FMCG Homepage Newsletter

Indústria de bebidas alcoólicas renova compromisso de promoção do consumo responsável

Por a 28 de Julho de 2016 as 16:39

A Diageo é uma das 12 empresas da indústria de bebidas alcoólicas a subscrever o mais recente relatório de compromissos da International Alliance for Responsible Drinking (IARD), organização dedicada à promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Em 2012, as empresas ligadas ao setor mundial de bebidas alcoólicas assinaram o primeiro relatório “Compromissos dos Produtores de Cerveja, Vinho e Destilados” com o objetivo global de reduzir os danos causados pelo consumo excessivo de álcool em 10% até 2025.

O recente relatório subscrito é o terceiro a ser publicado e o primeiro desde que os Sustainable Development Goals (SDGs) – metas de desenvolvimento sustentável – foram acordados pelos Governos em 2015.

Os principais objetivos deste relatório passam pela “redução do consumo de álcool por menores de idade, redução do consumo de álcool durante a condução, informação ao consumidor e inovação de produto responsável, conquistar o apoio do retalho na redução do consumo nocivo e fortalecer e ampliar os códigos de conduta de marketing”, explica em comunicado a distribuidora mundial de marcas de bebidas alcoólicas premium Diageo, uma das que assume  o compromisso da indústria.

Coletivamente, as doze empresas signatárias implementaram 257 iniciativas de educação de menores de idade em 2015, um aumento de 49% em relação ao ano anterior. No mesmo ano, os membros da IARD e organizações da indústria apoiaram 345 programas de prevenção do consumo de álcool durante a condução.

Além disso, em novembro passado foram publicados os Guiding Principles on Responsible Retailing (Princípios-guia para o Retalho Responsável) no Congresso Mundial de Vendas na África do Sul. Os signatários lançaram um total de 253 iniciativas locais de venda responsável, em 75 países, um aumento de quase 20% face a 2014. Desta forma, as iniciativas locais de venda responsável cobrem 89% dos países em que a Diageo está comercialmente ativa.

A distribuidora de bebidas como Johnnie Walker, J&B, Smirnoff, Baileys, Tanqueray ou Guinness desenvolveu em parceria com o Ministério da Saúde italiano e a retalhista Auchan, um programa para dar dicas sobre consumo responsável aos consumidores na loja durante quatro anos em Itália, por exemplo. No ano passado, a empresa e a retalhista de origem francesa aumentaram o número de hipermercados participantes para 150 pontos de venda, chegando a três milhões de consumidores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *