FMCG Homepage Newsletter

Marcas+Consumidores, a nova ferramenta do gestor

Por a 5 de Julho de 2016 as 18:37

O estudo Marcas+Consumidores é o resultado de quatro anos de investigação e de uma parceria entre a Centromarca e a consultora Kantar Wordpanel. A Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca anunciou, hoje de manhã, o lançamento de uma ferramenta que coleciona informação através de painéis de consumo, meios de comunicação social, rankings, entre outras estatísticas nacionais e internacionais. O produto final é uma publicação trianual que irá conter estatísticas, como a evolução do mercado, em volume e valor, penetração de mercado e market share, acompanhadas por explicações descritivas de campanhas de publicidade, identificação de novos mercados e comportamentos e padrões das marcas no mercado português e internacional.

Sendo um projeto realizado em parceria com a Kantar, a diretora geral da consultora, Teresa Figueiredo, apresentou os principais resultados dos quatro anos de estudo. Por exemplo, 2016 representou o início de ano mais positivo para os bens de grande consumo. Pela primeira vez, nos últimos três anos, o mercado de FMCG cresce em quantidade e faturação.

Os dados periódicos sobre o consumo, serão revelados três vezes ao ano, respetivamente, no final do primeiro trimestre, no final do verão e no final do ano civil. O anúncio oficial foi feito pelo diretor geral da Centromarca, Pedro Pimentel. “O que não se pode medir, não se pode gerir”, comentou, para refletir a principal utilização e o valor da ferramenta que disponibiliza informações de consumo  ao público geral.

As informações que são colecionadas dos recibos de supermercados e outras fontes incluem informações úteis, tais como a performance comercial de campanhas de produto, a sua penetração no mercado, incluindo também outras informações como a opinião pública. A ferramenta contém várias outras estatísticas e informações que variam dos pormenores mais pequenos aos dados macroeconómicos das empresas para ajudar os profissionais a tomarem decisões mais instruídas.

A diretora geral da Kantar explicou que os vários anos de investigação no projeto permitirão aos negócios aceder a informação atual de  mercado, complementada com o contexto, volumes de compra e rankings de marcas de qualquer ramo de atividade.

João Paulo Girbal, presidente de Centromarca, explica por sua vez que o produto servirá como motor económico, estimulando o mercado interno, e estará publicamente disponível. O presidente da Centromarca considerou ainda aumentar a área de influência da publicação, intensificando e alargando o processo de coleção de informação.

O presidente de Centromarca preferiu não divulgar quanto foi investido no projeto mas está confiante no seu valor e benefícios.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *