Resultado líquido da Sonae Sierra cai 26% no primeiro semestre
Enquanto o resultado direto da empresa mostra-se estável face aos primeiros seis meses de 2016, mantendo-se nos 26,8 milhões de euros, o resultado indireto caiu 20 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, fixando-se nos 32,2 milhões de euros.
As vendas dos lojistas nos centros operados pela empresa do grupo Sonae na Europa registaram um aumento de 3,9% nos primeiros seis meses de 2016, face ao mesmo período do ano passado. No mercado nacional, as vendas cresceram 3,2% face ao primeiro semestre de 2015. Por sua vez, em Espanha e em Itália, os lojistam registam um crescimento de 11,1% e 4,5%, respetivamente. Já no Brasil, o valor não apresenta variações.
Quanto à taxa de ocupação dos centros da operadora, a nível global, chegou aos 96,1%, um crescimento de 0,3% face ao período homólogo. Só na Europa, a ocupação atingiu os 97,1%.
No primeiro semestere, a empresa estabeleceu uma nova parceria com a CBRE Global Investment Partners para adquirir e gerir centros comerciais na Península Ibérica. A parceria envolve inicialmente três centros comerciais em Espanha e Portugal, anteriormente detidos pelo Fundo Sierra, do qual a Sonae Sierra detém agora uma participação minoritária, funcionando como parceiro local responsável pela gestão operacional do Fundo e daqueles centros.
Durante o segundo trimestre do ano, a Sonae Sierra assinou dez novos contratos com clientes externos, dos quais seis são contratos de serviços de desenvolvimento e quatro são de comercialização e gestão de centros comerciais.
“Continuamos a impulsionar a prestação de serviços a terceiros, lançámos um fundo com a CBRE GIP para manter a nossa posição negocial em Portugal e Espanha e confirmámos a abertura do ParkLake, na Roménia, a 1 de setembro”, declara em comunicado Fernando Guedes de Oliveira, o CEO da Sonae Sierra.
O centro a abrir no próximo mês em Bucareste (Roménia) representa um investimento de 180 milhões de euros e conta com mais de 200 lojas, “assinalando o início de diversos novos conceitos de marcas e de retalho” naquele país, lê-se no relatório de resultados da operadora. O shopping apresentava no final de junho 97% do espaço comercializado.