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Data Mining. Como criar impacto antes e depois de a marca ser colocada no mercado

Por Susana Barros, diretora de comunicação da Bernardo da Costa As tecnologias patenteadas para soluções de Gestão e de Marketing que existem hoje em dia permitem obter dados estatísticos através […]

Rita Gonçalves
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Data Mining. Como criar impacto antes e depois de a marca ser colocada no mercado

Por Susana Barros, diretora de comunicação da Bernardo da Costa As tecnologias patenteadas para soluções de Gestão e de Marketing que existem hoje em dia permitem obter dados estatísticos através […]

Rita Gonçalves
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Por Susana Barros, diretora de comunicação da Bernardo da Costa
As tecnologias patenteadas para soluções de Gestão e de Marketing que existem hoje em dia permitem obter dados estatísticos através da monitorização e controlo da informação e ainda incorporam um módulo inovador para a promoção de marcas, produtos e serviços através da interação entre pessoas e superfícies comerciais.

Falamos de ferramentas certificadas, e com provas dadas, que permitem realizar de forma eficiente e eficaz, a análise de comportamentos através da observação de padrões de atividade humana, recorrendo a técnicas de ‘Data Mining’ ‐ análise de dados que podem ser recolhidos através de vídeo, processamento de imagem e biometria ‐, com o objetivo de descobrir padrões consistentes por forma a encontrar relações entre as várias variáveis em estudo. O objetivo final é estudar o impacto da marca antes e depois de ser colocada no mercado ou da superfície comercial.

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As novas plataformas tecnológicas e de soluções inovadoras devem assumir cada vez mais um papel fundamental na recuperação económica do País e das suas empresas, permitindo lançar no mercado soluções que irão revolucionar a forma e o método de como as empresas e organizações obtêm informação sobre o comportamento dos seus clientes e consumidores. Tecnologias baseadas em análise de vídeo e processamento de imagem, permitem lançar um conjunto de soluções de análise de comportamentos através de padrões de atividade humana, extraídos de sequências de imagens digitalizadas recorrendo a técnicas de ‘Data Mining’.

Estas tecnologias podem ainda ser integradas em soluções que permitam a identificação do género, de análise de fluxo de visitantes em espaços públicos e a interação entre as pessoas e uma superfície através do movimento do corpo e/ou dos braços.

Quando a tecnologia é orientada a soluções de Gestão e de Marketing é uma ferramenta crucial para um real conhecimento do consumidor antes e depois da marca/serviço ser lançado no mercado, assim como analisar o impacto de uma campanha já implementada. Esta orientação da tecnologia oferece a otimização das ferramentas de gestão dos espaços e promove marcas, produtos e serviços através da interação entre o consumidor e a marca/espaço de consumo, sendo que o registo desta informação passa por vários níveis, desde o ‘People Counting’ (contagem de pessoas); ‘Heatmaps’ (deslocações dentro do espaço) e ainda deteções de género, faixa etária e emoções. Por exemplo, com a tecnologia de ‘People Counting’ qualquer decisor conseguirá em tempo real informações sobre o número de visitantes das suas empresas (ex: lojas, shoppings, hospitais, entre outros) através de sensores 3D com um grau de precisão acima dos 90%.

Estas soluções oferecem aos lojistas, e gestores de empresas públicas e privadas, ferramentas de conhecimento do consumidor extremamente completa que pode ser usada de forma pró-ativa ‐ para saber qual a reação do consumidor ao produto/serviço antes deste ser colocado no mercado, para verificar se

determinada campanha terá o sucesso previsto, ou avaliação do espaço de consumo; ou de forma reativa ‐ para saber a eficácia do ‘layout’ da loja ou avaliação de uma campanha já lançada.

Vídeo análise

Uma ferramenta crucial de apoio à gestão estratégica pela informação estatística que disponibiliza aos gestores

O registo da informação passa por vários níveis, desdobrando‐se em vários produtos comercializados. A Contagem de Pessoas regista o número de pessoas que entram e saem de um estabelecimento, o que permite medir as reais visitas à loja, o ‘Target Ads’ – direcionamento de publicidade – que permite passar a publicidade automática num ecrã, de acordo com o público que está a assistir; o ‘Heatmaps’ (deslocação do consumidor detetando as “zonas quentes” e “zonas frias”) e ainda o ‘Adnamic’ ‐ deteção de emoções, género, idade e cor (principais cores presentes no vestuário dos visitantes).

