Negócios de franchising em Portugal geraram €4 900 milhões em 2015
Minipreço, Optivisão e Intermarché são as maiores cadeias de franchising em Portugal, com 260, 243, 232 unidades, respetivamente, geridas sob este regime.
Os negócios em regime de franchising em território luso mostram um crescimento em 2015 pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o 21º Censo de Franchising realizado pelo Instituto de Formação em Franchising com a colaboração do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).
No último ano, Portugal registava um total de 552 redes de franchising a operarem 11 120 unidades. Só em 2015 iniciaram atividade 38 novos conceitos geridos através de franquias.
Este modelo de negócio gerou uma riqueza total de mais de 4 900 milhões de euros, uma subida face aos 4 624 milhões registados em 2014, e contribuiu com 2,73% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2015, sendo responsável por cerca 1,49% do emprego – mais de 67 760 postos de trabalho.
66,9% dos negócios geridos sob franquias corresponde a empresas portuguesas. 14,9% das marcas presentes no nosso país são de origem espanhola, que registam um crescimento de cerca de 2% face ao ano anterior, consolidando a segunda posição no top de representação no panorama do franchising nacional.
O setor dos Serviços continua a manter-se como dominante, sendo que mais de metade das redes que operam em Portugal sob franchising inserem-se neste segmento do tecido empresarial. Destaca-se, no entanto, o crescimento homólogo de 3% do setor de Restauração, que “permaneceu estagnado durante alguns anos”.
Investimento
77% das redes franquiadas presentes no mercado nacional pressupõem um investimento até aos 50 mil euros por unidade. Os negócios que necessitam de um investimento de entre 25 mil a 50 mil euros cresceram 4,1% no ano passado. O escalão entre os 50 mil e os 100 mil euros passou de uma representação de 15% das cadeias em 2014 para os 12,6% em 2015.
Os negócios que requerem investimentos entre os 100 mil e 250 mil euros representam 9,5% das cadeias e o escalão mais elevado, referente aos negócios que implicam um investimento de mais de 250 mil euros, continua a ser o menos representando com 0,9% das marcas.