Siemens assegura gestão de primeiro edifício de escritórios construído com impressora 3D
Foi recentemente inaugurado no Dubai o primeiro edifício de escritórios do mundo construído com recurso a uma impressora 3D. A Siemens foi a tecnológica responsável pela instalação do sistema de gestão da infraestrutura do “Office of the Future”

Ana Catarina Monteiro
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Foi recentemente inaugurado no Dubai o primeiro edifício de escritórios do mundo construído com recurso a uma impressora 3D. A Siemens foi a tecnológica responsável pela instalação do sistema de gestão da infraestrutura do “Office of the Future”.
Com uma superfície de 250 metros quadrados, o “Office of the Future” foi construído utilizando uma impressora 3D com seis metros de altura, 36,50 metros de comprimento, 18,30 metros de largura e que se encontra localizada perto das Emirate Towers no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A tecnologia de edifícios instalada, que inclui sistemas de controlo de acesso e videovigilância, foi fornecida pela Siemens e está integrada numa plataforma centralizada de gestão do edifício, assegurando “custos de operação mais baixos e um consumo de energia reduzido”, explica em comunicado a empresa de tecnologia.
Através da plataforma “costumizada” de gestão de edifícios Desigo CC da Siemens, os operadores podem monotorizar e otimizar a infraestrutura técnica do edifício, sistemas de videovigilância, de climatização e de controlo de acesso, a partir de um local central. “As instalações da plataforma Desigo CC espalhadas pelo mundo todo levaram a reduções na ordem dos 20% nos custos de operação dos respetivos edifícios”.
Além do sistema de controlo de acesso baseado em dados biométricos e smart cards, a empresa forneceu também a tecnologia de deteção e proteção contra incêndios, de alarme e de controlo, incluindo detetores multisensores capazes de se adaptarem a ambientes em mudança, de analisar sinais de alarme falsos e proteger contra riscos tais como a presença de monóxido de carbono.
“Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto pioneiro e de estar a apoiar a estratégia de Smart City do Dubai, fornecendo tecnologia de ponta para a automação e o controlo digital e inteligente de edifícios”, disse Matthias Rebellius, CEO da divisão Building Technologies da Siemens.