Além do registo de todas estas informações essenciais para o retalhista, as tecnologias aliadas às soluções de gestão constituem uma ferramenta de marketing que recorre a técnicas de Vídeo análise. E é através destas técnicas que podemos estudar a interação das pessoas com as superfícies, através de várias formas.

Uma delas é através do Controlo por Gestos, ou seja, após a deteção da mão esta passa a ser o controlo do conteúdo multimédia, outra é através da Deteção da Figura do Jogador, em que o corpo dos participantes controla o conteúdo multimédia do dispositivo de visualização, reproduzindo os seus movimentos exatos. Além disto, permitem ainda tornar qualquer superfície sensível ao toque, criando uma simulação do mesmo.

Principais vantagens

As principais vantagens destas tecnologias prendem‐se com o facto do ‘marketeer’ (e do retalhista) poder consultar a informação online em tempo real sobre o comportamento dos consumidores, ter acesso a essa informação de forma já organizada e à sua medida, diminuir os custos (uma vez que não necessita de recorrer aos métodos tradicionais de recolha e tratamento de informação), garantir a privacidade dos indivíduos observados e a facilidade e flexibilidade da instalação do hardware numa montra ou num espaço comercial. Além disto, o dispositivo de visualização dos conteúdos poderá ainda estar junto ou afastado do sensor, o que facilita imenso a sua monitorização.

Target: Retalho, aeroportos, empresas de marketing e publicidade…

Facilmente se percebe o impacto significativo que estas tecnologias poderão desencadear em diversos setores de mercado, entre eles o setor do Retalho (shopping centers, hipermercados), e em setores públicos e privados: espaços como aeroportos, museus e exposições, empresas de marketing e publicidade, empresas de estudos de mercado, entre outras.

O aliado das marcas e dos espaços de consumo

Ao permitir obter informação sobre os padrões de comportamento do consumidor, estas tecnologias capacitam o retalhista na compreensão de qual a eficácia do ‘layout’ dos seus espaços, a eficiência da colocação e exposição dos seus produtos e consequente valor percecionados pelos seus clientes.

Exemplos concretos de utilização destas tecnologias são a avaliação junto dos consumidores do impacto de uma campanha promocional ou de uma nova imagem de marca em determinados espaços ou pontos de venda, a utilização de conteúdos interativos inseridos em campanhas de comunicação, a seleção de quais os melhores espaços em grandes superfícies e ainda para efeitos de estudos de mercado antes do lançamento de determinado produto ou marca, permitindo assim conhecer melhor os consumidores.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Nova campanha do Continente reforça compromisso com a produção nacional e uma alimentação saudável

A nova campanha aposta no humor para sensibilizar os consumidores para escolhas mais saudáveis, sublinhando que o segredo da frescura está nos produtos que chegam diariamente às lojas da marca.

No ano em que celebra o seu 40º aniversário, o Continente lança a campanha “A frescura dos 40”, com criatividade da agência Fuel, com o duplo objetivo de destacar a qualidade dos seus frescos e promover a importância de uma alimentação saudável.

Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente, lembra que “enquanto marca líder no setor retalhista alimentar, temos o dever de promover hábitos alimentares saudáveis”.  “‘A frescura dos 40’ é a expressão perfeita para demonstrar que o Continente continua a garantir que os seus produtos frescos mantêm a qualidade e o sabor que toda a gente gosta.”, reforça.

Com um forte apoio à produção nacional, o Continente tem consolidado parcerias com produtores portugueses através do Clube de Produtores Continente.

Criado para fortalecer a relação entre o retalhista e os produtores locais, a marca assegura que os clientes têm acesso a alimentos frescos, nutritivos e de elevada qualidade. Esta proximidade permite não só valorizar o que é produzido em Portugal, mas também promover práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, garantindo que a produção respeita o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento económico das comunidades locais.

No setor do pescado, o Continente sublinha ser o único retalhista alimentar a comprar diretamente em lotas nacionais todos os dias da semana, assegurando que o peixe chega às lojas com a máxima frescura e qualidade. Na carne, a marca trabalha com produtores que seguem rigorosos critérios de Bem-Estar Animal, garantindo uma produção responsável e controlada. Já nas frutas e legumes, aposta na sazonalidade e na proximidade com os agricultores, promovendo uma agricultura sustentável que respeita os ciclos naturais e reduz a pegada ecológica. Este investimento contínuo na produção nacional reforça a missão do Continente de disponibilizar produtos frescos, autênticos e de origem segura a todos os consumidores, assegura a marca.

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App da Ifthenpay integra faturação sem limites e capta 300 novos clientes em menos de um mês

A Ifthenpay reforçou recentemente a sua oferta ao integrar a possibilidade de emissão ilimitada de faturas para os pagamentos recebidos na sua solução de pagamentos digitais. 

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Esta funcionalidade, viabilizada através da parceria com o weoInvoice – um sistema de faturação online gratuito –, já permitiu à fintech portuguesa captar mais de 300 novos clientes em menos de um mês.

Estes novos clientes juntam-se aos mais de 30 mil que já utilizam a sua solução apresentada como inovadora, informa a empresa em comunicado.

Filipe Moura e Nuno Breda, cofundadores da Ifthenpay

Para Nuno Breda, cofundador da Ifthenpay, a forte adesão demonstra a pertinência da inovação: “estamos muito satisfeitos com a elevada adesão que estamos a ter por parte do mercado. Mais de 300 novos clientes em escassas semanas – menos de um mês, é um resultado excelente e que sublinha a pertinência da integração que fizemos na nossa solução, reforçando o nosso compromisso de disponibilizarmos soluções inovadoras e alinhadas com as tendências do mercado e que ajudem os lojistas a desenvolver a sua atividade e a concentrarem-se naquilo que verdadeiramente importa: o seu negócio. Acreditamos que esta é uma solução realmente diferenciadora porque permite às empresas ganharem maior autonomia na gestão financeira, beneficiando de um processo de faturação mais eficiente e de uma redução significativa de burocracias. Desta forma, os nossos clientes passam a ter tudo aquilo de que necessitam para o e-commerce numa única solução que é simples e fácil de ser instalada, de forma rápida, segura e eficiente”.

Já Filipe Moura, também cofundador da Ifthenpay, destaca a aposta na inovação contínua: “a Ifthenpay tem um posicionamento de inovação contínua com o propósito de facilitar e otimizar os negócios dos seus clientes. Ao integrarmos a faturação gratuita e sem limites na nossa solução, estamos a oferecer aos nossos mais de 30 mil clientes ferramentas modernas que acompanham a evolução digital dos processos financeiros, adaptando-se às necessidades das empresas independentemente da sua dimensão. Esta integração torna a solução da Ifthenpay numa verdadeira super APP que integra loja online, pagamentos online, pagamentos presenciais, débitos diretos e faturação. Não temos dúvida de que esta é a solução mais completa, mais barata e mais simples do mercado para pagamentos e faturação dos negócios online, e está pronta a usar.”.

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Cibersegurança
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Check Point Software vence prémio de Segurança na Cloud nos Globee Cybersecurity Awards 2025

Os Globee Cybersecurity Awards reconhecem anualmente empresas e profissionais que se destacam em áreas como segurança na cloud, defesa baseada em IA, conformidade, privacidade de dados e arquitetura zero-trust.

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A Check Point Software foi distinguida como vencedora na categoria Cloud Security nos Globee Cybersecurity Awards 2025. O prémio reconhece a excelência da plataforma CloudGuard, que se destaca pela abordagem preventiva à segurança na cloud, impedindo ataques cibernéticos antes que estes comprometam os ambientes empresariais.

Os Globee Cybersecurity Awards reconhecem anualmente empresas e profissionais que se destacam em áreas como segurança na cloud, defesa baseada em IA, conformidade, privacidade de dados e arquitetura zero-trust.

San Madan, presidente dos Globee Awards, destacou a importância das inovações premiadas: “Parabéns aos vencedores de 2025 pelas suas contribuições excecionais para o fortalecimento do nosso mundo digital. A vossa dedicação, inovação e liderança não só impulsionam a cibersegurança, como também inspiram a indústria a alcançar novos patamares.”

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pepco
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Pepco abre nova loja no centro comercial Alegro Sintra

Esta é a 20ª loja da marca que conta com uma área de 820m², disponibilizando uma vasta gama de produtos para toda a família e para o lar, a que os clientes já estão habituados.

Hipersuper

A Pepco escolheu o centro comercial Alegro Sintra para abrir a 20ª loja da marca que conta com uma área de 820m².

Com esta inauguração, a Pepco reforça o seu compromisso de proximidade com as famílias portuguesas, garantindo um acesso ainda mais fácil a opções acessíveis e de qualidade.

“Estamos muito entusiasmados com a abertura da nova loja Pepco no Alegro Sintra. Este é um passo importante na nossa estratégia de crescimento em Portugal, permitindo-nos estar ainda mais próximos das famílias portuguesas e oferecer-lhes produtos de qualidade a preços acessíveis. Acreditamos que a localização estratégica da loja nos permitirá ter um impacto positivo na comunidade local, criando oportunidades e proporcionando uma experiência de compra conveniente e acessível a todos.”, sublinha Jorge Barrie Ruiz, head of Pepco Iberia Region, em comunicado.

A nova loja Pepco no Alegro Sintra funcionará todos os dias da semana, entre as 10 e as 23 horas.

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Retalho

Loja Pingo Doce do Forum Madeira reabre totalmente renovada

O Pingo Doce Forum reabriu esta terça-feira, no Forum Madeira. A renovação permitiu alargar a área comercial para 2 267 m2 e a equipa foi reforçada, contando com um total de 140 colaboradores.

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Logo na entrada da loja, os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 198 lugares sentados; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma ampla variedade de produtos frescos, incluindo modernas secções de Talho e de Peixaria, com atendimento personalizado e ecrãs digitais com informação dos produtos. A nova loja dispõe de 15 caixas em sistema de self-checkout.

A nova loja vai ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, como a disponibilização de sacos reutilizáveis e trolleys, um serviço inovador e exclusivo do Pingo Doce, mais sustentável e económico, e que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem, também, levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem na Charcutaria ou no Take Away, por exemplo.

A loja está aberta todos os dias das 08h00 às 23h00 no Forum Madeira.

No âmbito da política de responsabilidade social do Pingo Doce, a loja do Forum Madeira irá continuar a apoiar a comunidade local, através da doação de bens alimentares às instituições locais Associação Mão Solidária, Cáritas Diocesana do Funchal e Fundação Cecília Zino e do programa Bairro Feliz.

Na edição de 2024, o Bairro Feliz apoiou a Associação Recreativa e Cultural da Ajuda na aquisição de equipamento desportivo, bem como equipamento destinado ao desenvolvimento cognitivo – como livros e jogos específicos -, de modo a combater a perda de massa muscular no idoso.

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Retalho

Trabalho remoto impulsiona a produtividade conclui estudo da Michael Page

71% dos colaboradores acreditam que trabalhar mais dias a partir de casa é uma solução eficaz para melhorar a produtividade, enquanto 45% dos gestores discordam dessa afirmação.

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Esta é uma das conclusões de um estudo da Michael Page que contou com a participação de 463 profissionais em Portugal e foi realizado em 2024.

De acordo com os resultados, cerca de 85% dos profissionais reconhecem que o trabalho remoto tem um efeito positivo na produtividade, e 77% afirmam que isso contribui para a sua saúde mental. Quando questionados sobre a colaboração e o trabalho em equipa, menos de metade admitiu não ter qualquer efeito negativo, e apenas 18% considera que o trabalho remoto prejudica essa colaboração.

Além da preferência pelo trabalho remoto, os dados mostram que este modelo tem um impacto positivo no desempenho e gestão do trabalho (83,6%), equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (90,1%) e desenvolvimento profissional (64%). Essa tendência é especialmente acentuada entre os profissionais mais jovens, com 95,5% com menos de 30 anos, a afirmar que o trabalho remoto melhora a sua produtividade, além de favorecer o envolvimento com a empresa e a colaboração e trabalho em equipa (54%).

O estudo também revela fatores importantes sobre a preferência dos colaboradores pelo trabalho remoto. Por exemplo, 98% dos candidatos em Portugal afirmam que conseguem concentrar-se melhor em casa, enquanto 88% mencionam uma gestão de tempo mais eficiente. Além disso, 68% sentem-se menos distraídos por conversas informais que são comuns no ambiente presencial.

Quando questionados sobre o que impulsiona a produtividade, mais de 77% dos profissionais desejam ter objetivos e expetativas claramente definidos, enquanto 62% apontam a necessidade de uma remuneração justa.

Para os profissionais com funções de gestão, o trabalho remoto é visto como um obstáculo em alguns aspetos. Enquanto 24% dos gestores acredita que o trabalho remoto prejudica a colaboração, 52% dos profissionais que não ocupam cargos de gestão acreditam que esse modelo de trabalho melhora a cooperação.

Em relação às relações interpessoais, apenas 35% dos gestores considera que o trabalho remoto melhora a relação com os colaboradores, em contraste com 55% dos colaboradores que têm uma percepção diferente. Cerca de um terço dos gestores vê o trabalho remoto como prejudicial para o relacionamento da equipa, enquanto apenas 19% dos profissionais sem funções de gestão partilham dessa opinião.

Pedro Borges Caroço, head page executive Portugal e Director na Michael Page, sublinha que “os resultados do estudo sugerem que os gestores veem habitualmente o trabalho remoto como um benefício para os colaboradores, mas como algo prejudicial para as equipas e para a produtividade da organização. Essa discrepância reflete não apenas uma divergência de expectativas, mas também uma questão de percepção mais profunda”. E acrescenta: “Poderá estar relacionado com o facto de muitos gestores abordarem fatores como o bem-estar, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e saúde mental de uma forma separada da produtividade da organização. O trabalho remoto veio para ficar e o desafio atual passa por adaptar competências para apoiar e melhorar a produtividade das pessoas integradas em equipas remotas”.

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Manzwine abre a votação pública a escolha do rótulo do vinho Jagoz

Inicialmente prevista a 10 finalistas, a elevada qualidade das mais de 60 propostas levou o júri a ampliar para 30 os rótulos disponíveis para votação.

A votação pública avançada Manzwine para a escolha do rótulo do seu novo vinho, Jagoz, está aberta até 13 de abril. Inicialmente prevista a seleção de 10 finalistas, a elevada qualidade das propostas recebidas levou o júri a ampliar para 30 os rótulos disponíveis para votação. O público poderá participar neste processo de escolha através do site manzwine.com/jagoz-nascido-na-terra-criado-no-mar.

As 30 propostas selecionadas estão igualmente em exposição na rua Dr. Eduardo Burnay, na Ericeira, até ao dia 9 de abril, acompanhadas de uma sinopse do desenho e biografia de cada artista. O rótulo vencedor será assinado pelo autor, cujo nome e biografia estarão destacados em cada garrafa, celebrando a sua ligação à Ericeira. A apresentação oficial do rótulo e do vinho Jagoz ocorrerá num evento especial na Ericeira, no dia 31 de maio de 2025, onde será anunciado o vencedor e realizada a entrega de prémios.

A Manzwine apresenta o vinho Jagoz como “uma homenagem à força, coragem e alma da Ericeira, refletindo a identidade única desta comunidade piscatória”. O termo é utilizado para designar os naturais da vila da Ericeira, conhecida como ‘gente do mar’, enquanto os nascidos fora da vila pertencem à região saloia, sendo chamados ‘saloios’.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam nova app

Os três centros comerciais têm uma APP e página web que pretende fortalecer a presença digital e oferecer uma experiência mais personalizada

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Os centros comerciais 8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam uma nova APP e página web com o objetivo de fortalecer a presença digital e oferecer uma experiência mais personalizada aos seus clientes. Contam com funcionalidades avançadas, projetadas para otimizar a interação com os utilizadores e reforçar a sua fidelização. Este novo clube oferece acesso a promoções únicas e serviços , disponíveis apenas para os membros. Outra das funcionalidades das novas aplicações é a possibilidade de fazer reservas para ações especiais, workshops e eventos exclusivos organizados pelos centros comerciais.

Esta atualização faz parte da estratégia da Castellana Properties, após a aquisição destes três centros comerciais em Portugal, para integrá-los num ecossistema digital unificado, já implementado nos centros comerciais de Espanha.

