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Mark Zuckerberg, fundador Facebook

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Mobile pesa 84% na receita publicitária do Facebook

O Facebook atingiu um volume de negócios de 6 436 milhões de dólares (cerca de 5 791 milhões de euros) no segundo trimestre do ano. O que representa um aumento de 59% face ao mesmo período do ano passado

Ana Catarina Monteiro

Mark Zuckerberg, fundador Facebook

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Mobile pesa 84% na receita publicitária do Facebook

O Facebook atingiu um volume de negócios de 6 436 milhões de dólares (cerca de 5 791 milhões de euros) no segundo trimestre do ano. O que representa um aumento de 59% face ao mesmo período do ano passado

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Ana Catarina Monteiro
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O Facebook atingiu um volume de negócios de 6 436 milhões de dólares (cerca de 5 791 milhões de euros) no segundo trimestre do ano. O que representa um aumento de 59% face ao mesmo período do ano passado.

A rede social deve o incremento dos resultados sobretudo à publicidade, cujas receitas observam um crescimento de 63% face ao mesmo trimestre do ano anterior, alcançando um total de 6 239 milhões de dólares (cerca de 5,6 mil milhões de euros) entre abril e junho passados.

No relatório de contas publicado na semana passada, a multinacional assinala que a publicidade mobile representa 84% do total de receitas publicitárias conseguido no segundo trimestre do ano, tendo crescido a partir de um peso de 76% registado no mesmo período do ano passado.

No último trimestre, o resultado líquido da empresa situou-se nos 2 055 milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros). O valor representa um crescimento de 186% face aos 719 milhões de dólares (646 milhões de euros) alcançados pela empresa de Mark Zuckerber no mesmo período de 2015.

“Estamos particularmente satisfeitos com o progresso feito no que diz respeito ao vídeo, que está cada vez mais no centro de todos os nossos serviços”, diz o fundador da plataforma, que regista uma média de 1,13 mil milhões de utilizadores diários ativos em junho deste ano, um aumento de 17% face ao mesmo mês em 2015.

A média de utilizadores diários ativos que acederam à rede através de dispositivos móveis ficou nos 1,03 mil milhões em junho, um crescimento de 22% face àquele mês no último ano.

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Costa Boal aposta no enoturismo com aquisição da Quinta de Arufe em Favaios

Projeto envolve a compra de quinta com 5 hectares de vinha, para a construção de um hotel 4 estrelas, com adega e restaurante. Investimento ultrapassa os 3 milhões de euros

A Costa Boal Family Estates prepara-se para entrar no mercado do enoturismo, com a aquisição da Quinta de Arufe, em Favaios, Alijó, com cerca de 5 hectares de vinha, para a implementação de um projeto, que inclui a construção de uma unidade turística de nicho.

O investimento envolve, além da produção de vinho, a recuperação de um edifício datado de 1920, que se encontra em avançado estado de degradação, onde será instalado o hotel de 4 estrelas, com 16 quartos (que terão nomes de castas), e incluirá uma sala de provas, uma horta biológica e um restaurante panorâmico, com assinatura de chef. O espaço fica junto à Estrada Nacional 322 e irá promover “a ruralidade e a cultura” desta freguesia do Douro.

A arrancar ainda este ano, o projeto está orçado em mais de três milhões de euros e está previsto que nos inícios de 2026 as portas se abram para receber os primeiros hóspedes.

Com este projeto, assente na sustentabilidade, a Costa Boal pretende “promover o contacto direto com a natureza e o Douro, num ambiente familiar e intimista, onde reinem a calma e a tranquilidade, mantendo a aposta em produção de vinhos únicos”. O objetivo é ter uma oferta capaz de despertar o interesse do mercado nacional e internacional, com foco no Brasil, França e Reino Unido.

“Neste local, os hóspedes terão oportunidade de conhecer as várias atividades agrícolas da região, como as vindimas e o pisar das uvas nos lagares, e envolverem-se nas mesmas, absorvendo, desta forma, toda a cultura de uma das mais notáveis regiões portuguesas”, adianta António Boal, responsável pela Costa Boal Family Estates. A oferta vai estender-se a atividades e programas de animação turística, como provas e harmonização de vinhos, visitas guiadas ao Museu do Pão e Vinhos de Favaios, passeios de barco privados, trilhos pedestres e cycling.

“Queremos potenciar ao máximo o rendimento da exploração da propriedade, aproveitando as características naturais e a sua localização privilegiada, junto à Estrada Nacional 322-3, complementando-a com uma forte componente turística de excelência”, acrescenta o produtor.

 

 

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Navigator

(imagem de arquivo)

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Resultado líquido da Navigator cresce 16% impulsionado pelo negócio de UWF, Tissue e Packaging

A Navigator regista resultados históricos, com o 2º melhor primeiro semestre de sempre da sua história.

A The Navigator Company encerrou o primeiro semestre de 2024 com um resultado líquido de 159 milhões de euros, um crescimento de 16% face ao período homólogo do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano em curso, o EBITDA registou um crescimento de 18%, atingindo os € 299 milhões, situando a margem EBITDA em 28%, beneficiando da redução dos custos variáveis em todos os segmentos de pasta e papel e também dos custos fixos.

“Registe-se que no segundo trimestre de 2024, o EBITDA atingiu € 165 milhões, um crescimento homólogo de 35%, refletido numa margem EBITDA de 31,2%, colocando também estes resultados na 2ª posição dos melhores segundos trimestres de sempre da Navigator” refere em comunicado.

O volume de negócios alcançou os € 1.066 milhões, um crescimento de 9% face ao mesmo período do ano passado.

As vendas de papel de impressão e embalagem totalizaram 673 mil toneladas, o que representa um crescimento homólogo de 26%, avança. Já o volume de vendas do negócio de tissue atingiu as 94 mil toneladas, um aumento homólogo de 54% enquanto o volume de vendas do segmento de packaging da Navigator registou uma subida de 90%, também face ao 1º semestre de 2023.

Maior dinâmica na procura de papeis de impressão e escrita

Ao longo do 1º semestre de 2024 assistimos a uma evolução positiva da procura, essencialmente impulsionada pela regularização de stocks na cadeia de distribuição, especialmente na Europa.

A procura aparente global apresentou um crescimento no 1º semestre de +1,3% em todos os segmentos, com a procura por papel UWF mais forte com uma evolução de +1,6% e os papéis CWF registaram um crescimento de 0,6%, enquanto os papéis com fibra obtida por via mecânica apresentaram um aumento de 1%.

Na Europa, a procura aparente de papel UWF apresentou um crescimento de 14,8% durante o semestre, com o segmento das folhas para a indústria gráfica a apresentar o maior crescimento de 20,6%, seguido do papel de escritório (+14,8%) e das bobines para impressão industrial (+10,1%). A Navigator registou este semestre crescimentos superiores a estes pelo que teve um aumento de quota de mercado na Europa face ao período homólogo.

Por seu lado, na China registou-se um forte crescimento de 7,1%, bem acima da tendência verificada nos últimos 5 anos (CAGR 2,9% 2019-2023).

A Navigator reporta que as vendas de papel de impressão e de embalagem totalizaram 673 mil toneladas no semestre, o que representa um crescimento homólogo de 26%. De destacar a robustez do modelo de negócio assente em diferenciação, produtos premium e marcas próprias fortes nos diferentes mercados onde a Empresa opera, salienta.

As marcas de fábrica no papel de impressão representaram perto de 77% das vendas no semestre (vs. média de 67% registada no período 2012-2023), realçando a resiliência da estratégia da Empresa. A quota de produtos premium, mantém-se elevada face ao ano de 2023, 59% (vs. média de 53% registada no período 2012-2023). Por seu lado, as vendas de papel de embalagem assentam numa operação comercial 100% alicerçada em marca própria – gKraft. “Em contextos de mercado mais difíceis, as marcas próprias e os segmentos de maior valor acrescentado oferecem uma proteção adicional aos resultados da Navigator”, sublinha.

 

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Bebidas

Cabriz lança campanha para apresentar nova assinatura e posicionamento

Tem como lema ‘É Dão Bom’ e posiciona Cabriz “como um vinho simples de escolher e de beber, afastando-se dos habituais clichês do setor”.

A marca de vinhos Cabriz acaba de lançar a sua mais recente campanha, que dá a conhecer uma nova assinatura e posicionamento. Intitulada ‘É Dão Bom’, mostra o orgulho em pertencer a uma das mais antigas regiões vitivinícolas do mundo e que, nos últimos anos, se tem destacado pelos seus vinhos de enorme qualidade.

A campanha ‘É Dão Bom’ posiciona Cabriz como um vinho simples de escolher e de beber, afastando-se dos habituais clichês do setor. A marca Cabriz pretende ser vista como a escolha certa, para qualquer ocasião.

Um vinho que dispensa o uso de hipérboles, divagações sobre taninos, notas de prova ou sugestões de pairing. Cabriz é um vinho que torna os bons momentos ainda melhores, e que prefere fazer brindes em vez de fazer cerimónias. Cabriz convida todos os apreciadores a escolherem sempre o lado bem bom da vida; o lado leve, descontraído e simples; a escolherem o copo meio cheio, ou meio vazio, se for para servir Cabriz, e isso “É Dão Bom”.

O diretor comercial e de marketing da Global Wines, esclarece que “o principal propósito desta nova campanha é o de conferir simplicidade e leveza à comunicação de Cabriz, sempre com algum humor e boa disposição, tão presentes no ADN da marca”. Nuno Abreu diz que a empresa quer “por um lado, afirmar Cabriz como a opção segura na hora de escolher um vinho e, por outro, associar a marca ao lado leve e divertido da vida”, e acrescenta que “o claim ‘É Dão Bom’ foi uma escolha natural e unânime, por espelhar tudo aquilo que pretendíamos transmitir. É simples, curto e ‘fica no ouvido’”.

A campanha multimeios estará presente em vários meios digitais e tradicionais, off trade e conta com ativações em festivais de Verão, designadamente Paredes de Coura e Vilar de Mouros, como forma de se aproximar do target.

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Retalho

Grupo Ibersol inaugura Bites&Beer by Coral no aeroporto da Madeira

O novo conceito do Grupo Ibersol traz refeições ligeiras acompanhadas pela cerveja Coral.

O Grupo Ibersol inaugurou um novo conceito na zona restrita de partidas do Aeroporto Internacional da Madeira – Aeroporto Cristiano Ronaldo. Com este novo espaço, o grupo de restauração moderna criou 16 novos postos de trabalho.

O Bites&Beer by Coral é um sports bar com uma atmosfera que propicia o convívio à volta da cerveja regional, dos snacks e do desporto.

Com uma vista privilegiada sobre o mar, o espaço apresenta uma variada oferta de refeições ligeiras, como hambúrgueres, saladas, sanduíches frias e quentes, acompanhadas pela cerveja Coral.

A carta do Bites&Beer de tendência saudável e contemporânea, foi especialmente concebida pelo Chef João Pupo Lameiras.

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Retalho

Cushman & Wakefield mandatada para a gestão e comercialização do Évora Retail Park

A Cushman & Wakefield (C&W) foi mandatada pela Sogenial Immobilier para a gestão e comercialização do Évora Retail Park.

Inaugurado em 2011, o Évora Retail Park é um espaço comercial com cerca de 8.000m2, localizado junto ao centro comercial da cidade. Com uma taxa de ocupação de 100%, o Retail Park tem atualmente quatro ocupantes: a Worten, Sportzone, Rádio Popular e JOM.

André Navarro, partner e head of retail asset management da Cushman & Wakefield, comenta que “temos vindo, desde 2022, a desenvolver uma parceria com a Serris REIM – braço de gestão de investimento da Sogenial em Portugal -, apoiando-os na gestão do portfólio dos seus investidores em escritórios e logística no nosso mercado, e ficámos particularmente satisfeitos por ver esta colaboração alargar-se ao Évora Retail Park, que foi o primeiro imóvel de retalho em que investiram em Portugal”.

