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Experiências. Como modernizar um produto tradicional

Experiências
Por a 1 de Julho de 2016 as 12:44

Como modernizar um produto tradicional e assegurar-lhe um lugar de destaque à mesa dos portugueses em épocas festivas? Conheça a experiência da única marca portuguesa fabricante de queijos com “produção desde a origem”

Dina Duarte com os pais, fundadores da Montiqueijo

Dina Duarte com os pais, fundadores da Montiqueijo

Por Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo

 

Num mercado tão concorrencial, para não sermos apenas mais um, temos que inovar e modernizar o que aparentemente é tradicional e dado como adquirido. O queijo fresco é um produto com vendas estáveis quase todo o ano mas, em épocas festivas, onde as famílias e amigos se reúnem à mesa, o produto não tem o mesmo destaque à mesa que outros alimentos.

Os portugueses gostam de receber e do convívio ao redor da mesa e queremos estar presentes nesses momentos. Em épocas festivas, todas as marcas de produtos alimentares têm uma enorme oportunidade de vendas, surgem promoções de tudo e mais alguma coisa, com ofertas, com personalização alusiva à época, tudo o que a imaginação permitir, mas com o queijo fresco não, nada de original se faz em alturas em que o consumidor não olha a meios para apresentar a melhor mesa aos seus familiares e amigos.

O queijo fresco era aquele produto, saudável, branquinho, que pouco ou nada enriquecia uma mesa cheia de doces e iguarias típicas da ocasião! Foi aí que pensámos que tínhamos que reinventar o tradicional queijo fresco e levá-lo à mesa das famílias em épocas festivas, em reuniões de família e amigos em redor de uma mesa.

Internamente o desafio estava lançado. O que poderia levar as famílias a incluir o queijo fresco nos seus menus festivos? A dimensão? O sabor? O formato? Foi nestes três eixos que nos baseamos para perceber qual seria a melhor solução. Visualmente o formato do tradicional queijo fresco não seria o mais apelativo, quando comparado com tantas outras iguarias da gastronomia portuguesa, é um produto pequeno que dificulta a partilha e quando falamos de sabor, quase todos os consumidores apreciam o queijo fresco com a adição de outros sabores, desde as especiarias, às compotas, passando pelos frutos secos. Aparentemente, a solução seria um produto maior, de formato apropriado para partilhar e com uma receita enriquecida com outros sabores!

O passo seguinte foi reunir com parceiros para estudar moldes e embalagens. Ver quais as soluções disponíveis. Testar gramagens, receitas e formatos. Testar, testar e testar até chegarmos à solução. Queijo fresco em barra, onde é possível escorrer o inestético soro antes de desenformar, com 400gr e inicialmente em três variedades, tradicional, com Tomate & Manjericão e com Alecrim.

Depois do produto, a estratégiaQueijo Fresco Montiqueijo

Tendo a solução que pensávamos ser apropriada, era tempo de pensar no posicionamento e na estratégia a adotar para esta inovação no mercado dos queijos frescos tradicionais. A Montiqueijo tem mais de 50 anos de história e pensámos que este seria o produto ideal para homenagear o seu fundador, o meu pai, Carlos Duarte que ainda hoje está diariamente na produção.

Pretendemos que seja um produto de valor acrescentado, pelo seu processo de fabrico manual, com uma imagem que transmita o valor – tradicional – e que o consumidor reveja qualidade. Quisemos que o principal meio para comunicarmos esses valores fosse a embalagem e esta foi trabalhada, quer na imagem quer nos materiais utilizados, como nenhum dos outros produtos. Temos uma embalagem resistente, com uma cartonagem premium, mas o que nos deixa de coração cheio é a ilustração da imagem do meu pai. Esta foi a forma que escolhemos para o homenagear e ao mesmo tempo transmitir o valor tradicional que este novo produto tem.

Para potenciar o lançamento do queijo fresco em barra, quisemos associar-nos a um chef de renome nacional, e tendo em conta as características do produto e o seu posicionamento, pensamos que a Justa Nobre era a pessoa ideal. Uma chef genuinamente portuguesa, que valoriza os produtos 100% portugueses e que rege o seu trabalho pela cozinha tradicional portuguesa. Estrategicamente é fundamental termos o apoio de um chef de renome, queremos um posicionamento premium e chegar aos consumidores que valorizam produtos de valor acrescentado.

Foi um processo moroso, com muitos testes, mas que no final nos deixa muito orgulhosos pela sua diferenciação, pela inovação e por conseguirmos reinventar a apresentação de um produto tão tradicional como é o queijo fresco.

 

 

 

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