Brevemente, será também incluído nas aplicações um novo sistema de recompensas, onde os clientes poderão acumular pontos de diversas formas, como por exemplo, por cada compra realizada no centro comercial ou pela participação em eventos. Posteriormente, esses pontos poderão ser trocados por prémios, descontos ou experiências exclusivas, informa a Castellana Properties.

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Novo polo logístico vai permitir à WineStone acelerar a estratégia de expansão

O investimento em Vendas Novas ascende a 15 milhões de euros e integra o plano de crescimento da empresa até 2030, tanto no mercado nacional como no mercado da exportação, revela Pedro Pereira Gonçalves, CEO da WineStone.

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O novo pólo logístico iniciará a atividade  no início de 2026 e vai permitir à WineStone, plataforma de negócios do Grupo José de Mello para o setor do vinho, acelerar a estratégia de expansão, “posicionando-se como um dos principais players desta indústria em Portugal”, destaca num comunicado.

Com uma área inicial coberta de 21.000 m2 e uma área total de mais de 55.000 m2, o novo polo logístico localiza-se no Parque Industrial de Vendas Novas e permitirá à empresa expandir as suas operações e capacidades, incluindo a instalação de novas linhas de enchimento, uma robusta capacidade de armazenamento e “amplas condições de operação que potenciam a sua capacidade de resposta e os mais elevados parâmetros de qualidade do mercado”.

A WineStone detém no seu portefólio as marcas Ravasqueira, Quinta de Pancas, Quinta do Retiro Novo, Quinta do Côtto, Paço de Teixeiró e Krohn e refere no mesmo comunicado que “é chegada agora a hora de investir no aumento das capacidades produtivas e logísticas da empresa”.

O investimento que ascende a 15 milhões de euros até 2030, destaca-se pelo fator tecnológico, com foco na inovação, na sustentabilidade e eficiência de processos, e tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e a resposta da WineStone às exigências do mercado doméstico e impulsionar as exportações. A empresa tem na internacionalização das suas marcas,  um dos principais vetores do plano de crescimento até 2030.

“Com este investimento estratégico, concretizamos mais uma etapa decisiva do nosso plano e prosseguimos no cumprimento do nosso propósito, que é o de levar as marcas mais admiradas dos consumidores, de Portugal para o mundo. Este polo da WineStone, que se diferencia pela tecnologia avançada implementada e pela excelência operacional, será fundamental para, por um lado, respondermos de forma mais eficiente às necessidades dos nossos parceiros e clientes nacionais, e, por outro, expandirmos a nossa capacidade de forma sustentável, garantindo uma presença consistente e eficiente nos mercados internacionais com produtos de qualidade superior”, define Pedro Pereira Gonçalves, CEO da WineStone.

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Vestuário, calçado e artigos de moda entre os artigos mais comprados online

Segundo o Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, o MBWay passou a ser, pela primeira vez, a forma de pagamento mais utilizada pelos portugueses, com um crescimento de quase 500 mil utilizadores.

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De acordo com os dados do estudo Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, o vestuário, calçado ou artigos de moda, as viagens para férias, os bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos e os livros são as categorias de produtos nas quais os portugueses que já compram online assumem de forma mais evidente a intenção de comprar mais no futuro.
O vestuário, calçado ou artigos de moda destacam-se, sendo categorias indicadas por mais de 70% dos portugueses que compram online como fazendo parte do seu cabaz de compras.
As viagens (54%) e os bilhetes (51%) são categorias que também superam os 50% de referências no estudo sobre produtos comprados online, situando-se a aquisição de livros nos 48%.

As categorias que mais cresceram relativamente a 2024 foram os artigos de decoração para o lar e Filmes e música com crescimentos de mais de 3 pontos percentuais.

No que se refere à forma como os portugueses pagam as suas compras online, a edição deste ano do Barómetro E-Commerce traz uma novidade: o MBWay passou a ser, pela primeira vez, a forma de pagamento mais utilizada pelos portugueses, com um crescimento de quase 500 mil utilizadores, para um universo de mais de 4 milhões de compradores online a pagar com MBWay. O Multibanco ou Referência Multibanco passaram a ser a segunda opção mais usada, por cerca de 3,8 milhões.
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