As cadeias de distribuição que mais beneficiam com o “Brexit”
São as cadeias de distribuição que apostam em formatos de desconto que mais vão beneficiar com o “Brexit”, segundo um estudo elaborado pela consultora Kantar Worldpanel
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Rita Gonçalves
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São as cadeias de distribuição que apostam em formatos de desconto que mais vão beneficiar com o “Brexit”. Segundo um estudo elaborado pela consultora Kantar Worldpanel, citado pela Inforetail, cadeias como Lidl e Aldi são as que mais vão tirar partido da saída do Reino Unido da União Europeia. O estudo atribui esta vantagem competitiva aos retalhistas discount já que estes apostam mais em produtos locais do que os seus concorrentes.
“Existem muitos fatores que ajudam o Lidl e a Aldi a absorverem o incremento dos preços e a inflação, concretamente, o sortido limitado, o facto de terem uma cadeia de abastecimento mais ‘magra’ e, o mais importante, as economias de escala”.
Por se posicionarem como destinos “genuínos” para as compras semanais, estas insígnias melhoraram “drasticamente” a oferta de produtos frescos, como carne, peixe, fruta e legumes, que representam cerca de metade da faturação de cada uma destas cadeias.
“As cadeias de discount são mais proactivas a promover a origem. Por exemplo, a Aldi tem uma política de comprar a totalidade da carne fresca a fornecedores ingleses. Esta proximidade com os agricultores confere a estas duas insígnias uma posição mais forte, pelo menos no curto prazo”, remata o estudo.