar. Além das unidades de acionamento, há ferramentas especiais para verificar todos os componentes elétricos e mecânicos, tais como inversores, sistemas de distribuição de energia, sistemas de automação e unidades de controlo.

Este tipo de contentor foi testado na inspeção de um ferry de uma empresa de transporte marítimo, explica em comunicado a Siemens sem especificar o nome da operadora. “A equipa técnica reparou ou substituiu em tempo mínimo os componentes de desgaste dos acionamentos SISHIP eSipod, além de verificar também os restantes componentes elétricos e mecânicos. Duas equipas trabalharam em dois turnos. Este horário, juntamente com o novo conceito logístico, permitiu reduzir o tempo de manutenção em dois dias, comparado com uma intervenção técnica anterior realizada no navio-irmão por outra equipa da Siemens”, revela.

Com base nesta experiência, a empresa prevê colocar outro contentor de assistência técnica na região do Pacífico, para servir de oficina de manutenção móvel para navios. Dali será possível transportá-lo em pouco tempo para qualquer estaleiro da região Ásia/Austrália, tanto para intervenções de manutenção programadas como para reparação de danos.

Segundo Ernst-Christoph Krackhardt, chefe dos Serviços de Apoio ao Cliente da Siemens Marine, “ao longo dos últimos três anos, identificámos, em trabalhos de manutenção semelhantes, outros potenciais de melhoria, por exemplo, em relação às próprias ferramentas do estaleiro, aos processos logísticos e às competências da nossa equipa. Desenvolvemos estes e outros aspetos e juntámo-los para criar um conceito logístico inovador”.

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