José Caldeira, asset manager da Serris REIM Portugal acrescenta que “a atribuição da gestão do Évora Retail Park à Cushman & Wakefield baseia-se na nossa confiança nas capacidades da equipa para manter a excelência operacional e aumentar a satisfação dos lojistas presentes no Évora Retail Park. Esta parceria reforça o nosso compromisso com a qualidade e eficiência na gestão dos nossos ativos.”.

Recorde-se que a Sogenial Imobillier estreou-se no mercado português com a aquisição deste espaço comercial e em representação do fundo pan-europeu SCPI Coeur D’Europe, no final de 2023, cujo processo envolveu também a Cushman & Wakefield.

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Alimentar

Confagri promove formação online sobre fitofarmacêuticos

A formação dimanizada pela Confagri destina-se a técnicos do setor agrícola com curso superior na área agrícola ou florestal

A Confagri vai realizar entre 29 de agosto e 5 de setembro uma formação online em ‘Atualização em Distribuição, Comercialização e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos’.

Homologada pelo Ministério da Agricultura, a ação visa dotar os técnicos do setor agrícola “com conhecimentos e competências sobre a organização, supervisão da distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos de acordo com boas práticas fitossanitárias, decorrentes do novo quadro regulamentar e das inovações técnicas”, informa a Confagri.

A formação destina-se a todos os técnicos com um curso superior na área agrícola ou florestal e detentores de curso DCAPF/ADCAPF homologado pelo Ministério da Agricultura. Vai ser lecionada por António Jorge Carvalho, com aulas síncronas e assíncronas e terá uma duração total de 35 horas.

As inscrições devem ser feitas no site da CONFAGRI, que disponibilizou ainda mais informações sobre esta formação.

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Retalho

Lidl volta a apoiar a Liga de Bombeiros Portugueses

Até dia 31 de julho, a loja da insígnia que, por distrito, tiver uma maior adesão à fatura eletrónica entregará 2.500 euros a uma Corporação de Bombeiros.

O Lidl volta a reconhecer a importância crucial do trabalho dos bombeiros, com o lançamento de uma nova campanha na app Lidl Plus, que tem o duplo objetivo de sensibilizar os clientes para a redução do uso de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente, e de apoiar a Liga de Bombeiros Portugueses.

Até 31 de julho, a loja Lidl de cada um dos 18 distritos de Portugal que tiver o maior número de novos clientes a aderirem às faturas eletrónicas, através da app Lidl Plus, irá entregar 2500€ a uma Corporação de Bombeiros. No total serão entregues 45.000€, de norte a sul do país, aos soldados da paz.

No ano passado, por ocasião do 2º aniversário da app Lidl Plus, foram doados 36.000€ a 18 corporações de bombeiros, uma por distrito, possibilitando-lhes um apoio significativo durante a pré-época de incêndios. A parceria do Lidl com a Liga dos Bombeiros Portugueses data de 2016 e apoia as corporações nacionais no combate aos fogos ao fazer chegar, através das suas lojas e entrepostos de todo o país, cabazes com bens alimentares para ajudarem quem, na linha da frente, combate as chamas. No total o Lidl já doou mais de 165.000 alimentos aos Bombeiros Portugueses.

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Exportação

Grupo Garland cria nova empresa para acelerar processos alfandegários

O Grupo Garland criou a Garland Customs Solutions. A nova empresa do grupo surge com um capital social de 100 mil euros.

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O Grupo Garland ciente de que os processos alfandegários costumam ser um dos maiores desafios para quem importa e exporta dentro e fora do território aduaneiro, com mercadorias retidas, documentação extra ou cobrança de taxas desconhecidas, criou a Garland Customs Solutions, que surge com um capital social de 100 mil euros.

Esta nova empresa surge com o objetivo de tratar o processo alfandegário de empresas e pessoas singulares em seu nome, assim como prestar consultoria aos clientes, com esclarecimentos de dúvidas sobre classificação aduaneira, origem das mercadorias, regimes, cálculos de imposições, entre outras.

A Garland Customs Solutions avança em comunicado que formou um despachante oficial e investiu ainda em todo o software inerente à atividade, dispondo também de um armazém alfandegado, que permite assim englobar um serviço de transporte de mercadorias com todos os processos relacionados com o cliente, sem que este tenha de tratar com mais nenhuma empresa.

Esta empresa também facilitará a interligação entre as empresas do Grupo existentes, sendo que a que mais beneficiará será a Garland Transport Solutions.

“A criação de uma nova empresa, representa sempre uma nova aposta, neste caso num novo mercado. Em relação ao Grupo Garland, esta empresa para além de ter um crescimento próprio, externalizado, irá responder também às necessidades internas, já existentes”, explica Giles Dawson, administrador do Grupo Garland e CEO da Garland Transport Solutions. “Este ano será de crescimento controlado, onde prevemos não suprimir, ainda, as necessidades internas do Grupo a 100%”, acrescenta.

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Bebidas

Cerveja Sagres brinda ao verão com nova campanha

“Se o Verão puxa por ti, agarra-te a uma Sagres” é o mote da Cerveja Sagres para a nova campanha multimeios.

Hipersuper
tagsSagres

“Se o Verão puxa por ti, agarra-te a uma Sagres” é o mote da Cerveja Sagres para a nova campanha multimeios, que recorda os bons momentos das férias e a energia positiva característica da marca, que vai bem em qualquer altura, seja em formato imperial, lata ou garrafa, e sempre fresquinha.

A campanha irá para o ar esta segunda-feira em TV e digital, e gradualmente em exterior, reforçando a visibilidade em regiões com elevada afluência turística e acompanhando os consumidores nas zonas mais ‘quentes’ do verão, como o Algarve.

A Sagres sublinha que as novidades não se ficam por aqui: há novos passatempos com Inês Ayres Pereira, Tiago Teotónio Pereira, Carlão, Raminhos e Cândido Costa, embaixadores da marca, a dar a conhecer a variedade de ofertas que podem ganhar no clube online da marca, que incluem mini frigoríficos, chapéu de sol, bilhetes e camisolas autografadas.

Até 30 de setembro, sempre que os consumidores comprarem Cerveja Sagres ganham pontos que podem ser trocados por prémios e experiências únicas no Clube Sagres. Para isso, apenas necessitam de submeter as faturas e consultar o regulamento.

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Alimentar

Compal da Horta cria site ‘Conservas sem rodeios’ para valorizar as conservas em lata

Com uma equipa de especialistas dedicada ao tema, a Compal da Horta pretende dinamizar conteúdos informativos para esclarecer e pôr em destaque “a naturalidade, a conveniência e o sabor das conservas em lata”.

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A Compal da Horta, marca da Sumol Compal dedicada à produção de conservas de vegetais está a lançar o site ‘Conservas sem rodeios’, que quer divulgar os benefícios das conservas de vegetais.

“As conservas em lata estão envoltas em alguns mitos, mas Compal da Horta promete colocar tudo em pratos limpos. A partir de agora, a marca de referência em produtos alimentares de alta qualidade aposta numa nova estratégia onde a missão é só uma: alimentar a conversa em torno dos benefícios das conservas de vegetais”, explica a marca.

Com uma equipa de especialistas dedicada ao tema, a Compal da Horta vai dinamizar conteúdos informativos para esclarecer e pôr em destaque “a naturalidade, a conveniência e o sabor das conservas em lata”.

O primeiro canal que reflete esta nova aposta de Compal da Horta nasce com a renovação do site, agora com uma área totalmente dedicada à categoria de vegetais e produtos de tomate. Em ‘Conversas sem Rodeios’, a marca esclarece cinco mitos associados às leguminosas em conserva, no novo separador ‘Mitos e Verdades’.

“Queremos promover conversas (ou como alternativa, promover mais informação) sobre as conservas, contar toda a sua verdade. E não temos nada a esconder. Acreditamos que, desta forma, vamos conseguir contribuir com informação útil e envolver as pessoas nesta missão de aumentar o consumo das leguminosas e tirar o melhor partido das soluções em conserva”, conclui Joana Ferreira, marketing manager da Sumol Compal.

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