Data Center Homepage Newsletter

Portugueses mais interessados na partilha de carro que média europeia

Por a 30 de Junho de 2016 as 15:26

84% dos portugueses com menos de 50 anos manifestam interesse pela partilha de casa ou automóvel, um valor superior à média europeia (73%). A mesma tendência é seguida pelos seniores, dos quais 72% em Portugal tem uma opinião favorável sobre estes modelos de partilha, enquanto a média europeia é de 61%.

A partilha do carro é a forma de economia colaborativa que mais desperta o interesse dos portugueses, quer entre a população com menos de 50 anos quer entre os seniores, revela o estudo sobre o consumo sénior, elaborado pelo Observadora Cetelem a nível europeu.

Apenas os seniores polacos (47%) e espanhóis (42%) têm maior interesse pela partilha de carro do que os portugueses (41%). Já a população nacional abaixo da fasquia dos 50 anos é mesmo a mais entusiasta desta prática na Europa (53%).

“Nos países do Sul, como Portugal, a diferença entre os seniores e os seus descendentes são menores, sinal de uma maior difusão destes novos modelos de consumo. De entre todos os países da Europa, somos mesmo os mais interessados em adotar a economia colaborativa”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

No que diz respeito à partilha de casa, os valores baixam mas os portugueses em geral continuam a revelar um interesse (31%) superior à média europeia (27%). No entanto, o estudo indica que a população nacional “ainda não aderiu a este serviço de economia colaborativa enquanto utilizadores”. Com apenas 2% de utilizadores seniores e 6% de não seniores em Portugal, comparativamente a 3% e 9%, respetivamente, na Europa em geral a partilha de casa é a “forma de economia colaborativa menos popular”.

Para este estudo focado no comportamento dos seniores foram inquiridos 10 673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, dos quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito online realizou-se em 13 países (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia), entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *